[thumbnail=center]https://www.bpbotanicalpaintings.co.uk/ ... %20lge.jpg[/thumbnail]
Cabelos em plantas, chamadas de tricomas, são tipicamente usados para repelir a água.
No entanto, os pesquisadores de Cambridge observaram que os cabelos na parte interna da Heliamphora nutans são altamente úmidas, levando-os a testar se esse fenômeno está relacionado com a captura de insetos.
Eles descobriram que esta umidade aumenta a escorregabilidade da armadilha e aumenta a taxa de captura de formigas em quase três vezes.
Depois de muitos exames, eles descobriram que a umidade afeta as almofadas adesivas dos insetos enquanto o arranjo direcional dos cabelos é eficaz contra as garras.
Dr. Ulrike Bauer, autor principal do artigo, da Universidade de Cambridge, disse: “Quando os cabelos da planta estão molhadas, as almofadas adesivas das formigas aquaplanam na superfície, fazendo os insetos perderem a aderência e deslizarem na bacia do jarro”.
Eles também descobriram que a planta usou um método de absorção durante os períodos secos para levar a umidade interna do jarro até a superfície desses fios, permitindo-lhes aproveitar esse efeito de aquaplanagem, mesmo quando não há chuva.
Dr. Bauer acrescentou: "Esta adaptação ajuda as plantas a maximizar a sua aquisição de nutrientes."
A Heliamphora nutans vive nas montanhas espetaculares da Guiana no sul da Venezuela, entre altitudes de 2.000m-2700m. Os jarros podem crescer até 18 cm de altura e 7 cm de largura e armadilha atrai principalmente formigas.
...
