Acompanhamento de Cultivo - Droseras

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

CauPlantas escreveu: 09 Nov 2020, 22:51 Por este método com o TNT, pode deixar sob o sol?
Não recomendo, a claridade já e o bastante para iniciar a germinação, pode ser que aquele solzinho de 7 as 8 da manhã não faça mal, o problema é esquecer e cozinhar as sementes, além das chuvas.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por lucasprevedello »

enniolima escreveu: 09 Nov 2020, 21:47
lucasprevedello escreveu: 09 Nov 2020, 21:06 Segue atualizações do local onde ficarão instaladas... Imagem
Não é necessário fazer furos, o TNT já tem uns micro furos que deixam transpirar, mas essa é a idéia. : joia :
Ok. Fiz mais pra circular o vento mesmo, auxiliar mais. quanto ao TNT nas laterais que foi a sobra, creio que ajuda a evitar um pouco mais os raios de sol que por ventura possam vir a pegar no recipiente, algo que acho dificil ali no cantinho.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

curiosidade, terá bastante claridade?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Estou curioso tbm para ter mais informações sobre este método. Nunca tinha visto.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. É só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz, que o TNT deixar passar uma boa parcela de luminosidade. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Editado pela última vez por enniolima em 10 Nov 2020, 19:15, em um total de 1 vez.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 10 Nov 2020, 19:04 Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. Só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz que o TNT deixar passar uma boa parcela de luz. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Muito interessante...usa TNT de tonalidade escura? Acha que numa tonalidade Clara / branco poderia ser mais eficaz na iluminação?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Leonardo Costa escreveu: 10 Nov 2020, 19:14
enniolima escreveu: 10 Nov 2020, 19:04 Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. Só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz que o TNT deixar passar uma boa parcela de luz. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Muito interessante...usa TNT de tonalidade escura? Acha que numa tonalidade Clara / branco poderia ser mais eficaz na iluminação?

Usei o que tinha aqui, mas com certeza branco é o melhor. Da uma olhada como passa a luz pelo tecido, estou usando para aclimatação, germinações de droseras e Dionaea.

ImagemImagemImagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 10 Nov 2020, 19:55
Leonardo Costa escreveu: 10 Nov 2020, 19:14
enniolima escreveu: 10 Nov 2020, 19:04 Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. Só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz que o TNT deixar passar uma boa parcela de luz. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Muito interessante...usa TNT de tonalidade escura? Acha que numa tonalidade Clara / branco poderia ser mais eficaz na iluminação?

Usei o que tinha aqui, mas com certeza branco é o melhor. Da uma olhada como passa a luz pelo tecido, estou usando para aclimatação, germinações de droseras e Dionaea.

ImagemImagemImagem
Sou a favor de sempre tentar algumas coisas novas, nossa vida é sempre um teste né rs. Vou fazer semelhantes por aqui com uma pequena sementeira para ver como se desenvolvem. Achei interessante por conta da entrada de ar que o tecido possibilita. Meu cultivo não recebe chuva, mas seria um bom aliado creio eu, ainda mais se ficar em um angulo de escoação para as laterais. Agora é como citado anteriormente, precisamos ver quanto a entrada de luz por aqui, já que o meu sol não aparece o dia todo por conta da posição da minha varanda (oeste), questões de umidade, proliferação de algas (ciano), fungos.. pois o que deu certo por ai, talvez não funcione por aqui por determinação ambiental justamente rs. Vamos aos testes :lol: Agradeço o post! : joia :


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Enniolima, como você rega as suas sementes? Por capilaridade ou colocando água no canto do vaso?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por lucasprevedello »

Acredito que em nenhum método daria pra deixar no sol, pq o TNT mesmo assim passa bastante luminosidade. Vou realizar algumas adaptações sugeridas pelo Leonardo e colocar em outros lugares e com outros tipos de estufa.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem