Dioneia não quer "comer"
- NellieSantee
- Newbie
Dioneia não quer "comer"
Comprei uma Dioneia no supermercado semana passada e tentei alimentar ela com um pequeno besouro mas nenhuma das bocas quis fechar. Rego ela com água destilada diariamente e na varanda ela pega o sol da manhã. O que será que está acontecendo para ela não querer "comer"?
Obrigada,
: ) Nellie
Obrigada,
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Olá Nellie, tudo OK? Primeiramente faz-se necessário fotos para que possamos avaliar o atual estado dela, pois apesar de a regar com água destilada é possível que a mesma esteja plantada em um substrato impróprio que a esta matando lentamente. Providencie isto o mais rápido possível para que possamos lhe dizer o que fazer para salvar sua Dio.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Nellie,
A armadilha de Dionaea captura e digere por tres vezes em média.
A ação (captura) demanda muita energia para a planta e a digestão outro tanto. Por vezes acontece da armadilha acionar e não capturar nada. Nestes casos a planta gastou energia a tôa.
Geralmente onde encontramos as Dionaeas para comprar, estas estão expostas ao público de forma que qualquer pessoa pode mexer nela. Aí já viu neh. Tudo quanto é dedo já passeou pelas armadilhas das plantinhas.
Agora é aguardar a planta produzir novas folhas. Nada que um pouco de paciencia não resolva.
Como o Rodrigo disse, fotos são bem vindas.
Abç
A armadilha de Dionaea captura e digere por tres vezes em média.
A ação (captura) demanda muita energia para a planta e a digestão outro tanto. Por vezes acontece da armadilha acionar e não capturar nada. Nestes casos a planta gastou energia a tôa.
Geralmente onde encontramos as Dionaeas para comprar, estas estão expostas ao público de forma que qualquer pessoa pode mexer nela. Aí já viu neh. Tudo quanto é dedo já passeou pelas armadilhas das plantinhas.
Agora é aguardar a planta produzir novas folhas. Nada que um pouco de paciencia não resolva.
Como o Rodrigo disse, fotos são bem vindas.
Abç
- camargothi
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
Como disse o colega Rodrigo geralmente as Dionaeas veem em substrato inadequado que pode vir gerar um problema a longo prazo (fotos urgentes) Já presenciei a situação relatada pelo Marciel, planta exposta e pessoas cutucando a coitada
como ela tem pouca energia para capturar seu alimento certamente esse tipo de "atividade" é um problema para a coitada. No meu cultivo em duas situações elas não se alimentavam: Logo após a dormência e depois de terem se alimentado ficam um tempo "paradinhas". Quando postar fotos dela poderemos ajuda-la ok
Abs
Thiago H. Camargo

Abs
Thiago H. Camargo
- NellieSantee
- Newbie
Segue foto da Dioneia. O substrato é o mesmo que já veio nela, até agora só o que fiz foi regar, mas queria cuidar dela direitinho para que não morra, rs.

- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Ela parece estar bem saudável,apenas troque de substrato e aumente a exposição solar 

"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
(Carlos Drummond de Andrade)
(Carlos Drummond de Andrade)
- Dimas Mascarello
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 137 vezes
Faça oque o Caue falou que ficará tudo bem
.
Apenas acrescento um detalhe, sugiro que corte aquela folha amarela com uma ferramenta adequada próximo ao rizoma. Isso ajudará a proteger a planta caso essa folha pegue fungo.

Apenas acrescento um detalhe, sugiro que corte aquela folha amarela com uma ferramenta adequada próximo ao rizoma. Isso ajudará a proteger a planta caso essa folha pegue fungo.
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
- NellieSantee
- Newbie
Vou providenciar um substrato mais adequado e esperar.
Obrigada pelas dicas.
Obrigada pelas dicas.

- NellieSantee
- Newbie
Oi gente,
Só uma atualização. Troquei o substrato e aumentei a exposição solar. Imediatamente ela começou a brotar muito mais folhagens e para minha surpresa várias bocas começaram a pegar insetos sem nem eu ver! Quando percebi ela tava que "comia".
Obrigada pelas dicas.

Só uma atualização. Troquei o substrato e aumentei a exposição solar. Imediatamente ela começou a brotar muito mais folhagens e para minha surpresa várias bocas começaram a pegar insetos sem nem eu ver! Quando percebi ela tava que "comia".
Obrigada pelas dicas.

- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Opa
, isto é sinal de que ela aprovou a troca de substrato e está em pleno desenvolvimento
. Meus parabéns e sucesso no cultivo de sua jovem Dio
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-