Começando o cultivo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Começando o cultivo

Mensagem por Dener »

Olá
Bom, quero começar a cultivar as pcs, mas estou com algumas dúvidas, vou tentar organizá-las, antes vou explicar minhas condições.

1ª : sou do RS, isso quer dizer próximo de 0º C no inverno, e acima de 40º C no verão, e como fico fora o dia inteiro, o cultivo na rua é completamente inviável.

2ª : minha cidade tem um clima muito seco, inclusive no inverno.

3ª: não tenho muita grana, não acho nem dionéia nas floriculturas por aqui, mas por incrível que pareça, encontrei sphagnum.

Bom vamos ao plano: construir um terrário(ou estufa), em que eu possa ter controle de luminosidade e temperatura, porém não sei que tipo de iluminação usar, pois pelo que pesquisei as melhores são as fluorecentes, mas gostaria de usar alguma com o consumo mais baixo de energia, e não tenho idéia de como aquece-lo no inverno( se preciso).
Obs: à principio, vou cultivar apenas droseras ( se algum dia encontrar kkkkk )e algumas dionéias.

Espero que me ajudem, e desculpe se o tópico ficou meio bagunçado. Abç


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Dener,
Dê uma olhada em nossa área de idéias e projetos, veja se algum projeto te atende e volte a postar suas eventuais dúvidas e comentários.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
Eu já dei uma olhada, a minha principal dúvida é se as pcs aguentam a variação de temperatura, e se iluminação (led) realmente funciona, pois fiz uma mini estufa pra testes com uma dionéia com iluminação por led e ela faleceu, então fiquei meio na dúvida.


Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

bom dia dener
bem vamos lá, no seu clima você poderia ter sarracenias e dionaeas sem se preocupas em induzir a dormência ja que elas entrariam nesse estado naturalmente , pinguiculas europeias e nepenthes hightlander iriam bem ai também.

sobre estufa de led essas leds comuns que vimos não prestam no maximo mantem a plantas por alguns meses , a melhor e a led crew que e usada em aquarios de corais ... se for fazer uma estufa tente lampadas t8 ou t5 : joia :


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

dener escreveu: ...próximo de 0º C no inverno, e acima de 40º C no verão, e como fico fora o dia inteiro, o cultivo na rua é completamente inviável.
Na verdade, o que deve ser levado em consideração é a média de temperatura nas estações e não o pico de temperatura. Como o Nelci disse, existem espécies que se adaptam muito bem ao clima da sua região.
dener escreveu:minha cidade tem um clima muito seco, inclusive no inverno..
Isso é fácil de corrigir com estufas e regas frequentes
dener escreveu: ... pelo que pesquisei as melhores são as fluorecentes, mas gostaria de usar alguma com o consumo mais baixo de energia, e não tenho idéia de como aquece-lo no inverno.
Cara, mais barato que fluorescente? LEDs eficientes ainda são muito caras, e como você mesmo já comprovou, as Droseraceaes gostam de muita luz :roll:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom Dener, a maioria das dicas foi-lhe dada pelos amigos acima, porém gostaria de ressaltar que neste terrário que pretende construir não deve constar Dionaea e Sarracenia. Não é que estas PCs sejam impossíveis de se manter em um cultivo indoor, mas para tal empreitada você teria que gastar uma baita grana com iluminação artificial. Como estes géneros gostam de frio (na verdade precisam dele para a dormência), tê-las do lado de fora da casa (quintal) é uma boa pedida :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

 ! Mensagem de: rdrgobra
Não faça postagens seguidas, se precisar adicionar mais informação edite o seu post. A exceção só se aplica caso o tempo entre uma postagem e outra seja muito grande, neste caso uma nova mensagem se faz necessária para chamar a atenção.
Pessoal, obrigado pelas dicas!!!!
MacielS acho o consumo das fluorecentes alto, pelo menos as comuns (que acredito ser as usadas), e tbm pela parte de instalação.
tenho receio de colocar no quintal por acontecer chuvas muito fortes que acabem danificando a planta, ou granizo, pois acontece muito por aqui.
Por enquanto pretendo plantar umas sementinhas de droseras, acho elas muito bonitas, e pelo que percebi, de fácil cultivo tbm. Sem querer ser chato, algum problema em tentar germiná-las no inverno?
Mais uma vez obrigado, abraços a todos : joia :

Lembrei de uma coisa: vidro ou acrílico?
Editado pela última vez por Dener em 01 Jun 2013, 19:37, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Dener, na oitava postagem deste tópico você aprenderá a fazer uma estrutura para proteger suas sementes/seedlings da chuva/granizo, agora quanto a semeá-las no inverno eu pessoalmente não vejo empecilho nisso, tenha apenas em mente que a taxa de germinação será menor por causa das temperaturas mais baixas : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

olá
tinha pensado em alguma coisa parecida, em colocar o vasinho dentro de um litro pet, masi a ideia é semelhante. Surgiram algumas duvidas: tenho disponivel o sphagnum e a turfa, qual seria melhor? Tenho somente areia pra misturar no substrato, mas ela nao é muito grossa como percebi em fotos e comentarios do forum, tem problema?
Comprei sementes de drosera burmannii red e spatulata, porque li que sao de facil germinçao, mas tambem li a respeito de estratificaçao( acho que é essa a palavra), terei que fazer esse processo, tendo em vista que nao sei quando as sementes foram colhidas?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom vamos lá, preste atenção:

1) Só use a turfa se tiver absoluta certeza que ela não contém fertilizantes, caso contrário use o musgo Sphagnum mesmo.

2) O ideal é usar uma areia mais grossa, porém como isto não é possível use esta daí mesmo que creio que não terá nenhum problema.

3) Poucas são as espécies de Drosera cujas sementes precisam de estratificação e, estas que adquiriu não são o caso. Tanto a D. burmanni "Red", quanto a D. spatulata gostam de clima quente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem