cravo-da-índia mata larvas da dengue

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

cravo-da-índia mata larvas da dengue

Mensagem por Edson Poscai »

Amigos, eu li um comentário de nosso amigo Vinicius, até passei um mp a ele pedindo dicas.
após resolvi dar uma pesquisada e acho q vale a pena tentar.
A fórmula está em processo de patente, mas é bem simples e pode ser feita em casa: basta bater no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. É a concentração ideal para manter o efeito do Eugenol. Não precisa peneirar. A mistura deve ser guardada na geladeira por até um ano.
A pesquisadora do Inpa, Ilea Brandão Rodrigues afirma que a aplicação também é simples. "Em pratos pequenos de 15 centímetros, serão aplicadas três gotas. Para pratos médios, o número de gotas a ser aplicadas passa de quatro. A mistura tem um efeito de aproximadamente 14 dias", explicou.
por favor, leiam o texto por completo para debatermos sobre esta técnica.

https://g1.globo.com/am/amazonas/notici ... engue.html

direitos: globo.com

outra, esta eu já faço a tempos, o repelente. aqui chove pernilongos, tanta chuva q faz enxurradas. :shock:



Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Depois de ler e pensar um pouco.
Vocês vêem necessidade de bater no liquidificador?
Eu acredito que basta colocar o cravo na agua, inteiro mesmo. Mas essa é a minha opinião. Minha dúvida a priori era sobre as plantas serem prejudicadas pelo cravo, mas já li que tem gente que usa e tem sucesso, sei que funciona. Todavia não vejo a necessidade de batermos em liquidificador.


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Eu não bato no liquidificador, e quanto as plantas, elas ficaram mais bonitas dps que comecei a usar :)


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

será q o bater em liquidificar aumenta, digamos o curtir deste substrato?

caso contrário, a lógica como pensamos em comum de ser usado o mesmo, apenas deixado na água, eles não iriam complicar sendo q o objetivo é o de deixar mais fácil para incentivar. penso...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Edson Poscai escreveu:será q o bater em liquidificar aumenta, digamos o curtir deste substrato?

caso contrário, a lógica como pensamos em comum de ser usado o mesmo, apenas deixado na água, eles não iriam complicar sendo q o objetivo é o de deixar mais fácil para incentivar. penso...
Então, basicamente, quanto maior a superfície de contato, maior a troca de energia, para obter um bom café, por exemplo, não daria muito certo apenas ferver o grão inteiro, é necessário usar ele moído. Mas acho que o cravo inteiro seria mais interessante, pela lenta liberação dos compostos presentes, e isso prolongaria o tempo de atividade larvicida.

Eu , por experiência própria no ramo de larvicidas pois fiz minha iniciação científica estudando o potencial larvicida de um extrato vegetal, considero que quanto mais lenta a liberação, melhor, pois um tratamento agudo poderia matar tudo presente no momento, mas um tratamento prolongado de liberação lenta, seria mais efetivo, visto que ocorrem mosquitos da dengue durante um prazo muito grande do ano, já que é pra visar praticidade, acho que abastecer de inseticida a cada 15 dias é menos prático que abastecer de cravos a cada dois meses, sem ter mais preocupações, já que o cravo inteiro funciona como larvicida por cerca de dois meses.


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »



Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...já que o carvo inteiro funciona como larvicida por cerca de dois meses.
tá aí algo importante. o substrato em gotas, proporcional a quantidade de água, é indicado para média de 14 dias. :?
...por experiência própria no ramo de larvicidas
ótima observação de uma pessoa q entende. outra 1 Edson contra 2 Vinicius, assim não dá, né. :oki:

se tivesse algo para colocarmos junto e este impedisse a formação daqueles limos verdes, ficaria 100% ok.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Martiu
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 245
Registrado em: 29 Ago 2016, 18:55
Localização: Tefé/AM
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 64 vezes

Mensagem por Martiu »

Vou fazer esse teste aqui nas minhas Plantas


" Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a a fazê-lo também."
(3º Pressuposto da Programação Neurolinguística - PNL)

Se Inscrevam no meu canal..

https://youtu.be/YleZDrn5G60
Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

Hoje eu fui colocar mais água nas minhas bandejas que ficam em baixo dos vasos e vi uma larva nadando.
Pois bem, fiquei traumatizado e enquanto minhas lentilhas d'água não chegam, nem cobrem toda a superfície da bandeja, vou colocar aqueles botõezinhos.
Tenho duas de 25cm x 10cm x 4cm. Elas ficam quase todas cobertas pelos vasos e o espaço em contato com o ar é pequeno, então coloquei 6 botões bem gordos em cada uma. (se for pouco me falem)
Se der ruim, eu falo aqui e aumento a dose. :mrgreen:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

achei esta informação complementar
Os resultados dos testes com as soluções de cravo mostraram que a solução aquosa tem maior poder larvicida, matando quase todas as larvas de mosquitos de A. darlingi e de A. aegypti após 24 h de exposição. O extrato metanólico de cravo levou 72 h para matar aproximadamente a mesma quantidade de larvas de A. darlingi e eugenol levou 48 h para matar as larvas de A. aegypti.
fonte: https://www.canalciencia.ibict.br/pesqu ... laria.html
... mostraram que a solução aquosa tem maior poder larvicida
acho q isso explica nossa duvida de usar ou não o liquidificar. : joia :

que foram as palavras de nosso amigo Vinicius, acima.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem