Boa tarde pessoal,
Procurei aqui no forum algum tópico comentando sobre esse problema, mas só achei coisas de fungos e acredito que o meu sao com vermes...
Encontrei nos vasos onde semeei droseira capensis alba e estao com uns 70 dias, ja germinando, aí olhando de perto encontrei alguns "bigatos" no musgo, que por sua vez já está verdinho... retirei alguns bigatinhos, mas tem outros q somem no fundo do musgo, meu medo é de que eles se alimentam... alguem sabe que tipo de inseticida posso aplicar e qual a proporçao? Os inceticidas que vi no forum comentava sobre fungos, mas nao sei se tem a mesma eficiencia.
Muito obrigado.
Larvas no musgo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Marcelo,
Pelo descrito acredito que sejam nematóides ou fungus gnat. Dê uma olhada nestes links,
fungus gnat
nematoides
São pragas que se alimentam das raízes das plantas, mas como você só tem sementes no vaso não é um problema imediato.
Inseticidas não resolvem. O ideal é descartar totalmente o substrato contaminado, evitando assim que este contamine outras plantas.
Abç.
Pelo descrito acredito que sejam nematóides ou fungus gnat. Dê uma olhada nestes links,
fungus gnat
nematoides
São pragas que se alimentam das raízes das plantas, mas como você só tem sementes no vaso não é um problema imediato.
Inseticidas não resolvem. O ideal é descartar totalmente o substrato contaminado, evitando assim que este contamine outras plantas.
Abç.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Marcelo, eu suspeito que estes "bigatos" sejam uma das pragas que o Marciel disse, mas há uma solução contra eles; existe um bio-pesticida que tem por base o Bacilus thuringensis, uma bactéria inofensiva a mamíferos, aves, répteis e anfíbios, porém mortífera contra larvas de mosquitos e largartas
.
Este produto é comercializado com nome de Dimy Pel e pode ser encontrada em Gardens Centers ou então na Web, de forma que o mesmo será a salvação para seu cultivo
.
Obs.: Se o problema for nematóides então apenas a troca do substrato por um novo e esterilizado resolverá o problema.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Este produto é comercializado com nome de Dimy Pel e pode ser encontrada em Gardens Centers ou então na Web, de forma que o mesmo será a salvação para seu cultivo

Obs.: Se o problema for nematóides então apenas a troca do substrato por um novo e esterilizado resolverá o problema.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 4 vezes
Pessoal, venci o bixo! =)
Como o cultivo estava para morrer, eu coloquei em quarentena e tirei toda o excesso de umidade do musgo e mantive no sol fraco por algumas horas no dia (3h sol fraco). Mantive a rega somente umidificando o musgo, todos os dias, as vezes mais de uma vez no dia de modo q ficasse sempre úmido mas não encharcado.
Eram alguns dias, 1 semana +-, os bixos sintam e nunca mais os vi (fdp), depois algumas secaram mas pq pegaram sol forte por engano e outras quando troquei de vaso =/
Mas ficou uma pra contar a história!! Está com cerca de 2mm (nanica mesmo) mas ta viva... demorando pra desenvolver, mas agora vou insistir nela e fazer oq o Marciel sugeriu num tópico, colocar no substrato um pouco de comida de peixe esmagada... coisa pouca, pois ver se pega no tranco...
Mas.... os bichos morreram, cretinos de uma figa hehe.
Na próxima leva de semente vou criar uma "encubadora" com tela ou mosquiteiro pra cultivar sementes até q cresçam o bastante para se virarem sozinhas!
Como o cultivo estava para morrer, eu coloquei em quarentena e tirei toda o excesso de umidade do musgo e mantive no sol fraco por algumas horas no dia (3h sol fraco). Mantive a rega somente umidificando o musgo, todos os dias, as vezes mais de uma vez no dia de modo q ficasse sempre úmido mas não encharcado.
Eram alguns dias, 1 semana +-, os bixos sintam e nunca mais os vi (fdp), depois algumas secaram mas pq pegaram sol forte por engano e outras quando troquei de vaso =/
Mas ficou uma pra contar a história!! Está com cerca de 2mm (nanica mesmo) mas ta viva... demorando pra desenvolver, mas agora vou insistir nela e fazer oq o Marciel sugeriu num tópico, colocar no substrato um pouco de comida de peixe esmagada... coisa pouca, pois ver se pega no tranco...
Mas.... os bichos morreram, cretinos de uma figa hehe.
Na próxima leva de semente vou criar uma "encubadora" com tela ou mosquiteiro pra cultivar sementes até q cresçam o bastante para se virarem sozinhas!
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Por um lado fico feliz que tenha conseguido se livrar desta praga e por outro triste que ela tenha feito um baita estrago por aí. Bom, o jeito e não esmorecer e seguir em frente, portanto eu desejo que obtenha sucesso em suas futuras tentativas de cultivo.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 4 vezes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Bom, a planta é pequena é durante mais 2 meses ela precisará de cuidados
. Proteja-a do Sol forte e da chuva, pois deste tamanho a mesma ainda não esta apta a suportar os rigores do clima
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-