Não recomendo, a claridade já e o bastante para iniciar a germinação, pode ser que aquele solzinho de 7 as 8 da manhã não faça mal, o problema é esquecer e cozinhar as sementes, além das chuvas.
Acompanhamento de Cultivo - Droseras
- enniolima
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 110 vezes
- Agradecimentos: 182 vezes
"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."
Confúcio
Confúcio
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradecimentos: 13 vezes
Ok. Fiz mais pra circular o vento mesmo, auxiliar mais. quanto ao TNT nas laterais que foi a sobra, creio que ajuda a evitar um pouco mais os raios de sol que por ventura possam vir a pegar no recipiente, algo que acho dificil ali no cantinho.enniolima escreveu: ↑09 Nov 2020, 21:47Não é necessário fazer furos, o TNT já tem uns micro furos que deixam transpirar, mas essa é a idéia.lucasprevedello escreveu: ↑09 Nov 2020, 21:06 Segue atualizações do local onde ficarão instaladas...![]()
![]()
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
curiosidade, terá bastante claridade?
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Leonardo Costa
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 117 vezes
- Agradecimentos: 128 vezes
Estou curioso tbm para ter mais informações sobre este método. Nunca tinha visto.
- enniolima
- Membro ativo (4)
Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. É só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz, que o TNT deixar passar uma boa parcela de luminosidade. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Editado pela última vez por enniolima em 10 Nov 2020, 19:15, em um total de 1 vez.
Confúcio
Confúcio
- Leonardo Costa
- Membro ativo (3)
Muito interessante...usa TNT de tonalidade escura? Acha que numa tonalidade Clara / branco poderia ser mais eficaz na iluminação?enniolima escreveu: ↑10 Nov 2020, 19:04 Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. Só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz que o TNT deixar passar uma boa parcela de luz. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
- enniolima
- Membro ativo (4)
Leonardo Costa escreveu: ↑10 Nov 2020, 19:14Muito interessante...usa TNT de tonalidade escura? Acha que numa tonalidade Clara / branco poderia ser mais eficaz na iluminação?enniolima escreveu: ↑10 Nov 2020, 19:04 Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. Só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz que o TNT deixar passar uma boa parcela de luz. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Usei o que tinha aqui, mas com certeza branco é o melhor. Da uma olhada como passa a luz pelo tecido, estou usando para aclimatação, germinações de droseras e Dionaea.

Confúcio
Confúcio
- Leonardo Costa
- Membro ativo (3)
Sou a favor de sempre tentar algumas coisas novas, nossa vida é sempre um teste né rs. Vou fazer semelhantes por aqui com uma pequena sementeira para ver como se desenvolvem. Achei interessante por conta da entrada de ar que o tecido possibilita. Meu cultivo não recebe chuva, mas seria um bom aliado creio eu, ainda mais se ficar em um angulo de escoação para as laterais. Agora é como citado anteriormente, precisamos ver quanto a entrada de luz por aqui, já que o meu sol não aparece o dia todo por conta da posição da minha varanda (oeste), questões de umidade, proliferação de algas (ciano), fungos.. pois o que deu certo por ai, talvez não funcione por aqui por determinação ambiental justamente rs. Vamos aos testesenniolima escreveu: ↑10 Nov 2020, 19:55Leonardo Costa escreveu: ↑10 Nov 2020, 19:14Muito interessante...usa TNT de tonalidade escura? Acha que numa tonalidade Clara / branco poderia ser mais eficaz na iluminação?enniolima escreveu: ↑10 Nov 2020, 19:04 Na verdade nem é um método, foi o único modo que achei pra não perder as germinações antes mesmo de se desenvolverem por causa do gnats, eles comem as raízes e detonam tudo. É mais pra dar tempo dos seedlings estarem num tamanho considerável e ter mucilagem para eles mesmos capturarem esses malditos mosquitos. Só você jogar o flash do celular ou olhar contra a luz que o TNT deixar passar uma boa parcela de luz. Minhas germinações recentes foram todas feitas assim, e não sei se foi controle de umidade ou sorte, mas não tive problemas com fungos, ciano, nem gnats. Não necessariamente precisa ser TNT, foi o que tinha no momento, qualquer tecido que deixe passar luz e não retenha tanta umidade quanto a estufa fechada é a mesma coisa.
Usei o que tinha aqui, mas com certeza branco é o melhor. Da uma olhada como passa a luz pelo tecido, estou usando para aclimatação, germinações de droseras e Dionaea.
![]()

- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Enniolima, como você rega as suas sementes? Por capilaridade ou colocando água no canto do vaso?
"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
(Carlos Drummond de Andrade)
(Carlos Drummond de Andrade)
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradecimentos: 13 vezes
Acredito que em nenhum método daria pra deixar no sol, pq o TNT mesmo assim passa bastante luminosidade. Vou realizar algumas adaptações sugeridas pelo Leonardo e colocar em outros lugares e com outros tipos de estufa.
-