Sementes com fungos?

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Sementes com fungos?

Mensagem por José P. Neto »

A cerca de 10 dias plantei algumas seeds de droseras e sarracenias, todas foram tratadas com GA3 (250ppm, 24H) e aparentemente algumas sementes de sarracenias estão com fungos, oque que gostaria de saber e se realmente são fungos e se posso fazer algo para tentar salvar as sementes

Seguem as imagensImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk


Editado pela última vez por José P. Neto em 25 Mai 2019, 11:51, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rapaz... identificar fungo com certeza apenas via microscópio...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Mas existe algo que posso fazer? Tenho quase certeza que é, só a espécie que não dá para saber. Em relação à analise, acha que microscópio normal (biológico) já é suficiente para tentar identificar ou apenas os estereoscópico (lupa)?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

defensivos para matar fungo normalmente são complicados, caros e em geral e de controle, no caso de sementes quando se nota ja e tarde... poderia usar dos mais comuns o enxofre... testei uma vez aquele pinho sol diz nele q mata 99,9% dos fungos e bactérias sei la né...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
sr_sra.ipê
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 18 Mai 2019, 14:51
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sr_sra.ipê »

Mas que tipo de fungos e bactérias esse produto químico tem ação? Diz que elimina, mas não é específico. São N fungos e bactérias existentes. Acho que para eliminar, é preciso conhecer. Caso seja desconhecido, seria necessária uma bateria de testes.
Difícil analisar a olho nu.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

sr_sra.ipê escreveu: 31 Mai 2019, 01:29 Mas que tipo de fungos e bactérias esse produto químico tem ação? Diz que elimina, mas não é específico. São N fungos e bactérias existentes. Acho que para eliminar, é preciso conhecer. Caso seja desconhecido, seria necessária uma bateria de testes.
Difícil analisar a olho nu.
então... nos fazemos assim... aplica o enxofre para combater os fungos e torce pra ele combater... se der tempo e notar a olho nu q não deu ate caso tenha $$ disponível a galera dos grupos sempre tem umas receitas testes q tanto podem acabar de matar sua PC como podem matar apenas os fungos... de qualquer forma se a deles não der certa sua planta irá morrer... fungo e um problema, não temos como ficar analisando kda infecção pra saber se qual o melhor defensivo ou se esta fazendo efeito, e como disse se o enxofre não der certo os defensivos importados demoram chegar e não vai custar menos de 50 conto... oq significa q dependendo e melhor jogar sua planta fora e comprar outra ja q em geral uma PC não passa disso a menos q seja um dos CARAS né...

meu vizinho de cidade aqui mesmo aplicou calda bordalesa nas nep dele pra combater fungos... porem ate onde sabemos o cobre usado e um veneno mortal para PC e o cal modifica o PH do substrato... mais parece q as nep dele não tiveram problemas... talvez seja veneno apenas para dróseras ou dionaea né... ae o risco e de kda 1 testar e comprovar...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Marcelo Augusto
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Nov 2015, 22:03
Localização: Joinville - Santa Catarina
Agradeceu: 41 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Marcelo Augusto »

Sera que da certo deixar o substrato e a semente (dio,neps,sarras) em uma solução de agua e água sanitária? Depois enxaguar bem com agua corrente ?

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk



Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Chico Xavier
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marcelo Augusto escreveu: 04 Jun 2019, 14:42 Sera que da certo deixar o substrato e a semente (dio,neps,sarras) em uma solução de agua e água sanitária? Depois enxaguar bem com agua corrente ?

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
***

sugiro você fazer esse teste. mas para tal, primeiramente ter sementes em excesso para não comprometer nada com perdas.

se fizer, publique os resultados, assim juntos iremos acompanhar.

Boa sorte, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
sr_sra.ipê
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 18 Mai 2019, 14:51
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sr_sra.ipê »

smart2 escreveu: 31 Mai 2019, 09:09
sr_sra.ipê escreveu: 31 Mai 2019, 01:29 Mas que tipo de fungos e bactérias esse produto químico tem ação? Diz que elimina, mas não é específico. São N fungos e bactérias existentes. Acho que para eliminar, é preciso conhecer. Caso seja desconhecido, seria necessária uma bateria de testes.
Difícil analisar a olho nu.
então... nos fazemos assim... aplica o enxofre para combater os fungos e torce pra ele combater... se der tempo e notar a olho nu q não deu ate caso tenha $$ disponível a galera dos grupos sempre tem umas receitas testes q tanto podem acabar de matar sua PC como podem matar apenas os fungos... de qualquer forma se a deles não der certa sua planta irá morrer... fungo e um problema, não temos como ficar analisando kda infecção pra saber se qual o melhor defensivo ou se esta fazendo efeito, e como disse se o enxofre não der certo os defensivos importados demoram chegar e não vai custar menos de 50 conto... oq significa q dependendo e melhor jogar sua planta fora e comprar outra ja q em geral uma PC não passa disso a menos q seja um dos CARAS né...

meu vizinho de cidade aqui mesmo aplicou calda bordalesa nas nep dele pra combater fungos... porem ate onde sabemos o cobre usado e um veneno mortal para PC e o cal modifica o PH do substrato... mais parece q as nep dele não tiveram problemas... talvez seja veneno apenas para dróseras ou dionaea né... ae o risco e de kda 1 testar e comprovar...
Entendi. Vi que no caso é questão de sorte, pois para analisar cada fungo é preciso de pesquisa e análise laboratorial. Talvez fungos sejam problemas em alguns casos...ou não. Em caso de solução, pode ser benéfico para uma resolução.
E sim, é um risco, pois n sabe-se com o que está lidando.


Avatar do usuário
Marcelo Augusto
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Nov 2015, 22:03
Localização: Joinville - Santa Catarina
Agradeceu: 41 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Marcelo Augusto »

Edson Poscai escreveu:
Marcelo Augusto escreveu: 04 Jun 2019, 14:42 Sera que da certo deixar o substrato e a semente (dio,neps,sarras) em uma solução de agua e água sanitária? Depois enxaguar bem com agua corrente ?

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
***

sugiro você fazer esse teste. mas para tal, primeiramente ter sementes em excesso para não comprometer nada com perdas.

se fizer, publique os resultados, assim juntos iremos acompanhar.

Boa sorte, : joia :
Blz vou fazer, recebi algumas sementes de DIO all red, depois venho aqui dizer se deu certo ImagemImagem

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk



Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Chico Xavier
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem