Problema com fungo

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
jleonel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Fev 2017, 09:30
Localização: São Luís - MA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Problema com fungo

Mensagem por jleonel »

Pessoal, tem algum truque para não dar fungo em germinações? Vou tentar com sementes de Nepenthes, sabendo que elas podem demorar meses pra nascer, é difícil não criar fungo.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim dificil não criar fungos, mais ainda tratando-se de sementes mais de 2 meses.mas não por isso desistir : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Opa!
Como nosso amigo Edson apontou, é difícil, cara. Porém não desista! As carnívoras pedem isso: Persistência e paciência.
Eu mesmo estou apanhando de uns chatinhos aqui. (põe casaco, tira casaco, põe casaco :x )

Em todo caso, o melhor a se fazer é:

a) Deixar a estufa (caso seja) aberta para respirar um pouco todo dia, visando a troca de ar;

b) com um palito de dente, remova o fungo que está lá. Alguns aconselham, depois de removido, separar essas sementes noutro subtrato (eu não faço por preguiça mesmo, algumas até voltam, mas eu removo quantas vezes insistirem em voltar :lol: );

c) Há o Dimy Enxofre. Cujo uso é direcionado às plantas adultas e atualmente o testo em algumas de minhas sementes (com o danado do fungo), mas não achei afirmações de que se possa usar em sementes. Portanto, a não ser que apareça alguém mais experiente e afirme isso, não é recomendado, sendo somente um apontamento sobre a existência do mesmo em combate à fungos e ácaros. (Caso as minhas não sejam afetadas e brotem, daí, a nível pessoal, poderei indicar o mesmo).

De resto, é bem difícil ter um ambiente úmido e abafado e não, ocasionalmente, conviver com fungos. É ter paciência e mãos cirúrgicas (o que não é meu caso) HAHAHAHAHAHAHA.

Contudo, desejo sorte por aí e que consiga dar fim, pelo menos temporariamente, nessa situação. : joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

A melhor solucao é plantar sementes frescas. Em 30 dias elas comecam a nascer. Faca tbem um controle de umidade abrindo a miniestufa se necessario para evitar fungos e algas. Para o caso de fungos pode usar um fungicida da linha forth.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk



jleonel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Fev 2017, 09:30
Localização: São Luís - MA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por jleonel »

Aproveitando esse tópico, gostaria da ajuda de vocês. Tentei germinar umas sementes de Nepenthes e o fungo se espalhou em quase todas as sementes, ficando apenas uma sobrevivente. Eu devo tirar o seedling de onde ela está?

Imagem


Rafael Wolf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Set 2019, 10:24
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Rafael Wolf »

Muito obrigado pela ajuda. Vai me dar uma super força com a minha germinação aqui! Muito obrigado.


danielffeijo
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 07 Fev 2020, 08:28
Localização: Fortaleza/Ceará

Mensagem por danielffeijo »

vcs já usaram a calda bordalesa me plantas carnívoras adultas do porte das Nepenthes? Foi prejudicial?

R. isso é veneno para pc.

***
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem