Ácaros ou Pulgões na nepenthes

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Ácaros ou Pulgões na nepenthes

Mensagem por Renio »

Salve galera do fórum.

Hoje de manhã fui olhar minha nep e vi algumas formigas andando pelas folhas, como já fui informado que as formigas por si só não são problema nem dei muita bola, porém quando examinei uma folha mais de perto vi um bichinho minúsculo branco/transparente andando na folha, era tão pequeno que não foi possível tirar foto dele.

Esse achado me deixou preocupado pois pelo que vi as formigas são atraídas pelo excremento de pulgões e outros bichos que se alimentam de seiva.

Pesquisei em algumas postagens daqui do forum mesmo e vi o pessoal recomendando o dimmy para esses casos, mas queria saber se vocês tem mais alguma recomendação.


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Além da Dimmy, outras marcas comerciais de inseticidas para plantas mais conhecidos são os da Forth e Kelldrin. Muitos cultivadores utilizam o SBP a base de água também.
Existem algumas receitas caseiras também que utilizam sabão de coco, detergente, fumo, óleo de neem ou querosene.
Vai do seu critério escolher qual usar.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

importante, você deduzo estar iniciando, só aplicação após 17:00 sem sol. não utilize nada de composição com cobre.

nada em exagero,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Tudo que for usar, além das dicas que já te passaram, use luvas e um pano na boca e nariz para não inalar nada tóxico. Aqui uso o SBP a base de água por ser mais fácil de achar, diluo bem 3 jatos em 500ml de água em um borrifador, mas depende do tanto de inseto tem, sempre usar com cautela.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

Muito obrigado pelas respostas galera, vou esperar um pouco e observar mais pra ver qual medida tomar pois os bichos que eu vi tirei a mão mesmo e até agora não vi mais nenhum, então acho eu que a situação não está tão preocupante assim. De qualquer forma acho que vou acabar optando pelo sbp a base de água pois pelo que parece ele é o mais ´´tranquilo`` de usar, e também por que tenho gato aqui em casa e tenho receio de usar um veneno mais forte e acabar fazendo mal.

Mas é isso, valeu pela atenção amigos!


Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

atualização galera,
além dos ácaros aparentemente tem fungus gnat também pois vi uma larvinha no substrato.
será que esse sbp a base de água é bom contra as larvas também ou vou ter que usar 2 inseticidas diferentes?
notei também que em algumas regioes o sphagno ta ficando meio preto. será que troco logo de substrato também?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

O bom do SBP a base de água é que mata as dois, você pode borrifar nas folhas e no substrato, deixa agir um tempo e depois pode enxaguar. Pode seguir a dica que te dei, como o SBP tem uma espuma branca oleosa, não borrife direto do frasco, dilua em água agitando bem em um borrifador, aí sim aplique. Sobre a cor do substrato, depois posta uma foto pra gente ver o que pode ser.

Obs: Sempre aplicar no final da tarde, nunca com sol.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

Valeu pelas dicas ennio, sobre o substrato, é normal ele ficar meio preto ou é alguma coisa? Tenho medo dele estar apodrecendo sei la
Vi que tem algumas partes ficando verde também mas sem aquele lodo de cianobactéria só verde mesmo.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Renio escreveu: 01 Set 2021, 23:53 Valeu pelas dicas ennio, sobre o substrato, é normal ele ficar meio preto ou é alguma coisa? Tenho medo dele estar apodrecendo sei la
Vi que tem algumas partes ficando verde também mas sem aquele lodo de cianobactéria só verde mesmo.
O ideal é postar uma foto pra gente ver.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

Imagem Imagem Imagem ImagemImagem ai algumas fotos.
Esse da primeira foto era o mais escuro e eu acabei tirando ele por precaução.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem