Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
depende da planta. se for uma planta que irá crescer bastante e você que está em uma estação boa para isso sim. outras não. só sabendo qual planta , só vendo o vaso.
qdo se compra uma planta nova, deixamos em quarentena. (*desculpe se já falei sobre isso)
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Antes de mais nada você precisa conhecer a planta bem o suficiente a nível de espécie e de indivídio para responder algumas perguntas:
-Ela aceita transplante? Algumas espécies, como Droseras pigméias e Byblis possuem raízes muito delicadas, e mudar elas de vaso pode ser fatal.
-Ela tem espaço o suficiente no vaso atual? E vai crescer mais do que isso? Se você adquirir uma Pinguicula esseriana por exemplo, um vaso P6 vai ser grande o suficiente pra ela pelo resto da vida. Já se você comprar uma Nepenthes graciliflora, em 2 ou 3 anos ela vai tomar metade da sua varanda.
-Ela está sensível a mudanças por causa de doenças ou mesmo do ciclo natural da planta? Dormência, haste floral, pragas, falta de sol e vários outros fatores podem debilitar a sua planta, e é melhor resolver primeiro esses fatores debilitantes antes de mudar sua planta de vaso para que ela esteja o mais saudável possível antes de passar por mais um estresse.
Apenas para complementar a resposta dos outros: primeiro espera ela se adaptar e depois pensa na troca e acredito (mas posso estar errado) que deva cuidar para não fazer a troca durante o período de dormência.