Invasão de formigas na dionaea, como acabar?

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Invasão de formigas na dionaea, como acabar?

Mensagem por Felipe Siebert »

Pessoal sei que existem alguns tópicos sobre o assunto, porém estou tendo dificuldade em achar o certo... O caso é simples, muitas e muitas formigas de vários tipos e tamanho estão andando por entre as minhas dios, até ai tudo bem, elas não estão danificando as plantas, porém estão sendo capturadas pelas armadilhas, uma das minhas dio já está com 4 armadilhas fechadas, ambas com formigas, nela, restam só duas abertas e outras três nascendo.. Ontem eu fiz uma solução com agua, pimenta e alho e borrifei um pouco na base onde deixo os potes em cima, melhorou um pouco, mas ainda vejo uma ou outra andando. Então, como eu faço para acabar ou afastar essas bixinhas?

Agora é torcer para as essas quatro não soltarem ácido. Seria triste perder quatro armadilhas de uma só vez.

Obrigado.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

as vezes tenho problemas com as formigas invadindo o bebedouro dos beija-flores, então pincelo na parede, em volta do gancho onde penduro a garrafinha, uma mistura de óleo de cozinha com alho. É só amassar um dente de alho e misturar um pouco de oléo de cozinha. Deixa descansar por uns 15 minutos e pincele em volta do vaso.. aqui eu cubro uma faixa de mais ou menos 3cm... Acho q eu faria o mesmo ou na bancada, em volta do vaso, ou no entorno do proprio vaso...

: joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Pimguim escreveu:Pessoal sei que existem alguns tópicos sobre o assunto, porém estou tendo dificuldade em achar o certo... O caso é simples, muitas e muitas formigas de vários tipos e tamanho estão andando por entre as minhas dios, até ai tudo bem, elas não estão danificando as plantas, porém estão sendo capturadas pelas armadilhas, uma das minhas dio já está com 4 armadilhas fechadas, ambas com formigas, nela, restam só duas abertas e outras três nascendo.. Ontem eu fiz uma solução com agua, pimenta e alho e borrifei um pouco na base onde deixo os potes em cima, melhorou um pouco, mas ainda vejo uma ou outra andando. Então, como eu faço para acabar ou afastar essas bixinhas?

Agora é torcer para as essas quatro não soltarem ácido. Seria triste perder quatro armadilhas de uma só vez.

Obrigado.
Você está deixando a planta num prato/bacia com água em baixo? Estranho elas terem acesso às plantas... Talvez o mais simples no seu caso seja verificar um lugar onde não teria como as formigas entrarem...

Aqui só aquelas pequenas de açucar acabam entrando nos vasos mas as droseras agradecem! hehehehe


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Aqui só aquelas pequenas de açucar acabam entrando nos vasos mas as droseras agradecem! hehehehe
não sei se são estas, ou algum inseto 50%formiga+50%aranha :?

estes secam byblis, indica, hartmeyrorum. estas as q conheço. eu tinha um vaso cheio de mudas de byblis guehoy, 2/3 dias secaram tudo e agora a ultima já tá murcha. mudas de indica não tenho mais, tenho mudas de hart penso por poucos dias.

agora fiz uma mistureba, como diria nosso amigo Paulo, alho+fumo+pimenta+enxofre+alcool+folha de mamona :shock: :shock: para testes nas mudas de pimentas e com certeza farei testes nas pc's. mas esclareço, não indicado, farei testes primeiro...

de folha de mamona (video no youtube por técnicos da EMATER), já usei para pulgão em hastes de droseras e em dionaeas e foi ótimo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu: estes secam byblis, indica, hartmeyrorum. estas as q conheço. eu tinha um vaso cheio de mudas de byblis guehoy, 2/3 dias secaram tudo e agora a ultima já tá murcha. mudas de indica não tenho mais, tenho mudas de hart penso por poucos dias.
aqui nunca secaram... minhas indicas morreram mas foi depois das hastes! As byblis (tanto guehoi qnt liniflora) estão crescendo bem. Raramente vejo algo preso nelas, o que tem são insetos voadores... uns pernilongos, mosquitos de fruta e coisas do tipo mas vou ficar de olho pra ver se nesses as formigas andam entrando.

As burmannii e as pigmeas só se desenvolvem graças ao tanto de formiga que capturam hehehehe

Por falar nisso, tenho uma burmannii toda verde já grande novamente! Preciso tirar uma foto pra te mostrar


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

As plantas estão em bogs, então elas não tem a água como barreira... elas estão na frente de minha casa, e esse é o único lugar onde eu consigo garantir 4 horas de sol direto (das 9h as 13h), minha casa não tem fundos, e qualquer outro lugar o tempo de sol cai para apenas 1 hora... As formigas são essa comuns mesmos.. tem das pequenas e das graúdas, as pequenas nunca soltam ácido nas armadilhas, já as bitelas... É batata... Vi em muitos lugares o pessoal usando a mistura de meio copo de agua com meio copo de detergente, borrifando nos lugares para afugenta-las.. Vou fazer o teste, mas essa solução logo se desfaz, se não tiver jeito vou tentar passar uma mistura de óleo, alho, pimenta e canela em volta do pote, e se ainda assim persistirem, coloco uma pratinho com agua e detergente, e ainda passo vaselina nos potes.. kkk faço qualquer coisa para não ver mais minhas armadilhas morrendo por causa delas...

Obrigado pelas dicas pessoal, aproposito, estou testando uma armadilha para mosca branca que criei, muito boa mesmo, é um grude num plástico amarelo, que não sai e não seca por nada, e muito simples de fazer, daqui uns dias farei um post exclusivo para compartilhar a ideia...

Abraços : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem