Ajuda com Substrato (Pinguiculas)

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
tsaracini
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Mar 2013, 09:15

Ajuda com Substrato (Pinguiculas)

Mensagem por tsaracini »

Bom dia,
Me desculpem se eu criei o tópico no lugar errado, mais como sou iniciante rs. (Por favor, movam se necessário).

Estou com a seguinte duvida,
Eu adquiri 2x mudas de pinguiculas pelo orquidário MV.

1x muda de Pinguicula Weser (Obrigado rdrgobra) e 1x muda de Pinguicula X Sethos.
Pesquisei no fórum e pretendo utilizar esse substrato devido ao difícil acesso a outros produtos em minha cidade/região.

Musgo Sphagnum + Areia de rio + Dolomita de aquário.
É um bom substrato para essas pinguiculas? Quais as proporções que devo utilizar?
O musgo e areia serão devidamente esterilizados (Maldito Capim) kkkkkkk.

Obrigado pela atenção de todos.

Obs:. Estou esperando algumas sementes serem entregues (Obrigado banzan), não, eu não desisti de germiná-las rs.
Abraço.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

tsaracini escreveu:Pesquisei no fórum e pretendo utilizar esse substrato devido ao difícil acesso a outros produtos em minha cidade/região.

Musgo Sphagnum + Areia de rio + Dolomita de aquário.
É um bom substrato para essas pinguiculas? Quais as proporções que devo utilizar?
Eu só fico com o pé atrás com esta Dolomita pelo fato de desconhecer este mineral, porém o mesmo possui calcário em sua composição e as Pings Mexicanas (com exceção da P. emarginata) preferem um solo mais neutro/alcalino. Apesar disso eu sugiro que você fique opte apenas pelo Sphagnum + Areia, deixando para testar outros substratos quando tiver mais plantas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Concordo com o Rodrigo.
Uma mistura legal e que tem dado certo em muitos cultivos é a de 60% areia e 40% esfagno bem picado...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
tsaracini
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Mar 2013, 09:15

Mensagem por tsaracini »

Obrigado pelos esclarecimentos / dicas.
Usarei 60% areia e 40% musgo e irei postando os resultados.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Eu ulilizo Dolomita aqui e vai bém, somente Musgo + dolomita, se voce ultilizar 50% musgo, 25% areia e 25% é provavel que vá bem.
A dolomita é recomendada para cultivo de pinguiculas : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
tsaracini
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Mar 2013, 09:15

Mensagem por tsaracini »

Felipe_Steinthaler escreveu:A dolomita é recomendada para cultivo de pinguiculas : joia :
Vou testar com areia + musgo. Caso eu veja alguma anormalidade eu acrescento a dolomita.

Obrigado pelas dicas


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

tsaracini escreveu:Vou testar com areia + musgo. Caso eu veja alguma anormalidade eu acrescento a dolomita.
Obrigado pelas dicas
Na verdade a dolomita irá adequar o solo ao mais proximo do habitat de pinguiculas de solo calcáreo, não são todas que vivem neste tipo de solo, mas a grande maioria acredito eu. Areia e musgo não fará mal a elas mas talvez o solo sendo mais calcário ajude no desenvolvimento delas : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Fael »

Para aproveitar o tópico do amigo, gostaria de tirar umas dúvidas sobre o substrato que montei para a minha P. Esseriana (acredito ser mexicana).

- 20% esfagno
- 80% areia

No fundo no vaso, que é piramidal. acumulei um pouco de dolomita e de carvão mineral para que sirva como uma mini reservatório de água (apenas para umedecer levemente o substrato).

Acreditam que vai funcionar? :)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tem tudo para dar certo, mas observe diariamente. : joia :

comigo a esseriana se deu bem em substratos secos (2/3 areia e 1/3 sphagnum+perlita), onde molho 1 vez por semana, deixando em pires com água até absorver e ver acima a umidade. após retiro e só na próxima semana. mas já vi pessoas q cultivam em somente sphagnum e com água. parece q dá certo pra uns, pra outros não.

dolomita, vi ser caro e pesado $$. 8,00 100 gr. este é dispensável, mas tá feito e toda experiência é válida e bem vinda.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Fael escreveu:Para aproveitar o tópico do amigo, gostaria de tirar umas dúvidas sobre o substrato que montei para a minha P. Esseriana (acredito ser mexicana).

- 20% esfagno
- 80% areia

No fundo no vaso, que é piramidal. acumulei um pouco de dolomita e de carvão mineral para que sirva como uma mini reservatório de água (apenas para umedecer levemente o substrato).

Acreditam que vai funcionar? :)
A P. esseriana é sim, uma pinguicula mexicana e se dá em substratos mais minerais...

Acredito q o esquema q você montou vai funcionar, só atente pra não acumular muita água no fundo, tá?
Edson Poscai escreveu:dolomita, vi ser caro e pesado $$. 8,00 100 gr. este é dispensável, mas tá feito e toda experiência é válida e bem vinda.
caramba, Edson!! q dolomita cara essa!! :o Aqui um pacote de 1kg não custa 4 reais na loja de aquarismo...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem