Olá pessoal!
Navegando no Mercado Livre, achei esse tipo de turfa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... stacas-_JM.
Lembro de ter lido em algum lugar a respeito e se não me falhe a memória, dizia que era raro de encontrar e que pode servir como substrato.
Há algum outro tópico que fale sobre o assunto?
E, o mais importante, essa turfa do anúncio serve para o cultivo de alguma pc?
Abraço!
Turfa
-
- Newbie
- Contato:
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Oi Leandro!
Então, a turfa é boa sim para substrato, PORÉM, pelo que li essa turfa que você postou o link tem alguns compostos quimicos, e isso não faz nada bem para nossas PCs... A turfa boa é aquela livre da adição de qualquer tipo de composto quimico, e essa turfa tem hormonios enraizadores e outras coisitas a mais...
Espero ter ajudado
Então, a turfa é boa sim para substrato, PORÉM, pelo que li essa turfa que você postou o link tem alguns compostos quimicos, e isso não faz nada bem para nossas PCs... A turfa boa é aquela livre da adição de qualquer tipo de composto quimico, e essa turfa tem hormonios enraizadores e outras coisitas a mais...
Espero ter ajudado

E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- André Martins
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 2 vezes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Como dito pelo amigo Fernando, a turfa é um excelente substrato, mas o grande empecilho para seu uso com as carnívoras é que a mesma na maior parte das vezes vem fertilizada e isso é fatal para as plantas que cultivamos. Havia, até bem pouco tempo atrás, um vendedor no ML que vendia turfa sem fertilizantes, porém ele retirou o anúncio e nunca mais o colocou no ar.
Estou fazendo um teste cultivando PCs em turfa fértil, mas afirmo que isso é uma "experiência", sendo assim não à aconselho a iniciantes. Digo apenas que aparentemente tudo está OK, só preciso de mais algum tempo antes de expor minhas conclusões.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Estou fazendo um teste cultivando PCs em turfa fértil, mas afirmo que isso é uma "experiência", sendo assim não à aconselho a iniciantes. Digo apenas que aparentemente tudo está OK, só preciso de mais algum tempo antes de expor minhas conclusões.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Newbie
- Contato:
Obrigado, pessoal!
Vou seguir a dica de vocês! Vou me contentar com o bom e velho sphagnum mesmo hehehe
Abraços!
Vou seguir a dica de vocês! Vou me contentar com o bom e velho sphagnum mesmo hehehe
Abraços!
- Caio Vinicius
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 22 vezes
- Contato:
Oi,
Não aconselho o uso dessa turfa, a não ser em pequenas proporções para Nepenthes e/ou Dionaea, junto com outros componentes como sphagnum e casca de pinus. Contudo, como já falaram, o sphagnum é "pau pra toda obra". Continue com ele. Com o tempo e aos poucos você vai testando outros tipos de substrato.
Abs!
Não aconselho o uso dessa turfa, a não ser em pequenas proporções para Nepenthes e/ou Dionaea, junto com outros componentes como sphagnum e casca de pinus. Contudo, como já falaram, o sphagnum é "pau pra toda obra". Continue com ele. Com o tempo e aos poucos você vai testando outros tipos de substrato.
Abs!

Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
-