gnats + cephalotus

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

gnats + cephalotus

Mensagem por eduf »

Opa, beleza pessoal?

Tenho um cultivo relativamente grande dentro de casa em ambientes que obviamente estão com umidade sempre próximo a 100% e hoje fui dar uma manutenção em tudo e achei no solo da minha estimada cephalotus adulta uma quantidade absurda de larvas de fungus gnats.

Buscando informação pela web achei que a melhor solução para reduzir o problema é trocar o solo completamente e sabemos que as cephas tem uma grande tendência a mortalidade após troca de vaso e solo. Eu estava planejando trocar ela de vaso somente na primavera (lá por novembro) sem mexer na composição atual do solo que é puro musgo e adicionar turfa + areia em volta dela.

Alguma ideia de como posso fazer o controle das larvas sem precisar substituir o solo?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Se a planta está saudável, pode trocar o substrato agora. É bom também verificar o restante do cultivo.

Algumas sugestões neste tópico. : joia :
fungus-gnat-t2835.html


Abç


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Olá Eduf.
Olha infelizmente trocar o substrato é o único meio, já que alem das larvas deve ter vários ovos, então se tentar controlar somente as larvas seria como enxugar gelo.
E acredito também que esse maldito vai estar infestado em vários vasos, logo o melhor é avaliar o dano.

Boa sorte!

Abraços


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O ideal seria trocar o substrato de todo o cultivo, mas dependendo da quantidade de plantas que possui isso demandaria tempo e muito dinheiro. Preventivamente use o bioinseticida Dimy Pel para lidar com as larvas e, para os insetos adultos, use armadilhas colantes de cor amarela ;) .

Boa sorte, pois vai precisar :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

o que me deixa mais irritado é que achei eles também nas seedlings que ainda não tem tamanho para transplante e nas sementeiras que ainda não deram sinal visivel de germinação. Só notei que havia algo errado a partir do momento em que as armadilhas de dios com poucos mm de tamanho estavam se fechando. O estranho é que não vejo adultos voando aqui (o cultivo indoor fica dentro do meu escritório e passo muitas horas aqui do lado das plantas).

Fazer transplante com a previsão do tempo avisando que terá temperaturas próximas a zero nos proximos dias é desanimador.

Ah, uma duvida importante: Qual melhor substrato para usar depois da infestação nas dios e cephas?

Tenho na mão todas as opções: Turfa, perlita, areia de construcao e de aquario, musgo chileno e musgo comum desidratados e musgo comum vivo.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

Certa vez eu tive o desprazer de ter o maldito gnats em minhas plantas.
Eu resolvi comprando um acaro que é predador das larvas e dos ovos.
Comprei nessa empresa https://www.promip.agr.br/ o problema é o frete, mas penso que vale tudo para salvar nossas plantas.
Estava esquecendo o produto o acaro é esse https://www.promip.agr.br/stratiomip.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

rdrgobra escreveu:
O ideal seria trocar o substrato de todo o cultivo, mas dependendo da quantidade de plantas que possui isso demandaria tempo e muito dinheiro. Preventivamente use o bioinseticida Dimy Pel para lidar com as larvas e, para os insetos adultos, use armadilhas colantes de cor amarela ;) .

Boa sorte, pois vai precisar :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa
achei o dimy pel aqui na leroy merlin.. posso usar sem medo? aplico em tudo sem medo/dó no substrato ou alguma recomendação? a fita amarela estava muito caro e descobri que tenho fita isolante amarela.

Achei várias recomendações que o melhor "tratamento" para o gnat adulto é drosera e ou pings.

Quero que o transplante completo de substrato seja a ultima opção possível, a minha cepha eh a "filhinha do papai" :D :D As dios vou mudar o substrato sem problema, elas não sofrem nada com isso. A cepha veio de um grande produtor, possivelmente eles vieram nela e se espalharam pelo meu cultivo indoor, antes disso nunca tive experiências com gnats aqui, apenas aquelas moscas de banheiro que curtiam vir aqui visitar as carnivoras e viravam comida rapidamente.

Paulo: vou tentar o dimy pel que está aqui na minha mão, se não funcionar apelo para sua dica. Obrigado!

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img921/2163/kxBYLW.jpg[/thumbnail]

estava inspecionando o musgo e olha o que achei... que praga é essa? :shock: :shock: :shock:


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Olá Eduf!

Se for um minusculo inseto ai trata-se de um Colêmbolo, ele não é uma praga, até ajuda na alimentação de pequenas dróseras.
Com ele não precisa se preocupar. : joia :

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

certeza? tem muitos, muitos deles andando em todo substrato... eles "saltam" e somem. confirma?


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

eduf escreveu:certeza? tem muitos, muitos deles andando em todo substrato... eles "saltam" e somem. confirma?
Exatamente, fique tranquilo!

Abs.


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem