Dúvida sobre fungicidas.

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Dúvida sobre fungicidas.

Mensagem por enniolima »

Olá pessoal. Tive bastante perda no verão passado com fungos em germinação e até mesmo em muitas plantas já desenvolvidas, e gostaria de me precaver dessa vez. Ouvi falar sobre o fungicida Aliette aqui no fórum mesmo, mas não encontrei muita informação sobre a toxicidade e formas de uso. Achei bastante caro um pacote de 1kg, sendo que vou utilizar bem pouco pois meu cultivo é pequeno, caso alguém que já tenha e queira vender uma quantidade menor tenho interesse. E também aceito dicas de opções e marcas mais acessíveis. Obrigado.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Igor bonedead
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 169
Registrado em: 10 Abr 2020, 13:31
Localização: Montes claros MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Igor bonedead »

enniolima escreveu:Olá pessoal. Tive bastante perda no verão passado com fungos em germinação e até mesmo em muitas plantas já desenvolvidas, e gostaria de me precaver dessa vez. Ouvi falar sobre o fungicida Aliette aqui no fórum mesmo, mas não encontrei muita informação sobre a toxicidade e formas de uso. Achei bastante caro um pacote de 1kg, sendo que vou utilizar bem pouco pois meu cultivo é pequeno, caso alguém que já tenha e queira vender uma quantidade menor tenho interesse. E também aceito dicas de opções e marcas mais acessíveis. Obrigado.
Não sei se estou correto, mas tem o dimmy pel tbm, 8 reais(varia cada lugar, mas n é muito caro) 30g mas espere os mais experiente, acho que o @Edson Poscai pode confirmar isso falei

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk



Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

No meu caso é fungo mesmo Igor, o Dimy Pel é mais utilizado para larvas do mosquito Gnats e lagartas, aqui mesmo já utilizo, mas para os fungos não surte efeito nenhum.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Igor bonedead
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 169
Registrado em: 10 Abr 2020, 13:31
Localização: Montes claros MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Igor bonedead »

enniolima escreveu:No meu caso é fungo mesmo Igor, o Dimy Pel é mais utilizado para larvas do mosquito Gnats e lagartas, aqui mesmo já utilizo, mas para os fungos não surte efeito nenhum.
Não sei se é recomendável mas tem o "fugicida cuprodimy" mas não vou opinar sobre isso pois nunca testei, desculpa pensei que ele ajudaria o dimmy pel, agora é só esperar os mais experiente msm

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Não sei se é recomendável mas tem o "fugicida cuprodimy" mas não vou opinar sobre isso pois nunca testei, desculpa pensei que ele ajudaria o dimmy pel, agora é só esperar os mais experiente msm
este não pode usar, nada que contém cobre, pode ser usado em pc.

***

sobre fungicida, vou ficar lhe devendo... tbm estou precisando. o fungicida Aliette sai caro, meu bolso já não dá e somando despesas correios mais caro ainda.

um dos que tento usar, é o enxofre dimy, esse tem um pouco de fungicida, mesmo que não relatado na embalagem. mas não tanto...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Igor bonedead
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 169
Registrado em: 10 Abr 2020, 13:31
Localização: Montes claros MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Igor bonedead »

Edson Poscai escreveu:
Não sei se é recomendável mas tem o "fugicida cuprodimy" mas não vou opinar sobre isso pois nunca testei, desculpa pensei que ele ajudaria o dimmy pel, agora é só esperar os mais experiente msm
este não pode usar, nada que contém cobre, pode ser usado em pc.

***

sobre fungicida, vou ficar lhe devendo... tbm estou precisando. o fungicida Aliette sai caro, meu bolso já não dá e somando despesas correios mais caro ainda.

um dos que tento usar, é o enxofre dimy, esse tem um pouco de fungicida, mesmo que não relatado na embalagem. mas não tanto...
Eu não sabia que não podia, bom que vou aprendendo eu uso o dimmy enxofre pra tudo, ele tem pouco de controle de fungicida, mas é melhor q nada, tento até contra a ciano tem hora q dá uma melhorada

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk



Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 17 Ago 2020, 17:38
Não sei se é recomendável mas tem o "fugicida cuprodimy" mas não vou opinar sobre isso pois nunca testei, desculpa pensei que ele ajudaria o dimmy pel, agora é só esperar os mais experiente msm
este não pode usar, nada que contém cobre, pode ser usado em pc.

***

sobre fungicida, vou ficar lhe devendo... tbm estou precisando. o fungicida Aliette sai caro, meu bolso já não dá e somando despesas correios mais caro ainda.

um dos que tento usar, é o enxofre dimy, esse tem um pouco de fungicida, mesmo que não relatado na embalagem. mas não tanto...

Abusando do seu conhecimento, já usou por acaso esse fungicida que tem no site do Valdemar?

https://www.plantascarnivorasbrasil.com ... rth-30-ml/

Eu ando comprando sementes do Ulrich da Alemanha, ele me disse que não usa fungicida nas germinaçoes dele, mas creio que pelo nosso clima tropical a probabilidade de aparecer fungos é maior, diferente do frio de lá. Sempre perco uma média de 40% das sementes por fungos, gostaria muito de achar uma solução definitiva. Abraço!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não sei. aí está descrito os tipos de fungos... aparenta ser só estes 3 tipos.

é coisa de você ligar pra forth e coletar informações.

***

aqui perto de casa eu tinha visto desse. voltei a procurar e já não tinha. iria arriscar, quem não tem cão, caça com gato e vamos ver no que dá. tenta contato tbm com o Valdemar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Edson Poscai escreveu: 17 Ago 2020, 18:31 não sei. aí está descrito os tipos de fungos... aparenta ser só estes 3 tipos.
Eu acredito que eles listam esses 3 tipos de fungos por serem os que mais comumente causam doenças em plantas, mas deve ter um espectro de atuação maior.
enniolima escreveu: 17 Ago 2020, 18:18 Sempre perco uma média de 40% das sementes por fungos, gostaria muito de achar uma solução definitiva. Abraço!
Aqui volta e meia nas minhas sementeiras aparece um mofo branco que eu trato com uma solução de água oxigenada (4 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes pra cada 1L de água). Aplico pontualmente com o borrifador sempre que ele reaparece e logo ele murcha e as sementes e seedlings continuam se desenvolvendo normalmente. É uma alternativa bem fácil de obter e com baixo custo, então recomendo fazer o teste.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Alan escreveu: 17 Ago 2020, 22:47
Edson Poscai escreveu: 17 Ago 2020, 18:31 não sei. aí está descrito os tipos de fungos... aparenta ser só estes 3 tipos.
Eu acredito que eles listam esses 3 tipos de fungos por serem os que mais comumente causam doenças em plantas, mas deve ter um espectro de atuação maior.
enniolima escreveu: 17 Ago 2020, 18:18 Sempre perco uma média de 40% das sementes por fungos, gostaria muito de achar uma solução definitiva. Abraço!
Aqui volta e meia nas minhas sementeiras aparece um mofo branco que eu trato com uma solução de água oxigenada (4 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes pra cada 1L de água). Aplico pontualmente com o borrifador sempre que ele reaparece e logo ele murcha e as sementes e seedlings continuam se desenvolvendo normalmente. É uma alternativa bem fácil de obter e com baixo custo, então recomendo fazer o teste.

Você já leu a composição química da marca que você utiliza? Eu notei que sempre tem na composição das que acho por aqui, ou álcool ou ácido fosfórico, aí fico com receio de ultilizar. Difícil achar uma que seja só peróxido de hidrogênio.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem