Nepenthes e o Sol
-
- Newbie
Nepenthes e o Sol
Como é que eu sei que a nepenthes está a precisar de mais luz/sol?
A que sinais devo estar atenta?
- Alan
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 9 vezes
Verifique se a planta está estiolando (folhas mais claras, longas e espaçadas que o normal) e se os jarros estão adquirindo a coloração padrão da espécie (gracilifloras por exemplo ficam com a parte de cima do jarro vermelha, se você vê uma planta com jarros completamente verdes provavelmente falta luz). Falta de produção de novos jarros também pode ser causada por luz insuficiente.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
folhas sinais, aparência queimadas, sinal de muito sol ou não adaptação. 

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-
- Newbie
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
nepenthes não é como drosera, dionaea e sarracenia e outras de sol direto. é planta de pouco sol, bastante claridade, local qdo possível de pouco vento. tem algumas que gostam um pouco mais, outras menos... só o cultivar irá lhe dizer.ANA FILIPA escreveu: ↑28 Jun 2020, 16:05 Como é que eu sei que a nepenthes está a precisar de mais luz/sol?
veja um local de sol fraco da manhã ou da tarde para começar.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Alan
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 9 vezes
Tem um vendedor conhecido aí que tá toda semana discutindo que Nepenthes é planta de sol. Mas eu não sou muito fã de certas generalizações, pra mim cada planta é uma planta e cada clima é um clima.Edson Poscai escreveu: ↑28 Jun 2020, 20:44
nepenthes não é como drosera, dionaea e sarracenia e outras de sol direto. é planta de pouco sol, bastante claridade, local qdo possível de pouco vento. tem algumas que gostam um pouco mais, outras menos... só o cultivar irá lhe dizer.
-
- Newbie
Tenho a minha perto da janela do quarto que dá para a varanda, onde bate sol desde manhã até às 13h. Ela é muito pequena, nunca tive nenhuma, por isso a minha pergunta. Queria ficar atenta não fosse ela não estar a receber luz suficienteEdson Poscai escreveu: ↑28 Jun 2020, 20:44nepenthes não é como drosera, dionaea e sarracenia e outras de sol direto. é planta de pouco sol, bastante claridade, local qdo possível de pouco vento. tem algumas que gostam um pouco mais, outras menos... só o cultivar irá lhe dizer.ANA FILIPA escreveu: ↑28 Jun 2020, 16:05 Como é que eu sei que a nepenthes está a precisar de mais luz/sol?
-
- Newbie
Concordo. Tenho outras espécies de plantas e não se pode simplesmente seguir regras rígidas em relação ao suposto ambiente idealAlan escreveu: ↑28 Jun 2020, 20:57Tem um vendedor conhecido aí que tá toda semana discutindo que Nepenthes é planta de sol. Mas eu não sou muito fã de certas generalizações, pra mim cada planta é uma planta e cada clima é um clima.Edson Poscai escreveu: ↑28 Jun 2020, 20:44
nepenthes não é como drosera, dionaea e sarracenia e outras de sol direto. é planta de pouco sol, bastante claridade, local qdo possível de pouco vento. tem algumas que gostam um pouco mais, outras menos... só o cultivar irá lhe dizer.
- Odulebac
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
[/quote]
Concordo. Tenho outras espécies de plantas e não se pode simplesmente seguir regras rígidas em relação ao suposto ambiente ideal
[/quote]
Consegue postar foto da planta? Assim fica mais fácil saber, mas a quantidade de sol e o estado da planta.
Concordo. Tenho outras espécies de plantas e não se pode simplesmente seguir regras rígidas em relação ao suposto ambiente ideal
[/quote]
Consegue postar foto da planta? Assim fica mais fácil saber, mas a quantidade de sol e o estado da planta.
-