Há algum substrato que possa reduzir a incidência de gnats?

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Há algum substrato que possa reduzir a incidência de gnats?

Mensagem por danilo92 »

Eu sei que o aparecimento de gnats tem muito relação com a rega/excesso de umidade.
Contudo, se eu deixar diferentes substratos em uma mesma condição.

Há algum substrato que possa naturalmente gerar uma incidência menor quanto ao aparecimento de gnats (ou qualquer outra praga/fungo/etc)?

Cito mais especificamente os gnats, por ser uma praga que reside no substrato e ser muito comum no cultivo.

Obrigado pelos esclarecimentos!


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não, não há substrato. até mesmo em terra aparece gnat.

sugestão deixar acima todo coberto com areia. assim mais óvulos não chegam ao substrato, e os de baixo sem saída morrem por lá mesmo.

***

mas aguarde mais dicas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Eu também usaria a técnica de colocar areia por cima do subs, ou uma fita amarela que dizem que funciona bem, só não sei informar onde vende ou melhor, depois de combatida a infestação, salpique sementes de Droseras, como a burmannii, por cima do substrato, porque elas são rasteiras, cobrem o subs


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Edson Poscai escreveu:não, não há substrato. até mesmo em terra aparece gnat.

sugestão deixar acima todo coberto com areia. assim mais óvulos não chegam ao substrato, e os de baixo sem saída morrem por lá mesmo.

***

mas aguarde mais dicas. : joia :
Eu cheguei a colocar areia fina, mas pra minha tristeza voltaram a aparecer (em menor número, mas apareceram).
Estava pensando na possibilidade de fazer um substrato com fibra de coco e pó de coco. Penso que o tanino pode vir a ser um inibidor e acredito q venha a reter menos água que os demais substratos. O fator negativo é que o ph da fibra/pó de coco é neutro, enquanto as Dionaeas precisam de um substrato mais ácido, mas pretendo testar em uma dionaea típica.

Mais uma vez, obg Edson! : joia :
Fernando123 escreveu:Eu também usaria a técnica de colocar areia por cima do subs,ou uma fita amarela que dizem que funciona bem,só não sei informar onde vende
Obg pela ajuda Fernando! Eu pretendo comprar essa fita, cheguei até a procurar, mas estava em falta. O bom dela é que você não só combate os gnats, como tbm passaa ter noção do quanto os gnats estão presentes em seu cultivo, servindo de alerta.
Quanto às droseras, de fato ajudam, mas dps que eu vi uns gnats andando no substrato lotado de droseras... eu perdi um pouco a esperança nelas.

O que me ajudou a matar os mosquitos foi o SBP a base de água. Não agrediu nenhuma das plantas (dionaea, pinguicula, drosera, nepenthes, cephalotus, heliamphora, orquídea, etc...). O único detalhe é que devem usar a tardinha, pois é quando o sol está mais fraco, evitando assim que suas plantas se queimem. Após aplicar o SBP devem esperar alguns minutos (eu deixei uns 30min) e depois reguem para tirar o excesso.

Resolvi testar o SBP depois que vi esse vídeo, caso queiram usar o SBP assistam a esse vídeo a fim de usá-lo corretamente:

Edson Poscai escreveu:não, não há substrato. até mesmo em terra aparece gnat.

sugestão deixar acima todo coberto com areia. assim mais óvulos não chegam ao substrato, e os de baixo sem saída morrem por lá mesmo.

***

mas aguarde mais dicas. : joia :
Verifiquei a existência de um produto americano apropriado justamente para o combate aos gnats... mas infelizmente não vende por aqui.
Dá uma olhada depois, acho que poderia ser uma solução definitiva.

Gnat Nix!
https://growstone.com/the-goods/gnat-ni ... t-control/


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem