[BBvideo 640,480][/BBvideo]
A visão de borboletas que chegam sobre as cabeças de tartarugas (Tracajás) na floresta tropical amazônica ocidental não é incomum.
Mas a razão pela qual as borboletas se reúnem sobre as tartarugas pode ser mais estranha do que você pensa: É para beber as suas lágrimas.
As borboletas são provavelmente atraídas para as tartarugas porque as gotas de lágrima contem sal, especificamente sódio, um mineral importante que é escasso na Amazônia ocidental, disse Phil Torres, um cientista que faz parte do grupo de pesquisa no Centro de Pesquisa de Tambopata, no Peru e está associada com a Rice University.
As tartarugas obtem o sódio através de sua dieta, em grande parte carnívora. A carne contém níveis significativos de sal, disse Torres. Herbívoros por vezes lutam para obter o suficiente de sódio e outros minerais, acrescentou. "Eles acabam precisando dessa fonte mineral extra", disse ele.
Bebendo lágrimas
As lágrimas da tartaruga não são a única fonte de tais sais para as borboletas. Os insetos também obtem o sal da urina de animais, de margens lamacentas do rio, de poças, de roupas suadas e da sudorese das pessoas, disse Geoff Gallice, um estudante de pós-graduação de entomologia do Museu da Flórida História Natural, que testemunhou borboletas migrando para as lágrimas de tartaruga no oeste da Amazonia.
Esta região é mais pobre em sódio do que muitos lugares na Terra, porque fica mais de 1.600 quilômetros de distãncia do Oceano Atlântico, a principal fonte de sal.
Será que esta forma de alimentação da borboleta, têm impacto sobre as tartarugas? Torres disse que não é completamente claro, mas o esforço com lágrimas, provavelmente tem pouco impacto sobre as tartarugas, além, talvez, tornando-as mais vulneráveis a predadores como os grandes felinos, já que as borboletas podem obstruir sua visão.
Torres testemunhou abelhas bebendo as lágrimas da tartaruga. As abelhas parecem incomodar as tartarugas mais do que as borboletas, talvez devido às suas asas zumbindo, disse ele.
A falta de sal na região tem impulsionado outros animais a exibirem comportamentos incomuns.
Por exemplo, as araras visitam bancos de barro e lamber argila, que contém sódio e outros minerais, Torres disse. Certos tipos de macacos também comer terra, pela mesma razão, acrescentou.
As borboletas também podem estar procurando outros minerais nas lágrimas das tartarugas, e talvez até mesmo ácidos aminados, os blocos de construção das proteínas, disse. Ele pretende estudar isso em um futuro próximo para descobrir o que está acontecendo.
O fenômeno de beber as lágrimas não parece ocorrer muitas vezes, fora desta região. "Eu tenho estudado tartarugas na natureza - a partir do norte dos EUA, México e Amazonas - há mais de 50 anos e nunca vi borboletas beberem lágrimas de tartarugas", disse Richard C. Vogt, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, Brasil.
...
