[BBvideo 640,480][/BBvideo]
O vídeo acima foi criado utilizando-se a técnica da tomografia ótica de projeção (OPT), um procedimento de microscopia que consiste em projetar feixes de luz sobre uma amostra colocada sobre um suporte giratório.
Esta técnica permite a observação da estrutura a partir de diversos ângulos e pontos de vista. As imagens são depois juntadas e tratadas por um programa de computador que cria uma imagem 3D muito acurada da anatomia da planta. O grupo de pesquisa de Coen obteve um financiamento inicial de 2,5 milhões de euros para estudar os mecanismos de crescimento e de evolução dessas plantas, particularmente as do gênero Utricularia.
Utricularias são plantas carnívoras que, por meio de sofisticados sistemas de aspiração capturam nematódios, larvas de mosquito e outros pequenos animais.
As imagens foram geradas como parte do Inner Worlds Project que lança mão das mais modernas técnicas de captação e produção de imagens para revelar as estruturas internas dos organismos.
Foram escolhidas 4 espécies espécies de gêneros diversos: Cephalotus follicularis, Sarracenia, Nepenthes singalana, Utricularia praelonga
O projeto foi baseado nas pesquisas do grupo de Enrico Coen, no John Innes Centre.
...
