Primeira postagem - minha nepenthes
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Evandro, aparenta não ter sphagnum, só fibra de côco?
olha ela aparenta necessidade "urgente" tente retirar o possivel da fibra sem afetar ou se aproximar da raízes, coloque sphagnum esterilizado (cozido 5 a 10 min, e cortado em média 2 cm) o qto antes (sempre é 1/2 a 1/2, neste caso acho melhor puro, até ela se recuperar). aguarde as dicas do Rodrigo, Marciel e amigos q irão completar ou corrigir estas palavras, antes não mecha. boa sorte
olha ela aparenta necessidade "urgente" tente retirar o possivel da fibra sem afetar ou se aproximar da raízes, coloque sphagnum esterilizado (cozido 5 a 10 min, e cortado em média 2 cm) o qto antes (sempre é 1/2 a 1/2, neste caso acho melhor puro, até ela se recuperar). aguarde as dicas do Rodrigo, Marciel e amigos q irão completar ou corrigir estas palavras, antes não mecha. boa sorte
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
O meu ex-Alatão ficou plantado apenas em chips de coco por mais de três anos e nesse período gerou 4 brotos basais (3 deles com tamanhos que variavam de 1, 5 a 2 metros de altura) e 3 ramificações laterias, todas bem grandes.
O ramo principal tinha cerca de 3 metros e só podei a planta porque não havia mais por onde ela crescer. Diante disso, não creio que apenas a fibra de coco sem musgo é um empecilho para o desenvolvimento desta ou de quaisquer outras Neps. Desde que o substrato permaneça úmido a planta sobreviverá...
Abs,
Rodrigo F. Costa
O ramo principal tinha cerca de 3 metros e só podei a planta porque não havia mais por onde ela crescer. Diante disso, não creio que apenas a fibra de coco sem musgo é um empecilho para o desenvolvimento desta ou de quaisquer outras Neps. Desde que o substrato permaneça úmido a planta sobreviverá...
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Evandro Moers
- Membro ativo (1)
- Agradecimentos: 7 vezes
Edson, ela tem fibra de coco por cima somente, coloquei pois acreditava manter melhor a umidade do musgo abaixo, mas se não é indicado vou retirá-lo.Edson Poscai escreveu:Evandro, aparenta não ter sphagnum, só fibra de côco?
Rodrigo Costa, acreditava que fosse necessário podar a planta em virtude de os brotos laterais retirarem muita energia da planta mãe. mas se não é necessário, vou deixá-la crescer para ver qual altura ela chega.

Posso aproveitar para trocar de vaso? Li aqui no fórum que os da cor preta não são muito indicados devido a reterem muito calor.
Obrigado!!
Evandro Moers
"Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las."
Andre Saut
Andre Saut
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Evandro o Rodrigo esclareceu. eu somente complementaria em 50% de fibra e 50% de sphagnum, preparados, até uns 2 cm onde pela imagem as raízes estão brancas. e como estão bem, só trocaria o vaso em ago/set, qdo for separar os brotos, se for o seu gosto. qto ao vaso, se puder evitar a cor preta melhor.Edson, ela tem fibra de coco por cima somente, coloquei pois acreditava manter melhor a umidade do musgo abaixo, mas se não é indicado vou retirá-lo.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Evandro Moers
- Membro ativo (1)
Vou fazer isso, completar com mais musgo até cobrir as raízes, e depois quando chegar a primavera, troco de vaso e deixo crescendo.
Muito obrigado a todos pela ajuda!!
Muito obrigado a todos pela ajuda!!

"Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las."
Andre Saut
Andre Saut
- Evandro Moers
- Membro ativo (1)
Bom, como dito anteriormente por mim comprei algumas sementes pela internet, no impulso é claro.
Digo que foi no impulso pois, se tivesse usado um pouco o meu cérebro lembraria que agora está começando o inverno e as temperaturas aqui no sul não são propícias para o plantio de sementes nesta época.
Seguem fotos do material recebido:
Aos que conhecem sementes de nepenthes, são ou não são de Nepenthes?

Semente desconhecida, deixar na geladeira por um mês ????

Minha duvida:Será que posso colocar as sementes em musgo e ir regando mesmo sendo inverno, ou espero e só coloco as sementes no musgo na primavera? Caso deva esperar, posso deixá-las dentro dos saquinhos?
Recebi sementes de outras plantas, mas estas eu acredito que devo esperar até a primavera para fazer a semeadura:

Sei que são muitas perguntas, mas não gostaria de perder as sementes.
Digo que foi no impulso pois, se tivesse usado um pouco o meu cérebro lembraria que agora está começando o inverno e as temperaturas aqui no sul não são propícias para o plantio de sementes nesta época.

Seguem fotos do material recebido:
Aos que conhecem sementes de nepenthes, são ou não são de Nepenthes?

Semente desconhecida, deixar na geladeira por um mês ????

Minha duvida:Será que posso colocar as sementes em musgo e ir regando mesmo sendo inverno, ou espero e só coloco as sementes no musgo na primavera? Caso deva esperar, posso deixá-las dentro dos saquinhos?
Recebi sementes de outras plantas, mas estas eu acredito que devo esperar até a primavera para fazer a semeadura:

Sei que são muitas perguntas, mas não gostaria de perder as sementes.

Andre Saut
Andre Saut
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Sinto lhe dizer mas as primeiras sementes não são de Nepenthes e muito menos de quaisquer outros géneros de PCs conhecidos.
Melhor sorte da próxima vez
...
Abs,
Rodrigo F. Costa
Melhor sorte da próxima vez

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Darlan09
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradecimentos: 55 vezes
Quando comecei eu fiz uma compra no mercado livre de sementes de Neps e vinha essa da grama vermelha ( kochia ) de brinde acredito ser do mesmo vendedor.... e como o Rodrigo disse não são sementes de Neps.
Abç
Abç
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Amigos,
Fico pasmo ao ver como tem tanta gente de má índole nesse mundo.
Abç
Fico pasmo ao ver como tem tanta gente de má índole nesse mundo.

Abç
- Evandro Moers
- Membro ativo (1)
Bom, já que não são sementes de nepentes, vou plantar e ver que matinho me venderam... 

Andre Saut
Andre Saut
-