Roberta Duval escreveu:Aqui, tenho gostado muito desses pequenos habitantes...
Os descobri a bem pouco tempo...e a pesar de ser um indicativo da qualidade do substrato para as pc (organico) tenho visto um trabanho muito bom com relação a fungos!!
Tenho um pote com sementes de N.truncata e lá joguei alguns desse "bichinho" antes eu não conseguia controlar os fungos que sempre atacavam as sementes de Nep...agora são poucos os focos de infestação...elas ajudaram muito nisso...mesmo sem saber se vou obter germinação...vejo que a interação é positiva!! Além de se alimentarem do que não é desejavel em nosso cultivo, se propagam rapida e facilmente por todos os vasos e vejo que as utricularias terrestres tbm estão se desenvolvendo melhor...pode ser pura coincidência...
Até agora não vejo pontos negativos!!
A presença dele aqui pra mim tem sido ótima!!
Pois veja só, Roberta, que falta nos faz pesquisar antes e agir depois...
Não havia muitos deles, mas alguns apenas e ao percebê-los nos vasos, imediatamente os associei a "pulgões", principalmente pelo abdome segmentado, o que me sugeriu que fosse nocivo às PC... O resultado foi uma "operação relâmpago" de mudança de substrato em plantas que estavam saudáveis, imersão total de vasos em água, tratamento de choque que estressa as plantas expondo-as a riscos, pelo visto, desnecessários.
Se tivesse vindo aqui antes, saberia que não só são inofensivos, como contribuem para o bem estar das nossas PCs.
Ainda bem que, mesmo um pouco tarde, resolvi pedir ajuda a vocês, pois o próximo passo, sem dúvida, seria pulverização com inseticida e todos nós sabemos como isso não é nada legal para plantas de raízes sensíveis como as nossas.
Obrigado pela ajuda!
FT