DM com haste floral - novo no hobby
-
- Newbie
DM com haste floral - novo no hobby
ola pessoal, a alguns meses comprei uma DM, ela chegou quase morta, mas com um mes mais ou menos consegui recuperar ela e esta lindona e com varias armadilhas, e a uma semana ela começou a aparecer com uma haste floral, gostaria de saber se precisa ter uma outra DM pra polenizar essa minha ou se a propria planta se poleneliza sozinha. e to querendo trocar o substrato da minha, devo misturar outra coisa junto com o musgo sphagnum? e posso mudar o substrato dela msm tendo uma haste floral? e oque devo fazer pra que algumas sementes germinem? posso so deixar as sementes cair no substrato e esperar ou tenho que fazer outra coisa?
desde ja agradeço
desde ja agradeço
Oi Bem vindo!
eu não sou muuito experiente com dionaeas mas tem muitos aqui que podem responder suas duvidas 

-
- Membro ativo (2)
Olá Alvaro não é necessário outra Dioneia para fazer a polinização mas ela não se auto-poliniza.
Quanto ao substrato você pode usar o sphagnum puro ou com areia e os dois devem estar devidamente esterilizados para o uso...
Para esterilizar o sphagnum basta tirar as impurezas que vem junto com ele como pequenos gravetos folhas secas e etc, depois você deve ferve-lo por uns 30 minutos para matar qualquer germe que se encontre no substrato.
Já a areia serve aquela de construção encontrada em qualquer deposito, para esterilizar ela você deve lava-lá bem até a água ficar bem clarinha quando passar por ela e também deve ferve-la para que as bactérias sejam exterminadas.
e sobre a polinização recomendo que leia este topico do nosso amigo Marciel
polinizacao-como-fazer-t2793.html#p44116" onclick="window.open(this.href);return false;
Boa Sorte!
Quanto ao substrato você pode usar o sphagnum puro ou com areia e os dois devem estar devidamente esterilizados para o uso...
Para esterilizar o sphagnum basta tirar as impurezas que vem junto com ele como pequenos gravetos folhas secas e etc, depois você deve ferve-lo por uns 30 minutos para matar qualquer germe que se encontre no substrato.
Já a areia serve aquela de construção encontrada em qualquer deposito, para esterilizar ela você deve lava-lá bem até a água ficar bem clarinha quando passar por ela e também deve ferve-la para que as bactérias sejam exterminadas.
e sobre a polinização recomendo que leia este topico do nosso amigo Marciel
polinizacao-como-fazer-t2793.html#p44116" onclick="window.open(this.href);return false;
Boa Sorte!
-
- Newbie
nao conseguir entrar nesse site que você me passou, mas pra ela gerar as sementes (ferteis para germinar) nao é nescessario uma segunda planta nao? e tipo, na minha cidade sou o unico que tem, entao pra um inseto polinizar ela so se ele viajasse mts km
-
- Newbie
a, agora consegui acessar o site, la disse que elas sao capazes de se alto-polinizar, mas so eu tendo essa unica planta é possivel gerar sementes ferteis pra germinaçao:?
agradeço pelas respostas sobre esterelizaçao do substrato
agradeço pelas respostas sobre esterelizaçao do substrato
-
- Membro ativo (2)
Claro que sim a sua planta vai dar sementes férteis se você poliniza-lá...
A maioria das plantas como a Dioneia tem os dois "órgãos" reprodutores, os estames(parte masculina onde contem o polem) e o estigma(parte feminina onde deve ser esfregado o polem).
Recomendo que você releia o topico sobre a polinização que vai entender melhor o que digo.
A maioria das plantas como a Dioneia tem os dois "órgãos" reprodutores, os estames(parte masculina onde contem o polem) e o estigma(parte feminina onde deve ser esfregado o polem).
Recomendo que você releia o topico sobre a polinização que vai entender melhor o que digo.

-
- Newbie
obrigado, mas posso trocar o substrato dela msm tendo haste floral?
-
- Membro ativo (2)
Creio que não avera nenhum problema Alvaro em fazer o transplante acho até que vai ajudar mais a sua Dioneia!!!
Boa Sorte!
Boa Sorte!
-
- Newbie
-