Uso de própolis como fungicida - Experimento

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Uso de própolis como fungicida - Experimento

Mensagem por enniolima »

Pessoal, gostaria da opinião de vocês se alguém já ultilizou, e se tiveram algum resultado positivo. Estava com algumas Dionaeas com fungos, já tinha até dado como perdidas pois já perdi muitas assim, o fungo primeiramente ataca a folha e vai descendo até o rizoma. Como li por muitas vezes que o própolis tem propriedades antifúngicas, e já é utilizado em algumas plantas como orquídeas e até mesmo nepenthes. Retirei a parte com fungos e apliquei o própolis na região afetada, na quantidade de 1 gota espalhando com um pincel pequeno, logo após enxaguei em água corrente, troquei o substrato, e esterelizei os vasos.***(própolis sem álcool)***

Após uma semana deixando as plantas na claridade, mantendo o substrato pouco úmido, notei que novas armadilhas estão nascendo e o fungo até então não ressurgiu. Como tenho cachorro por perto, e fungicidas químicos na maioria das vezes são muito tóxicos(além de caros), não quis arriscar, resolvi testar algo mais simples, natural e acessível.

Em breve vou atualizando a evolução das plantas, segue as fotos de como elas estão hoje.

ImagemImagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Obrigado Ennio por compartilhar conosco sua experiencia com o própolis :ola: por aqui eu estou na pretensão de testar os fungicidas utilizados em aquários, uma vez que são seguros para peixes e plantas aquáticas. Por ser uma outra opção para a gente conseguir combater esses fungos em nossos cultivos. Eles custam em média 15,00 reais... eu tenho dois em mãos, o Bactericida e Fungicida (Atlantys) e o conhecido Aqualife (Labcon). Creio que sua toxidade com animais é minima, em breve, caso apareça fungos por aqui, estarei fazendo os testes.

Grato pelo post! : joia :


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Leonardo Costa escreveu: 21 Nov 2020, 15:55 Obrigado Ennio por compartilhar conosco sua experiencia com o própolis :ola: por aqui eu estou na pretensão de testar os fungicidas utilizados em aquários, uma vez que são seguros para peixes e plantas aquáticas. Por ser uma outra opção para a gente conseguir combater esses fungos em nossos cultivos. Eles custam em média 15,00 reais... eu tenho dois em mãos, o Bactericida e Fungicida (Atlantys) e o conhecido Aqualife (Labcon). Creio que sua toxidade com animais é minima, em breve, caso apareça fungos por aqui, estarei fazendo os testes.

Grato pelo post! : joia :

Valeu Leonardo. Só observe sempre a composição na embalagem, sei que a prata é um veneno pra PCs, mas devem existir outros componentes nocivos que merecem atenção.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

enniolima escreveu: 21 Nov 2020, 16:24 Valeu Leonardo. Só observe sempre a composição na embalagem, sei que a prata é um veneno pra PCs, mas devem existir outros componentes nocivos que merecem atenção.

Por aqui no desespero usei cobre e prata, coloquei os dois dentro de agua por uns 4 dias e depois borrifei nas dionaeas, foi a sentença de morte.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
billipoul
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Jul 2020, 21:52
Localização: Sorocaba- São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 17 vezes

Mensagem por billipoul »

Eu não sei se pode ser utilizado em plantas carnívoras, mas eu já utilizei em plantas aquáticas, que é o permanganato de potássio em pastilhas. O uso dele foi uma pastilha a cada 5 litros e deixo 10 minutos de molho, eu faço isso para retirar qualquer organismos que não quero que entre no meu aquário, em plantas aquáticas ele funciona tranquilamente, será que utilizando em dioneia traria algum mal ?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

billipoul escreveu: 21 Nov 2020, 17:17 Eu não sei se pode ser utilizado em plantas carnívoras, mas eu já utilizei em plantas aquáticas, que é o permanganato de potássio em pastilhas. O uso dele foi uma pastilha a cada 5 litros e deixo 10 minutos de molho, eu faço isso para retirar qualquer organismos que não quero que entre no meu aquário, em plantas aquáticas ele funciona tranquilamente, será que utilizando em dioneia traria algum mal ?
A única coisa que achei sobre o permanganato, é que é utilizado para aumentar o tempo de armazenamento de frutas e hortaliças. Nem nos sites gringos achei algo ligado a PCs. Mas se tiver uma planta dada como caso perdido, porque não testar né.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
billipoul
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Jul 2020, 21:52
Localização: Sorocaba- São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 17 vezes

Mensagem por billipoul »

enniolima escreveu: 21 Nov 2020, 17:52
billipoul escreveu: 21 Nov 2020, 17:17 Eu não sei se pode ser utilizado em plantas carnívoras, mas eu já utilizei em plantas aquáticas, que é o permanganato de potássio em pastilhas. O uso dele foi uma pastilha a cada 5 litros e deixo 10 minutos de molho, eu faço isso para retirar qualquer organismos que não quero que entre no meu aquário, em plantas aquáticas ele funciona tranquilamente, será que utilizando em dioneia traria algum mal ?
A única coisa que achei sobre o permanganato, é que é utilizado para aumentar o tempo de armazenamento de frutas e hortaliças. Nem nos sites gringos achei algo ligado a PCs. Mas se tiver uma planta dada como caso perdido, porque não testar né.
Se acontecer um caso de ataque de fungo, vou tentar utilizar em uma parte isolado da planta para ver o resultado. Se houver resultados irei publicar os resultados.


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 21 Nov 2020, 16:24
Leonardo Costa escreveu: 21 Nov 2020, 15:55 Obrigado Ennio por compartilhar conosco sua experiencia com o própolis :ola: por aqui eu estou na pretensão de testar os fungicidas utilizados em aquários, uma vez que são seguros para peixes e plantas aquáticas. Por ser uma outra opção para a gente conseguir combater esses fungos em nossos cultivos. Eles custam em média 15,00 reais... eu tenho dois em mãos, o Bactericida e Fungicida (Atlantys) e o conhecido Aqualife (Labcon). Creio que sua toxidade com animais é minima, em breve, caso apareça fungos por aqui, estarei fazendo os testes.

Grato pelo post! : joia :

Valeu Leonardo. Só observe sempre a composição na embalagem, sei que a prata é um veneno pra PCs, mas devem existir outros componentes nocivos que merecem atenção.
Obrigado pela dica do prata..as composições:

Bactericida e Fungicida (Atlantys) : Sulfanilamida + azul de metileno
Aqualife (Labcon): Acriflavina (cloridado)


BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Mensagem por BlitzGod »

enniolima escreveu: 21 Nov 2020, 14:44 Pessoal, gostaria da opinião de vocês se alguém já ultilizou, e se tiveram algum resultado positivo. Estava com algumas Dionaeas com fungos, já tinha até dado como perdidas pois já perdi muitas assim, o fungo primeiramente ataca a folha e vai descendo até o rizoma. Como li por muitas vezes que o própolis tem propriedades antifúngicas, e já é utilizado em algumas plantas como orquídeas e até mesmo nepenthes. Retirei a parte com fungos e apliquei o própolis na região afetada, na quantidade de 1 gota espalhando com um pincel pequeno, logo após enxaguei em água corrente, troquei o substrato, e esterelizei os vasos.***(própolis sem álcool)***

Após uma semana deixando as plantas na claridade, mantendo o substrato pouco úmido, notei que novas armadilhas estão nascendo e o fungo até então não ressurgiu. Como tenho cachorro por perto, e fungicidas químicos na maioria das vezes são muito tóxicos(além de caros), não quis arriscar, resolvi testar algo mais simples, natural e acessível.

Em breve vou atualizando a evolução das plantas, segue as fotos de como elas estão hoje.

ImagemImagem
Não sei talvez tenha alguma relação, mas já vi vídeos em que o extrato de própolis é utilizado para cicatrizar cortes feitos em suculentas (talvez seja plantas no geral, mas o vídeo era sobre suculentas), evitando assim a entrada de fungos e bactérias. Os mesmos dizem que utilizar canela em pó também tem o mesmo resultado..


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

BlitzGod escreveu: 21 Nov 2020, 20:54
enniolima escreveu: 21 Nov 2020, 14:44 Pessoal, gostaria da opinião de vocês se alguém já ultilizou, e se tiveram algum resultado positivo. Estava com algumas Dionaeas com fungos, já tinha até dado como perdidas pois já perdi muitas assim, o fungo primeiramente ataca a folha e vai descendo até o rizoma. Como li por muitas vezes que o própolis tem propriedades antifúngicas, e já é utilizado em algumas plantas como orquídeas e até mesmo nepenthes. Retirei a parte com fungos e apliquei o própolis na região afetada, na quantidade de 1 gota espalhando com um pincel pequeno, logo após enxaguei em água corrente, troquei o substrato, e esterelizei os vasos.***(própolis sem álcool)***

Após uma semana deixando as plantas na claridade, mantendo o substrato pouco úmido, notei que novas armadilhas estão nascendo e o fungo até então não ressurgiu. Como tenho cachorro por perto, e fungicidas químicos na maioria das vezes são muito tóxicos(além de caros), não quis arriscar, resolvi testar algo mais simples, natural e acessível.

Em breve vou atualizando a evolução das plantas, segue as fotos de como elas estão hoje.

ImagemImagem
Não sei talvez tenha alguma relação, mas já vi vídeos em que o extrato de própolis é utilizado para cicatrizar cortes feitos em suculentas (talvez seja plantas no geral, mas o vídeo era sobre suculentas), evitando assim a entrada de fungos e bactérias. Os mesmos dizem que utilizar canela em pó também tem o mesmo resultado..
Exatamente, eles fazem uma mistura de própolis, canela em pó e vaselina. Essa pasta ja é usada em cicatrização de cortes de estaquias de nepenthes, mas em Dionaeas nunca tinha testado. Por ser um produto natural com propriedades antifúngicas e antibacterianas, é muito interessante testar. Mas claro que não vai funcionar em todos os casos, porque temos uma variedade enorme de fungos no ambiente.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem