Arapuás/Sanharóis no musgo

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Arapuás/Sanharóis no musgo

Mensagem por carllosanndre »

Olá pessoal, gostaria de tirar mais uma dúvida com vocês! Minhas Nepenthes estão recebendo a visita de muitos Arapuás/Sanharóis, aquelas abelhas pretas sem ferrão que nos atacam se enrolando nos pêlos e cabelos! O problema é que eles estão ficando no musgo, revirando, cavando buracos e por conta disso o musgo aparenta estar perdendo a retenção de líquidos. Alguém já passou por isso? Não sei exatamente o que fazer pois abelhas são essenciais para o meio ambiente e sei que tem uma ligação entre abelhas e plantas e não vou e nem quero matá-las! Não quero afastá-las das minhas plantas, mas sim do musgo.
Imagino que elas não depositam larvas que comam raízes, mas não sei exatamente o que fazem tanto no musgo! Desde já agradeço a ajuda de todos!


Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por carllosanndre »

Imagem

Esse é o safadinho que está revisando o musgo!


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Nessa época do ano quando temos pouca chuva e consequentemente ar seco, aqui também aparecem esses e os marimbondos, se você aproximar bem de perto vai ver que eles coletam água para levar para os ninhos ou colmeias, não sei o nome específico. Eles tem uma grande importância assim como as abelhas na polinização na natureza. O que pode fazer é colocar um vaso com musgo mais encharcado que os outros, e vai notar que eles vão procurar mais ele que os outros vasos.

Abraço!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por carllosanndre »

Aqui na minha região está chovendo todos os dias, quando dá uma estiada eles aparecem! Percebi que esses arapuás estavam sugando a seiva de uma planta comum e que também estão no musgo de uma das Nepenthes! Esse musgo está escurecendo e ficando com uma aparência de velho, mesmo não sendo, tem 3 meses, mas tenho que dizer que não sei o tempo útil do musgo, creio que mais de três meses deveria durar! Por isso fiquei com medo de que esses arapuás possam ser um problema futuro, se já não estiverem sendo rsrs.
enniolima escreveu: 08 Mai 2021, 15:01 Nessa época do ano quando temos pouca chuva e consequentemente ar seco, aqui também aparecem esses e os marimbondos, se você aproximar bem de perto vai ver que eles coletam água para levar para os ninhos ou colmeias, não sei o nome específico. Eles tem uma grande importância assim como as abelhas na polinização na natureza. O que pode fazer é colocar um vaso com musgo mais encharcado que os outros, e vai notar que eles vão procurar mais ele que os outros vasos.

Abraço!


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Não creio que tenha alguma relação com elas, aqui em casa elas tem uma colmeia no muro, bem próximo as minhas plantas, nunca me deram problema.



https://abelha.org.br/o-papel-das-abelh ... egradados/


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

enniolima escreveu: 08 Mai 2021, 17:24 Não creio que tenha alguma relação com elas, aqui em casa elas tem uma colmeia no muro, bem próximo as minhas plantas, nunca me deram problema.
https://abelha.org.br/o-papel-das-abelh ... egradados/
infelizmente, o oposto para muita flores Ennio, destroem a flor.

sugam a flor no começo na parte de baixo, a flor cai antes do tempo sem polinização. perdendo-se a possibilidade de frutos. muitos causos. tratando-se de arapuá.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 08 Mai 2021, 18:52
enniolima escreveu: 08 Mai 2021, 17:24 Não creio que tenha alguma relação com elas, aqui em casa elas tem uma colmeia no muro, bem próximo as minhas plantas, nunca me deram problema.
https://abelha.org.br/o-papel-das-abelh ... egradados/
infelizmente, o oposto para muita flores Ennio, destroem a flor.

sugam a flor no começo na parte de baixo, a flor cai antes do tempo sem polinização. perdendo-se a possibilidade de frutos. muitos causos. tratando-se de arapuá.

Realmente, li sobre isso agora. Aqui pelo que parece elas ficam mais nas flores do pé de manga, não chegam a pousar nas flores das PCS, só vão pegar água do musgo as vezes. Mas é bom saber de quem tem mais experiência no cultivo. Valeu Edson!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Oi carllos, é como o ennio falou, essas abelhas/marimbondos estão procurando água no substrato das suas plantas. Uma forma de impedir o acesso dos insetos ao musgo é a adição de um substrato protetor por cima do musgo, como por exemplo pedrisco, areia, casca de pinus (tratada e sem tanino) ou chips de coco (tratado e sem tanino). Esses que eu falei são algumas opções que você pode utilizar fazendo uma cobertura (mais ou menos um dedo (horizontal) de altura), esse materiais vão dificultar o acesso dos insetos ao restante do substrato. Sobre o escurecimento do musgo, isso é normal, se você der uma mexida nele, vai perceber que porções mais profundas do musgo no vaso não estarão escurecidas. É comum a parte superior escurecer, porque ela está sofrendo os intemperes do tempo 24 hrs (frio, calor, chuva, sol, vento, microrganismos) e isso provoca a decomposição desse musgo na superfície o que provoca o escurecimento.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por carllosanndre »

Obrigado pela ajuda de todos! Vou fazer as dicas que me deram aqui!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem