Acompanhamento de Cultivo - Droseras

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Acompanhamento de Cultivo - Droseras

Mensagem por lucasprevedello »

Boa Tarde pessoal!

Hoje acabei plantando as sementes enviadas pelo Leonardo aqui do fórum. É minha primeira experiênciaImagem com plantação de carnívoras por sementes.
Vou acompanhando semana a semana o desenvolvimento e vou postando o resultado obtido, torcendo pra ter sucesso.
Utilizei uma bandeja de bolo como recipiente para água onde deixarei até metade da altura dos potinhos e a parte de cima é a tampa da bandeja.

Uma dúvida: preciso fazer uns furinhos na tampa superior pra evaporação da água, troca de ares digamos assim, ou posso deixar sem furos, abafadinho para ajudar na germinação?

Valeu Leonardo pelas sementes. Pretendo com essas iniciar e contribuir com o fórum e o banco de sementes futuramente.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Parabéns pela iniciativa : joia :
Eu não recomendaria deixar em estufa, mesmo com buracos. Em minha experiência, não obtive sucesso e facilitou muito a proliferação de fungos.
Estou deixando ao ar livre, tomando sol e sempre com o substrato úmido. Não acho que vai me render frutos, esses fungos já podem ter matado as minhas sementes.
Creio que depende das necessidades de cada espécie e seria melhor esperarmos a visão de alguém mais experiente. Desejo boa sorte


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Tá bem organizado, muito bom. Vou dar minha opinião(isso vai de cada um)pela experiência que tive com estufa. Eu particularmente parei de usar esse método, principalmente em época de calor, penso que umidade alta mais calor é um prato cheio para proliferação de fungos, como foi dito pelo amigo acima, e o problema não é só perder as sementes mas passar para outras plantas, como aconteceu comigo, e perdi 80% do meu cultivo ano passado. O que uso agora e pode parecer gambiarra, é usar um tecido tipo meia calça ou TNT branco na cobertura dos vasos e jardineiras onde tem sementes, pois além de proteger do maldito gnats, deixa a umidade em excesso sair e a claridade entrar. Vai de cada um testar e rever os resultados, mas fica minha opinião, e espero ter ajudado.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por lucasprevedello »

Interessante. Tenho tnt em casa. Vou fazer a experiência, colocando por cima como se fosse a tampa. Em relação a claridade pelo recipiente ser transparente creio nao ter problemas, mas não deixarei no sol, apenas na claridade. Aqui no RS faz muito calor mesmo, é bem complicado em alguns dias. Valeu pelas dicas pessoal.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

lucasprevedello escreveu: 09 Nov 2020, 14:30 Interessante. Tenho tnt em casa. Vou fazer a experiência, colocando por cima como se fosse a tampa. Em relação a claridade pelo recipiente ser transparente creio nao ter problemas, mas não deixarei no sol, apenas na claridade. Aqui no RS faz muito calor mesmo, é bem complicado em alguns dias. Valeu pelas dicas pessoal.


Exatamente, no início somente claridade, depois que você ver os seedlings já estão com um tamanho considerável e com mucilagem visível, pode ir colocando no sol da manhã bem aos poucos até deixar em sol pleno. : joia :


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

lucasprevedello escreveu: 09 Nov 2020, 14:30 Interessante. Tenho tnt em casa. Vou fazer a experiência, colocando por cima como se fosse a tampa. Em relação a claridade pelo recipiente ser transparente creio nao ter problemas, mas não deixarei no sol, apenas na claridade. Aqui no RS faz muito calor mesmo, é bem complicado em alguns dias. Valeu pelas dicas pessoal.
qdo vier a por no sol, ou mesmo se em sombra (não pode tomar chuva), qdo vier a por no sol depois de germinada e tudo ok, não esquecer de fazer furo ladrão abaixo. senão com chuva enche tudo de água. tem que fazer um furo abaixo para o excesso de água vazar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Recebeu dicas Tops aqui Lucas! Sucesso nas germinações! Mande atualizações pra gente ver : joia :


lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por lucasprevedello »

Segue atualizações do local onde ficarão instaladas... Imagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

lucasprevedello escreveu: 09 Nov 2020, 21:06 Segue atualizações do local onde ficarão instaladas... Imagem
Não é necessário fazer furos, o TNT já tem uns micro furos que deixam transpirar, mas essa é a idéia. : joia :


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Por este método com o TNT, pode deixar sob o sol?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem