Mudas de Dionea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
samuelp88
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Nov 2021, 22:43
Localização: São Gabriel - RS
Agradeceu: 2 vezes

Mudas de Dionea

Mensagem por samuelp88 »

Boa tarde amigos, comprei recentemente duas mudas de dionea pela internet e elas chegaram após mais ou menos 5 dias de transporte, estou com algumas duvidas sobre a saude delas e também sobre a umidade do substrato, como posso saber se o nivel e umidade esta bom? eu tenho enchido os pratinhos com agua desde que chegaram ( 2 dias mais ou menos ) mas me parece que o musgo de uma delas esta encharcado demais, também gostaria de algumas dicas pra saber se elas estão saudaveis, estou tentando aclimatar elas mas desde que chegaram os dias estão nublados então não consigo deixar elas no sol direto por um tempinho pra irem acostumando
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o vaso de baixo está bem, com musgo vivo.

o de cima, retire um pouco da camada escura superficial e veja como está abaixo. se abaixo estiver bem, ok.

qdo adquirimos uma planta não sabemos o tempo que já tem esse substrato. normalmente indicamos por precaução, qdo necessário, a trocá-lo.
se vier a fazer isso, busque usar tbm a perlita junto ao sphagnum. perlita ajuda a não compactação, função aeração.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
samuelp88
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Nov 2021, 22:43
Localização: São Gabriel - RS
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por samuelp88 »

Edson Poscai escreveu: 07 Nov 2021, 19:28 o vaso de baixo está bem, com musgo vivo.

o de cima, retire um pouco da camada escura superficial e veja como está abaixo. se abaixo estiver bem, ok.

qdo adquirimos uma planta não sabemos o tempo que já tem esse substrato. normalmente indicamos por precaução, qdo necessário, a trocá-lo.
se vier a fazer isso, busque usar tbm a perlita junto ao sphagnum. perlita ajuda a não compactação, função aeração.
retirei um pouco da camada de cima e ele esta mais claro/avermelhado, significa que esta bem?


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

samuelp88 escreveu: 08 Nov 2021, 16:57
Edson Poscai escreveu: 07 Nov 2021, 19:28 o vaso de baixo está bem, com musgo vivo.

o de cima, retire um pouco da camada escura superficial e veja como está abaixo. se abaixo estiver bem, ok.

qdo adquirimos uma planta não sabemos o tempo que já tem esse substrato. normalmente indicamos por precaução, qdo necessário, a trocá-lo.
se vier a fazer isso, busque usar tbm a perlita junto ao sphagnum. perlita ajuda a não compactação, função aeração.
retirei um pouco da camada de cima e ele esta mais claro/avermelhado, significa que esta bem?
Sim, o musgo está bom ainda : joia :

Sempre mantenha o substrato um pouco úmido. A quantidade de água e sol devem ser proporcionais.
Aqui por exemplo, só deixo com água na bandeja se estiver fazendo sol.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Samuel, como na sua região está nublado, coloca água no pratinho, deixa o substrato absorver um pouco dessa água para ficar úmido e depois você esvazia o prato. Se encharcar demais e com o tempo nublado pode dar fungos. Como o Cau disse, deixe com pratinho quanto tiver sol (também faço assim aqui no meu cultivo).
Quando tiver sol, a aclimatização é indicada para se iniciar em horários de sol “fresco”. Que seriam antes das 10:30 ou após as 16:00. Coloca as plantinhas para tomar sol inicialmente nesses horários. Começa com tempos baixos de sol e a cada 3-4 dias você aumenta o tempo de sol até atingir o sol pleno.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem