cianobactérias: causas, sintomas e consequências??
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradecimentos: 1 vez
cianobactérias: causas, sintomas e consequências??
galera,
desconfio que o substrato das minhas dionaeas está com cianobactérias, tá com uma gosma verde intensa por cima do musgo...
1-gostaria de saber os sintomas na planta para ter certeza de que é realmente cianobactéria??
2-quais as consequencias dessas cianobactérias nas minhas plantas??
3- (MAIS IMPORTANTE) Quais as causas da cianobactéria?? ou seja, Daonde elas vêem??? preciso saber como elas são formadas para q no próximo substrato que eu preparar, conseguir evitar outro atque delas...
Obrigado!
desconfio que o substrato das minhas dionaeas está com cianobactérias, tá com uma gosma verde intensa por cima do musgo...
1-gostaria de saber os sintomas na planta para ter certeza de que é realmente cianobactéria??
2-quais as consequencias dessas cianobactérias nas minhas plantas??
3- (MAIS IMPORTANTE) Quais as causas da cianobactéria?? ou seja, Daonde elas vêem??? preciso saber como elas são formadas para q no próximo substrato que eu preparar, conseguir evitar outro atque delas...
Obrigado!
- Dimas Mascarello
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 137 vezes
Vamos lá.
Tudo isso só serve se for no inicio. Se a cianobactéria tomar conta do vaso não tem oque fazer, apenas trocar o substrato logo.
Obs: Não reaproveite o substrato!
Se tiver gosma verde em cima do substrato e estiver exalando mal odor. Sim! é cianobactéria.ThiMax escreveu:galera,
Falta de sol e muita água. Diminua um pouco a quantidade de água e aumente consideravelmente a exposição solar.ThiMax escreveu:2-quais as consequencias dessas cianobactérias nas minhas plantas??
Essa pergunta está respondida acima. Elas são provenientes da baixa intensidade solar e muita umidade.ThiMax escreveu: 3- (MAIS IMPORTANTE) Quais as causas da cianobactéria?? ou seja, Daonde elas vêem??? preciso saber como elas são formadas para q no próximo substrato que eu preparar, conseguir evitar outro atque delas...
Tudo isso só serve se for no inicio. Se a cianobactéria tomar conta do vaso não tem oque fazer, apenas trocar o substrato logo.
Obs: Não reaproveite o substrato!
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
-
- Membro ativo (1)
Olá Dimas!!! Muito obrigado pelas respostas...
mas, na numero 2, você num deixou klaro o q acontece com as plantas em caso de ter cianobactérias no substrato... vai mudar os aspecto delas em alguma coisa? apodrecer raiz?
mas, na numero 2, você num deixou klaro o q acontece com as plantas em caso de ter cianobactérias no substrato... vai mudar os aspecto delas em alguma coisa? apodrecer raiz?
- Dimas Mascarello
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 137 vezes
Sim, a cianobactéria debilita a planta e leva a morte. As folhas começam ficar amareladas depois pretas e secam.
Aqui temos um exemplo.
[img]http://img19.imageshack.us/img19/189/jlwk.jpg[/img]
Aqui temos um exemplo.
[img]http://img19.imageshack.us/img19/189/jlwk.jpg[/img]
Bendição que eu carrego comigo
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradecimentos: 14 vezes
boa tarde.
já que as cianobactérias são meio alga e meio bactéria, será que a aplicação de algum inseticida, como o dimmy pronto, ajudaria a combater esta praga?
estou com dificuldade para eliminar (ou pelo menos controlar) esse problema....
até mais,
tuco.
já que as cianobactérias são meio alga e meio bactéria, será que a aplicação de algum inseticida, como o dimmy pronto, ajudaria a combater esta praga?
estou com dificuldade para eliminar (ou pelo menos controlar) esse problema....
até mais,
tuco.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
O único produto eficaz no combate a esta praga e o Estolato de eritromicina, mas já lhes adianto que o mesmo é um remédio (isso mesmo remédio) com venda controlada. Quem é aquarista se vê obrigado a uma hora se valer dele para eliminá-las ou então o hobby se torna inviável. Abaixo deixo um link para um tópico num fórum de aquariofilia que trata deste assunto:
Tratamento contra cianobactérias em aquário
Abs,
Rodrigo F. Costa
Tratamento contra cianobactérias em aquário
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
@Tuco, acredito q seria uma faca de dois "legumes", ao aplicar inseticida comercial, você correria risco de matar tb suas dionaeas, visto q são bastante sensíveis até pra água clorada, qnto mais para inseticidas...
@Rodrigo: conheço eritromicina, é um antibiótico, sabe me dizer se ele agride as dionaeas tb ou somente as cianos???
@Rodrigo: conheço eritromicina, é um antibiótico, sabe me dizer se ele agride as dionaeas tb ou somente as cianos???
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Thiago, conforme informação no link que passei este produto só afeta as ciano, não produzindo qualquer efeito negativo nas plantas. O problema é como adquiri-lo sem a devida prescrição médica, visto que o mesmo é um remédio cuja receita fica retida na farmácia.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Thveigas
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradecimentos: 6 vezes
Então... Seria isso as malditas cianobactérias? ¬¬ o substrato está bem esverdado, mas o mesmo não tem nenhum odor ruim, o que me alivia um pouco. Os seeds de d. burmannii só nasceram quando o substrato ficou verde, o que me alivia mais ainda...
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-VHPA ... 5_1286.JPG[/thumbnail]
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-VHPA ... 5_1286.JPG[/thumbnail]
-
- Membro ativo (1)
@Rodrigão, estamos no Brasil, o país do "geitinho" (com g mesmo, rs) 
@Thveigas: Sim, num é bem a cor, mas, conseguiu reparar a gosma q está se alastrando por cima do substrato... o meu ainda tá pior q você, acho q vou usar a eritromicina mesmo...

@Thveigas: Sim, num é bem a cor, mas, conseguiu reparar a gosma q está se alastrando por cima do substrato... o meu ainda tá pior q você, acho q vou usar a eritromicina mesmo...
-