são as minhas dioneias.as novas que chegaram ontem.reparei que nela estava derramando uma lama,porem ontem reparando direitinho nela reparei que podia ser um pozinho bem fino daquele substrato.
Dionaea com armadilhas pequenas e drosera fili. sem folhas
- yan borborema
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
Percebi aqui no meu substrato das Dionéias que na hora que molho desce um tanto de terra.tenho um pouco daquele musgo daquela primeira dionéia minha de 2014 será que ele ainda está bom para ser reutilizado?

são as minhas dioneias.as novas que chegaram ontem.reparei que nela estava derramando uma lama,porem ontem reparando direitinho nela reparei que podia ser um pozinho bem fino daquele substrato.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
São mudas jovens e o substrato é o genérico (serapilheira). Pode trocar por um novo, aproveitando que a planta já está estressada pela viagem, ou esperar a adaptação da planta a sua região para fazer o procedimento.
Boa compra.
Abç
Boa compra.

Abç
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
- Contato:
apesar q, MarcielS, ele esta regando a planta ja q esta saindo a "lama"...
o q não aconteceria se estivesse apenas colocando agua no prato q seria o mais indicado para não compactar o substrato...
correto?
o q não aconteceria se estivesse apenas colocando agua no prato q seria o mais indicado para não compactar o substrato...
correto?
Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Charles Chaplin
- yan borborema
- Membro ativo (3)
No momento da foto estava sem o prato mas ele está com o prato agora e está marrom a água.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Hercílio, chamamos de 'flush' o método de lavar o substrato com bastante agua.Hercilio escreveu:... ele esta regando a planta ja q esta saindo a "lama"...
Muito simples, pois consiste em regar o solo por alguns minutos com muita agua e deixar escorrer até que pareça limpa. Método este muito utilizado quando fertilizamos plantas não carnívoras, com o intuito de retirar o excesso de adubo no substrato. Não deixa de ser uma opção para quando não precisar ou não querer fazer a troca por um solo novo.

Pode tentar esse método para ver se consegue eliminar toda essa lama.yan borborema escreveu:... está com o prato agora e está marrom a água.

- yan borborema
- Membro ativo (3)
Você me recomenda separar o Rizoma?já que em um pote já tem 2 plantinhas.se o meu sfagno der vou colocar ela em um novo pote.será que ela vai florir esse ano?
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
- Contato:
saquei, MarcielS...
tenho muito ainda a aprender.
tenho muito ainda a aprender.

Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Charles Chaplin
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Deixe para separar o rizoma na primavera. Ou, se for trocar o substrato, faça de uma vez todas as intervenções necessárias. Flores? Acredito que não, pois são pequeninas ainda. Vai depender da idade da planta matriz de onde foi clonada.yan borborema escreveu:... se o meu sfagno der vou colocar ela em um novo pote.será que ela vai florir esse ano?

Abç
- yan borborema
- Membro ativo (3)
Na 1° foto se tem 2 plantas.uma separada da outra,estava falando em dividir ela.vou trocar tudo de uma vez,eu disse se sobrar substrato a plantinhas do vaso 1 eu coloco em vasos diferentes. E sobre a questão do sfagno eu tenho esses esfagno Desde 2014 será que está bom?
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Pelo que tem na imagem parece que já estão divididas. Creio que é só separar. 

-