Estamos em uma região em que as condições do clima permitem uma dormência natural.
Temos o M.Ono como um grande exemplo de cultivo de Dionaea que adota a prática do 'deixa que ela dorme sozinha', visto que ele tem centenas de VFT e isso torna impraticavel a indução de todas.

O que me leva a indicar a dormência induzida aqui em SP é o fato de que já faz um bom tempo que o clima aqui está muito diferente. Notaram como ultimamente parece que as estações estão invertidas, onde a primavera é mais quente que o verão e o outono mais frio que o inverno?
Perdi minha Red Dragon depois da ultima dormência e estou com problemas em manter viva minha SawTooth depois de tres anos de dormencia natural. Desta vez ela travou e não cresceu mais que dois ou tres centimetros de diâmetro.
Acredito que essa oscilação radical de temperatura reduza a qualidade da dormência, afetando o restabelecimento da mesma.
Acompanhando a saga do Paulo e aproveitando das informações por ele expostas, chego a conclusão de que a dormência bem realizada seja a chave para manter a Dionaea saudável por muitos anos.

Abç