busquei imagens para facilitar, mas não achei. descrevendo os que vejo.
1 - gde, bem parecido com formiga, marrom escuro para preto. 2 - pq, cor creme com tipos antenas e voa. 3 - um parecido com mosquito, asa cor azul. estes já descritos anteriormente.
peço, se souberem algum link q tem estas imagens eu procurarei para facilitar.
tratamento com água oxigenada 1/5, neem, fumo curtido em água e até a tentativa de gengibre amassado curtido em água. e nada...
esta semana, vou começar com SBP plantas e jardins (?) e tentar adquirir o captan. o gnat, passei e-mail a tempos e não tive resposta.
observem o sphagnum, somente deixam o talinho limpo. observem os mosquitos pegos na planta. *corrigo mosquitos de médio porte, asas cor azul.
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-bMPY ... to0096.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-YNbR ... to0100.jpg[/thumbnail]
pessoal, é de muita importância na aquisição de novas plantas deixar em quarentena. não deixei, agora vejo o resultado.
Fungus gnat em pc's
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Fungus gnat em pc's
Editado pela última vez por Edson Poscai em 23 Abr 2015, 16:41, em um total de 1 vez.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Edson... existe uma boa diferença entre fungus gnat (um mosquitinho bem pequenininho) e fungo (bolor)
Aos meus olhos, não me parece q sua pc esteja sendo atacada por bolores (fungos). O captan é um produto forte e é usado como fungicida (ou seja, pra combater fungos/bolores e não o fungus gnat, a mosquinha)
Tô começando a ficar preocupada com essa confusão... há q se ter muito criterio pra se usar o captan..
Em meu cultivo há mosquitinhos pretinhos q eventualmetne ficam presos às armadilhas das pcs (principalmente as droseras). Tem tb por aqui os fungus gnat (as mosquinhas minusculas) mas tê-las aqui e ali não significa, necessariamente, ter problemas... eu só monitoro as condições dos substratos (a foto não está nitida, mas tb não consegui ver problemas) e a forma como as minhas pcs estão se desenvolvendo... e aí se elas aparentam ter problemas (param de crescer, começam a ficar debilitadas) ou o substrato começa a ficar muito deteriorado, aí sim, tomo providencias...
De uma certa forma q os mesmo fungus gnats (mosquinhas minusculas) q podem causar problemas, se a infestação estiver muito gde, eles tb alimentam as minhas pcs... As droseras e pinguiculas se fartam deles
Mas vamos esperar pelas opniões dos mais experientes...
Aos meus olhos, não me parece q sua pc esteja sendo atacada por bolores (fungos). O captan é um produto forte e é usado como fungicida (ou seja, pra combater fungos/bolores e não o fungus gnat, a mosquinha)
Tô começando a ficar preocupada com essa confusão... há q se ter muito criterio pra se usar o captan..
Em meu cultivo há mosquitinhos pretinhos q eventualmetne ficam presos às armadilhas das pcs (principalmente as droseras). Tem tb por aqui os fungus gnat (as mosquinhas minusculas) mas tê-las aqui e ali não significa, necessariamente, ter problemas... eu só monitoro as condições dos substratos (a foto não está nitida, mas tb não consegui ver problemas) e a forma como as minhas pcs estão se desenvolvendo... e aí se elas aparentam ter problemas (param de crescer, começam a ficar debilitadas) ou o substrato começa a ficar muito deteriorado, aí sim, tomo providencias...
De uma certa forma q os mesmo fungus gnats (mosquinhas minusculas) q podem causar problemas, se a infestação estiver muito gde, eles tb alimentam as minhas pcs... As droseras e pinguiculas se fartam deles
Mas vamos esperar pelas opniões dos mais experientes...

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Fatima, vou corrigir o texto. o mosquito pega na planta são de asas azuis, um tipo de fungo. acho q este é o gnat, este se espalhou por tudo. ficam túneis dentro do musgo.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom,
Esses 'caminhos' no sphagno são feitos pelas larvas do gnat. E parece que estão servindo de refeição para algumas pcs.
Se o problema ocorre em vários vasos, tem aí uma infestação. Sugiro isolar e tratar os vasos contaminados longe das plantas saudáveis.
Sim, a quarentena em plantas recém adquiridas é muito importante.
Abç
Esses 'caminhos' no sphagno são feitos pelas larvas do gnat. E parece que estão servindo de refeição para algumas pcs.

Se o problema ocorre em vários vasos, tem aí uma infestação. Sugiro isolar e tratar os vasos contaminados longe das plantas saudáveis.
Sim, a quarentena em plantas recém adquiridas é muito importante.

Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Não se usa Captan para matar Fungus gnat, este defensivo só se presta a eliminar determinados tipos de fungos (seres pertencentes ao reino Fungi) e mesmo assim há de se ter imenso cuidado em seu uso uma vez que este produto é altamente tóxico para mamíferos, anfíbios e peixes, ou seja, somente profissionais devem utilizá-lo.
Para eliminar os gnat eu sugiro o uso do bioinseticida de Dimy Pel aliado a armadilhas adesivas de cor amarela. O Neem também é eficaz, porém por ser um óleo o seu uso não e aconselhado em Drosera e Pinguicula porque o mesmo interfere na produção de mucilagem.
Por enquanto essas são as melhores opções que se tem para combater esta praga, portanto a mim só cabe desejar-lhe sorte na sua luta para salvar seu cultivo.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Para eliminar os gnat eu sugiro o uso do bioinseticida de Dimy Pel aliado a armadilhas adesivas de cor amarela. O Neem também é eficaz, porém por ser um óleo o seu uso não e aconselhado em Drosera e Pinguicula porque o mesmo interfere na produção de mucilagem.
Por enquanto essas são as melhores opções que se tem para combater esta praga, portanto a mim só cabe desejar-lhe sorte na sua luta para salvar seu cultivo.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Aqui a minha quarentena não se restringe apenas ao isolamento temporário da planta, mas à troca completa de vaso e substrato...MarcielS escreveu:Sim, a quarentena em plantas recém adquiridas é muito importante.

(・。・;)
Fatima
Fatima
-