Pessoal, aqui vem acontecendo uma coisa que não sei se é problema ou não.
Quando ganhei minhas plantas pouco tempo de pois descobri que tinha uma utricularia no vaso da minha drosera spatulata. Atualmente essa utricularia está em mais 2 vasos.
Tem uma espécie de drosera que se espalhou para todos os vasos, em um dos vasos tem pelo menos 10 pequenininhas delas, como são muito pequenas não consigo identificar a espécie, mas só pode ser drosera spatulata, afinnis, capensis ou burmanii.
Tem problema em se espalharem assim? O que devo fazer?
Plantas se espalham para os vasos das outras, problemas?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
A priori não há problema algum nelas se espalharem nos vasos adjacentes, visto não competirem pelo mesmo tipo de alimento. Dor de cabeça seria se a presença de uma comprometesse o desenvolvimento da outra, porém como isto não aparenta ser o caso pode ficar tranquila.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
hehehe... Aline, aqui eu tinha burmannis em quase todos os vasos...rs...rs... E tenho intermedias espalhadas em alguns vasos (sem contar a utricularia arenaria)
Isso acontece tb qdo não colhemos as capsulas das sementes a tempo... aí qdo racham o vento as carrega pra vasos proximos (às vezes, nem tão proximos assim...rs..)... Se você já teve a oportunidade de ver as sementes das droseras, já deve ter percebido o quão diminutas são....
Aqui não me causam problemas... acho até q os vasos ficam bonitinhos... eu só tenho cuidado redobrado com as hastes florais q se formam (qdo não quero sementes,ou não sei de ninguém q as queira, eu as corto, do contrário, procuro retirá-las antes de racharem totalmente)

Isso acontece tb qdo não colhemos as capsulas das sementes a tempo... aí qdo racham o vento as carrega pra vasos proximos (às vezes, nem tão proximos assim...rs..)... Se você já teve a oportunidade de ver as sementes das droseras, já deve ter percebido o quão diminutas são....

Aqui não me causam problemas... acho até q os vasos ficam bonitinhos... eu só tenho cuidado redobrado com as hastes florais q se formam (qdo não quero sementes,ou não sei de ninguém q as queira, eu as corto, do contrário, procuro retirá-las antes de racharem totalmente)
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Aline, é só usar uma tesourinha bem afiada...
Dê uma olhada nesse TÓPICO.
Nele, o Marciel explica como colher os frutos (cápsulas) da D. burmanii, mas isso pode ser aplicado a outras droseras tb...
Dê uma olhada nesse TÓPICO.
Nele, o Marciel explica como colher os frutos (cápsulas) da D. burmanii, mas isso pode ser aplicado a outras droseras tb...

(・。・;)
Fatima
Fatima
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Aline.
Saiba que tem muita gente que daria tudo para ter diversas pcs (invasoras) espalhadas pelos vasos, rs.
Bom, como já dito pelos nossos amigos e amigas, não terá problema algum em tê-las espalhando-se pelos vasos.
Abç
Saiba que tem muita gente que daria tudo para ter diversas pcs (invasoras) espalhadas pelos vasos, rs.
Bom, como já dito pelos nossos amigos e amigas, não terá problema algum em tê-las espalhando-se pelos vasos.

Abç
-