Começando o cultivo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
comprei esta dionéia ontem, e acho q devo trocar o substrato, pois esse daí não está muito bonito

[thumbnail]https://img197.imageshack.us/img197/6033/65ol.jpg[/thumbnail]

ps: tem umas armadilhas saindo pelas laterais,mas a planta parece ser bem nova, será que podem ser novas mudas????

[thumbnail]https://img843.imageshack.us/img843/7496/x20g.jpg[/thumbnail]

O que vocês acham?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

É um broto no rizoma.

Quando trocar o substrato vai poder separar da planta mãe.

Estamos no inverno. O que vai fazer em relação a dormência?

Abç


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

E tem mais do outro lado :D
Realmente não sei, aqui é bem fio, e ela fica dentro de casa durante a noite. O que você me indica?
Ps: fiz uma estufa, durante a semana posto fotos


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sem saber donde és fica difícil, senão impossível te aconselhar. Complete o seu perfil com sua localização que aí poderemos lhe ajudar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Desculpe, realmente tinha esquecido de completar :oops:
Aqui fica na média de 10º durante a noite nessa época,, infelizmente descobri que o musgo que comprei junto com a dio, nao é sphagnum :? , então espero que ela aguente mais um pouco nesse substrato


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Agora que completou o seu perfil com a sua localização fico mais confortável em tecer alguns comentários sobre sua Dio, a saber:

1) Na região aonde mora (Parte sul do Brasil), as plantas deste género/espécie entram naturalmente em dormência :mrgreen: .

2) Apesar do que disse acima, o fato dela estar plantada neste substrato genérico me força a aconselhá-lo a replantá-la em Sphagnum + Areia (eu sei que já esta providenciando isto ;) ) e neste ano, excepcionalmente, induzir a dormência nela : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Fiz a troca de substrato a 8 dias (sphagnum+areia), e ontem percebi q as novas armadilhas estão saindo com o dobro do tamanho, muito legal :D ,, será q isso é por conta do substrato??? Até agora sem sinal de dormência, será uma má idéia não permitir o estado de dormência nela?
Ps: depois da troca do substrato coloquei-a numa pequena estufa que fiz aqui, com medo dela nao aguentar o frio e a mudança ao mesmo tempo, e sinceramente estou com pena de colocar ela na rua.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

dener escreveu:Até agora sem sinal de dormência, será uma má ideia não permitir o estado de dormência nela?
Na dúvida, induza a dormência nela, de preferência o mais rápido possível, enquanto ainda dá tempo :D .
dener escreveu:...depois da troca do substrato coloquei-a numa pequena estufa que fiz aqui, com medo dela não aguentar o frio e a mudança ao mesmo tempo, e sinceramente estou com pena de colocar ela na rua.
Esta planta dispensa o uso de estufas ;) . Não que não possam ser cultivadas em tal estrutura, mas seu uso é dispensável. Agora ficar com pena de uma carnívora que em seu habitat natural aguenta até neve no Inverno, é de lascar :x . Vê se deixa esse receio de lado e, se não for induzir a dormência nela, deixe-a no quintal em um local aonde ele possa ficar o maior tempo possível exposta ao Sol, de forma a vir a se desenvolver plenamente :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Bom, coloquei a dio numa estufinha d litro pet pra aumentar a umidade, e joguei ela ela pra rua. Primeiramente com 1hs de sol, já que minha intenção era ir aumentando devagar. No segundo dia fui dar uma olhada, e percebi que todas as armadilhas estavam fechadas e começava a aparecer grandes manchas marrons. Hoje no quarto dia, ela está completamente marrom. Agora estou com uma grande dúvida: semana passada, estava perto de 0ºC durante a noite, mas hoje fez 38ºC durante a tarde. Deixo com água dentro da estufinha?
Ps: ela está em um local que pega sol direto de 3-5hs diárias.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dener, se não me engano em algum momento eu lhe disse que o uso de uma mini-estufa para esta PC era desnecessária, devido ao fato dela não se importar tanto com a umidade ambiente. O que deve ter acontecido é que ao deixar o pote num local com Sol direto, a planta acabou sentindo a alta temperatura interna o que esta comprometendo sua saúde. Remova-a dali ao quanto antes, caso contrário a mesma tende a ser literalmente cozida no vapor :cry: .

Obs.: Ao usar tais estruturas (mini-estufas) é eficaz para germinar sementes ou tratar espécies de plantas que precisam de um socorro imediato, mas as mesmas devem receber luz solar indireta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem