Descoberta uma nova espécie de formigas vinda das Filipinas.
Cardiocondyla pirate- ou Formiga Pirata, da asas a imaginação com um padrão de pigmentação estranho que não tem equivalente no mundo. As castas femininas dessas espécies nas colônias, podem ser reconhecidam por uma listra escura, distinta, através dos olhos que se assemelha a um tapa-olho de pirata, que inspirou os autores para escolher o nome da espécie. O estudo foi publicado na revista de acesso aberto ZooKeys.
"Em uma viagem de coleta para as Filipinas procuramos diferentes espécies do gênero Cardiocondyla que é conhecida por sua diversidade morfológica e comportamental surpreendente da formigas macho. Sob a luz brilhante e uma lente de aumento que detectou a listra dos olhos e, portanto, referindo-se a estas espécies como "os piratas . ", comenta Sabine Frohschammer, doutorando Universität Regensburg.
O que permanece um mistério para os cientistas é o significado adaptativo do padrão de pigmentação extraordinário.
Uma palpite sobre a função deste padrão de coloração pirata, bizarro, é que ele serve como uma ferramenta para distrair e confundir o inimigo. A combinação das faixas escuras em conjunto com um corpo translúcido, pode deixar a impressão nos predadores que as partes de corpo anterior e posterior são, de fato, dois objetos distintos.
No entanto, mesmo se esta hipótese for verdadeira, o padrão de pigmentação enigmático da Cardiocondyla pirate continuará a envolver as mentes dos cientistas.
"Permanece a pergunta: qual o predador com um sistema visual de alto desempenho poderia consumir estes formiguinhas", comentam os autores do estudo.
...
