Formigas e caracóis na nepenthes

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Formigas e caracóis na nepenthes

Mensagem por Renio »

Salve pessoal
Então, de madrugada eu tenho o costume ir olhar a minha nep pra ver como tão as coisas com ela, e nesses últimos 3 dias eu vim encontrando uns caracoizinhos pequenos no substrato . Eu to removendo eles manualmente mesmo mas quase sempre quando vou olhar de noite tem um la kkkkkk. E hoje de manha notei umas formiguinhas andando no substrato e ao redor do vaso (talvez porque eu tenha regado a planta hoje, não sei dizer).

Queria saber se alguém tem alguma recomendação do que fazer quanto a esses bixinhos ( principalmente em relação aos caracóis pq ouvi dizer que eles comem as raízes e isso me deixou meio preocupado kkkk)

Outra coisa é que todos os caracóis que encontrei estavam no substrato, nenhum nas folhas, e também não vi nenhuma folha ´´mordida``. Será que eles tão se alimentando do sphagnum?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

formiga não é problema, caracóis sim.

retire sempre que vê-los. busque por acima do substrato algo que deixa uma fina camada áspera. lesma e caracóis não andam em superfície áspera.
em terra é usado casca de ovo bem fininha. veja se consegue cac, casca de arroz triturada e solte acima deixando uma camada superior. o cac se você achar será bom, lhe servirá para substrato.

há tbm produtos para lesmas. veja em lojas de produtos de jardinagem de sua região. estes devem ficar potinhos próximos, ou ao redor. leia bem antes de comprar, só vi e não comprei de medo de cachorros de casa.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

Muito obrigado Edson, vou tentar procurar pela cac ou talvez algum lesmicida mesmo.
Sobre a casca de ovo, não tem perigo dela começar a se decompor no substrato não?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

casca ovo indicada em outros cultivos, de terra.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Renio eu já tive problemas com lesmas na minha horta, e eram tantas que só captura-las não resolvia. Então tive que optar pelo lesmicida. Eu utilizei o da Kelldrin e foi excelente aqui na horta. Só seguir as instruções do fabricante que você elimina os caracóis.
Imagem


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem