Substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Substrato

Mensagem por cdoc »

Posso usar qualquer tipo de musgo natural seco ou precisa ser sphagnum puro? Por enquanto, só consegui encontrar este da foto; pensei em usar provisoriamente até conseguir o ideal (ou quem sabe até definitivamente, se não houver problema). Acho que o que minha planta está é pior. Ganhei ela de presente assim (sim, ela está bem tristonha) e preferi me informar antes de mexer (e fazer besteira).
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Esse musgo que você conseguiu até parece sphagnum, mas não sei dizer ao certo se é mesmo, a cor está estranha. Infelizmente somente o musgo sphagnum vai servir. As plantas carnivoras precisam de um ph adequado acidez, retenção de umidade, somente no sphagnum elas conseguem se sair bem. Pesquisei aqui mesmo e vi alguém indicando essa cultivadora e vendedora , parece mais próximo a sua região, da uma olhada com ela no Instagram, as vezes indica onde você acha, ou ela mesmo te vende o substrato apropriado. @aprendizdejardineiro__rs

Musgo sphagnum geralmente tem essa aparência, quando você molha ele ele encharca, tem um cheiro bem característico forte.Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

em lojas de jardinagem procure por musgo para orquidea. correto é sphagnum... passei o modo mais comum conhecido em floricultura. nem todas tem, mas por vezes até em lojas que vendem terre, vasos e artigos você acha.

se você acessar o endereço que o Ennio lhe passou, diga que é amiga do Edson, nome dela é Grasi. penso ela não comercializar sphagnum, mas um pouco ela lhe arranja e fará amizade com quem tem muitas plantas. Boa sorte,

***

faça conforme as indicações,

apenas um complemento, as intermédias são super resistentes... como está você pondo em pires com água (lavando o pires a cada 3 dias *cuidados dengue) e deixando em sol, levando a sol maior nº horas certo periodo (2-3 dias) já ajuda e em breve estará aclimatada. não morrem fácil, fica tranquila. mas busque a troca urgente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Obrigada, gente! Dicas preciosas! Já estou seguindo a @aprendizdejardineiro__rs. Infelizmente, ela mora longe de mim, mas vou entrar em contato com as floriculturas daqui da cidade, certamente alguma deve ter musgo sphagnum. Aliás, achei 1kg por R$29,99 na Shopee, com várias boas avaliações, será que é exagero para um vasinho minúsculo?
Editado pela última vez por cdoc em 15 Set 2022, 23:15, em um total de 3 vezes.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

cdoc escreveu: 15 Set 2022, 23:09 Obrigada, gente! Dicas preciosas! Já estou seguindo a @aprendizdejardineiro__rs. Infelizmente, ela mora longe de mim, mas vou entrar em contato com as floriculturas daqui da cidade, certamente alguma deve ter musgo sphagnum. Aliás, achei 1kg por R$29,99 na Shopee, com várias boas avaliações, será que é exagero para um vasinho minúsculo?
Se pretende aumentar seu cultivo futuramente, é um bom investimento : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

CauPlantas escreveu: 16 Set 2022, 09:25
cdoc escreveu: 15 Set 2022, 23:09 Obrigada, gente! Dicas preciosas! Já estou seguindo a @aprendizdejardineiro__rs. Infelizmente, ela mora longe de mim, mas vou entrar em contato com as floriculturas daqui da cidade, certamente alguma deve ter musgo sphagnum. Aliás, achei 1kg por R$29,99 na Shopee, com várias boas avaliações, será que é exagero para um vasinho minúsculo?
Se pretende aumentar seu cultivo futuramente, é um bom investimento : joia :
É a ideia, mas quero ir com calma, primeiro verei se dou conta de uma hahaha. A boa notícia é que encontrei floriculturas que vendem sphagnum na cidade, daqui a pouco vou buscar. Assim que mudar o substrato, faço um post de acompanhamento. A propósito, parecem ser três plantinhas, vale a pena separar?


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Como você já vai trocar o substrato, vale a pena separar para dar espaço para cada uma delas crescer bem e se você quiser ter uma planta por vaso.
Como o vaso é suficientemente grande e as intermedias não tem raízes tão longas, dá para deixá-las juntas para ficar mais bonito.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

CauPlantas escreveu: 24 Set 2022, 11:57 Como você já vai trocar o substrato, vale a pena separar para dar espaço para cada uma delas crescer bem e se você quiser ter uma planta por vaso.
Como o vaso é suficientemente grande e as intermedias não tem raízes tão longas, dá para deixá-las juntas para ficar mais bonito.
Já fiz a troca, postei os detalhes no link abaixo. Infelizmente, uma plantinha não sobreviveu; mas as outras parecem estar se desenvolvendo, a maior está cheia de brotos, inclusive, um deles parece uma haste floral. Quando fechar umas duas semanas, posto uma nova foto.
viewtopic.php?f=43&t=11033&p=123888#p123888


Luxbaby
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mar 2019, 09:37
Localização: Curitiba

Mensagem por Luxbaby »

No mercado livre e no shopee você encontra e o frete fica baixinho. Na Cobasi também

Enviado de meu SM-A325M usando o Tapatalk



Mil Gordinhas
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem