Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

pequena e ultima atualização, hoje foi o dia do replante deste vaso q sitei acima
ImagemImagemImagemImagem

situação da fibra e das raizes da PC no video


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Estou pensando em usar esse tipo de substrato. O que você achou?
Imagino que tenha fervido ela antes. Misturou com outra coisa? Estava pensando também se a borra de café poderia servir de substrato.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Vanderson escreveu: 28 Mai 2019, 06:01 Estou pensando em usar esse tipo de substrato. O que você achou?
Imagino que tenha fervido ela antes. Misturou com outra coisa? Estava pensando também se a borra de café poderia servir de substrato.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
bom dia Vanderson, então, tive ótimos resultados com a fibra, 2 observações que fiz foram q a fabricação e meio trabalhosa, porem com os últimos métodos (massar/bater na casca do coco) facilitaram a fabricação... e o uso em sarrassenias tem o inconveniente que as raízes se fixam maravilhosamente, porem quando se precisar separar, mudas ou replante isso se torna muito complicado gerando muitos danos radiculares, porem o desenvolvimento das raízes e esplendido.

eu usei apenas fibra e o pó gerado na fabricação, mais note q a fibra feita em casa e diferente da que e comprada... a que você faz em casa fica muitos pedaços grudados nas linhas ja a comprada vem apenas as linhas limpas oq faz com q não tenha nada de retenção de água... se for comprar será interessante fazer misturas sim... o problema e q a fibra de coco segundo a "EMBRAPA" tem vida útil de 9 anos já o musgo ate onde sabemos não passa de 2 anos, ou seja quando o pouco de musgo q você usar na mistura começar a se decompor você perderá todo o substrato...

apesar de trabalhoso a fabricação da própria fibra compensa ja q dura muito... uso a q esta no tutorial ate hoje, esta em um bog sem sinal de decomposição e praticamente nada de compactação tb... fofinha ate hoje...

na primeira pagina tem os dados deste teste. substrato, datas etc

sobre a fibra usada
link do tutorial de fabricação da fibra usada
viewtopic.php?f=24&t=6777


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Olá! Resolvi fazer o teste de germinação em fibra de coco, e como o intuito do post é de ser uma colaboração coletiva, vou ficar mostrando aqui o andamento da minha experiência.

Por hora semeei Byblis linflora e 6 tipos de Droseras:
D. burmannii
D. burmannii HK
D. capensis alba
D. capensis giant
D. intermedia
D. x tokaiensis
ImagemImagemImagem

Dividi as sementes em 4 recipientes diferentes pois quero testar qual o melhor método de germinação pro clima da minha cidade (sol direto/meia-sombra/recipiente aberto/fechado).


Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Atualização:

As primeiras sementes começaram a germinar na quinta-feira 26 (11 dias depois de semeadas). Até o momento 3 variedades diferentes: Drosera burmannii típica, Drosera burmannii Hong Kong e Drosera capensis Giant. Até agora devo ter umas 10-12 seedlings.

Obs: Não tive nenhum problema com aparecimento de fungos, algas ou cianobactérias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Alan escreveu:Atualização:

As primeiras sementes começaram a germinar na quinta-feira 26 (11 dias depois de semeadas). Até o momento 3 variedades diferentes: Drosera burmannii típica, Drosera burmannii Hong Kong e Drosera capensis Giant. Até agora devo ter umas 10-12 seedlings.

Obs: Não tive nenhum problema com aparecimento de fungos, algas ou cianobactérias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Caramba, que fotos lindas, como consegue bater de tão perto sem desfocar ou algo do tipo?

Será que não teria fungos/cianobactérias por conta do tanino? Nem que seja 0.00000.1% do tanino, será que faz efeito?
De certo foi pq você soube cuidar muito bem.

Parabéns e que tenha sorte com suas germinações : joia :

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Jmpjs escreveu: 02 Abr 2020, 00:50
Alan escreveu:Atualização:

As primeiras sementes começaram a germinar na quinta-feira 26 (11 dias depois de semeadas). Até o momento 3 variedades diferentes: Drosera burmannii típica, Drosera burmannii Hong Kong e Drosera capensis Giant. Até agora devo ter umas 10-12 seedlings.

Obs: Não tive nenhum problema com aparecimento de fungos, algas ou cianobactérias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Caramba, que fotos lindas, como consegue bater de tão perto sem desfocar ou algo do tipo?

Será que não teria fungos/cianobactérias por conta do tanino? Nem que seja 0.00000.1% do tanino, será que faz efeito?
De certo foi pq você soube cuidar muito bem.

Parabéns e que tenha sorte com suas germinações : joia :

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Eu usei o modo macro da minha câmera pra tirar as fotos. Mesmo assim as seedlings são muito pequenas pra ter uma nitidez realmente boa.

E sim, eu estou apostando no tanino pra combater os microorganismos. Foi um dos motivos que me encorajou a testar a fibra de coco porque eu tive problemas com algas e fungos na primeira vez que germinei sementes. Inclusive no momento há algas proliferando no substrato das minhas suculentas por causa das chuvas, e a fibra de coco segue intacta.

Obrigado!


Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Atualizando:

Dia 30/03 semeei mais 6 espécies de Drosera (venusta, capensis red, capensis compact rosette, aliciae, natalensis e latifolia). Todas as espécies germinaram, e as primeiras germinações começaram com 11 dias.
Das 7 espécies semeadas previamente, apenas Byblis linflora não germinou.
O método de germinação com maior sucesso aqui foi em mini-estufas na luz indireta.

Aqui estão alguns dos seedlings semeados em 16/03. Os maiores têm entre 1 e 2 cm.

Imagem
Drosera burmannii

Imagem
Drosera capensis giant

Aqui uma das sementeiras semeadas em 30/03, com Drosera capensis red e compact rosette:
Imagem

Dia 20/03 recebi uma Nepenthes graciliflora e plantei ela em fibra+chips de coco, um pouco de isopor e carvão. Embora fibra de coco em substrato de Nepenthes não seja novidade, segue a evolução dela também.

Imagem
Desde que chegou aqui já desenvolveu 4 folhas, todas com jarros, e deu 3 brotos basais que também têm jarros em todas as folhas. Eu diria que ela vai muito bem, obrigada.

Semana passada chegaram Nepenthes arakawae red, Dionaea, Drosera capillaris e Utricularia graminifolia. Todas foram semeadas na fibra de coco+isopor e já estão dando sinais de desenvolvimento mas vou deixar pra postar o acompanhamento delas quando houver uma diferença mais notável.

Por fim, hoje chegaram gemas de 5 espécies de Droseras pigmeias que também foram plantadas na fibra de coco. Posteriormente posto o acompanhamento delas. Por enquanto é isso. Espero encorajar mais pessoas a testar esse substrato alternativo e se libertar do monopólio do musgo esfagno.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Por fim, hoje chegaram gemas de 5 espécies de Droseras pigmeias que também foram plantadas na fibra de coco. Posteriormente posto o acompanhamento delas. Por enquanto é isso. Espero encorajar mais pessoas a testar esse substrato alternativo e se libertar do monopólio do musgo esfagno.
Mas Alan, ...

note que fibra de coco, chips e pó de coco tem preço fácil, é de fácil adquisição tbm em em determinadas regiões. eu aqui no sudeste, se não estou enganado comprei uma vez, evitarei comprar (não digo não comprarei mais, mas quase isso) para mim o $$ gasto com a fibra em sphagnum renderia muito mais.

resumo, adquirir o melhor, mais fácil e prático e você. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

e possivel germinar sarracenias??


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem