Marimbondo no musgo

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Marimbondo no musgo

Mensagem por Vinicius Cruz »

Boa tarde, galera

Me deparei essa semana com visitas em excesso de marimbondos no meu cultivo. O problema é que eu não sei se eles podem causar algum dano (alem de me atrapalhar a cuidar das plantas) à minha Dionaea e gostaria de saber se alguém aqui já teve problema parecido. O interessante é que dos dois vasos que tenho, eles têm como alvo apenas um e o substrato é o mesmo (perlita +sphagnum).
Como o ninho deles está fora do meu alcance, eu só posso esperar que algum dia eles vão embora, pq sei que é suicídio matar de um em um... É isso, imagino que seja um problema atípico para criadores de carnívoras mas se alguém tiver uma dica para espantar eles, eu ficaria muito grato. Vou deixar fotos a critério de observação. Valeu 👍

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Provavelmente se refrescando na umidade do musgo por causa do calorão. Aqui é assim também na primavera, as vezes são pegos por alguma drosera, mas como sei que são importantes na polinização na natureza, quando da tempo até retiro eles com uma pinça. Se não me engano eles liberam um ácido que queima a armadilha em Dionaeas quando capturados, mas pelo menos comigo nunca aconteceu, e é raro serem pegos por elas. Acontece muito também quando fazem poda e corte de árvores nas proximidades e derrubam ninhos, é só esperar que eles vão embora ao entardecer.

Achei legal essa matéria sobre eles.
https://www.bbc.com/portuguese/geral-45571821


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Tive algo parecido, e por mais que não temos escolha do que se fazer...as minhas nepenthes capturavam eles muito bem! Se caso tiver, deixe elas por perto. Não vai resolver, mas pode ser um bom alimento para elas.


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Vinicius Cruz escreveu: 08 Nov 2020, 13:07 Boa tarde, galera

Me deparei essa semana com visitas em excesso de marimbondos no meu cultivo. O problema é que eu não sei se eles podem causar algum dano (alem de me atrapalhar a cuidar das plantas) à minha Dionaea e gostaria de saber se alguém aqui já teve problema parecido. O interessante é que dos dois vasos que tenho, eles têm como alvo apenas um e o substrato é o mesmo (perlita +sphagnum).
Como o ninho deles está fora do meu alcance, eu só posso esperar que algum dia eles vão embora, pq sei que é suicídio matar de um em um... É isso, imagino que seja um problema atípico para criadores de carnívoras mas se alguém tiver uma dica para espantar eles, eu ficaria muito grato. Vou deixar fotos a critério de observação. Valeu 👍

Imagem

Imagem

Olá Vinicius Cruz,eu já passei por isto também a mãe natureza é assim mesmo,estes marimbondos pretinhos com tarjas também conhecido por ai como chui estão se refrescando, deve ser da turma de coleta,ao ver um chegar de fora pode chegar pertinho dele para ver ou filmar com o celular em câmera de zoom,você vai perceber que a parte de traz dele faz um movimento tipo sanfona ele ingere água lota o compartimento que fica bem visível e alça voo ai aquela água que ele carrega é dívida e distribuida na caixa para tudo,desde a construção e a fabricação do seu alimento.
Isto podera acabar de forma natural se eles acharem uma fonte de água melhor ou seja mais limpa e ou mais perto de onde ele mora.
Se tiver incomodando e tiver perlita sobrando experimente adicionar uma camada de perlita grossa por sob o substrato.Depois você me conta


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

Nossa, cara, que interessante... Eles realmente fazem esse movimento de sucção. Talvez eu coloque um pequeno musgo separado para tentar mudar o foco deles. Isso explica o pq de não irem para o outro vaso. Pois como essa Dionaea está em processo de aclimatação, não recebeu tanto sol, fazendo com que a superfície do musgo fique mais hidratada.


billipoul
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Jul 2020, 21:52
Localização: Sorocaba- São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 17 vezes

Mensagem por billipoul »

Aqui ocorre o mesmo, antigamente eu ficava com medo deles picarem, mas perdi um pouco esse medo e mantenho um local com água fresca para eles. Aqui acontece porque próximo a minha casa tem uma ninho deles e nesse calor ninguém aguenta kkk.


Avatar do usuário
AnimusPlant
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 10 Jan 2020, 20:14
Localização: Belo Horizonte /MG
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por AnimusPlant »

:D :D :D Que paradoxo em....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem