
Mais uma vez venho tentar dar informações úteis acerca de certas doenças que atacam as nossas plantas, e neste caso específico, as Pinguiculas Mexicanas. Infelizmente, tal como no caso dos pulgões, falo por experiência própria, pois aconteceu-me um caso semelhante na minha pinguicula weser

Pinguicula weser na altura da compra:
[img]http://img526.imageshack.us/img526/4487/p1040032.jpg[/img]
Pinguicula weser saudável semanas depois:
[img]http://img534.imageshack.us/img534/9974/p1220013.jpg[/img]
[img]http://img522.imageshack.us/img522/7223/p1220015y.jpg[/img]
O centro da planta, que é sempre importante na observação
[img]http://img121.imageshack.us/img121/8224/p1220018g.jpg[/img]
Agora tomem atenção a estas fotos, e aos pequenos buracos que se formaram nas folhas
[img]http://img513.imageshack.us/img513/1820/p1180004n.jpg[/img]
[img]http://img101.imageshack.us/img101/9258/p1180003.jpg[/img]
[img]http://img541.imageshack.us/img541/3083/p1180005.jpg[/img]
Este é um dos sintomas que irei explicar mais adiante

Agora vejam as fotos tiradas este mês, vejam uma planta aparentemente saudável, e de um dia para o outro, e não é mesmo uma força de expressão, foi mesmo do dia para a noite a planta mostra sintomas de algum problema. Numa questão de dias, ela morre, mesmo na minha tentativa já tardia de a tentar salvar. Vejam as imagens....
Preparava-se para florir
[img]http://img192.imageshack.us/img192/6008/p1010030gq.jpg[/img]
[img]http://img69.imageshack.us/img69/2067/p1010031z.jpg[/img]
[img]http://img294.imageshack.us/img294/9280/p1010032v.jpg[/img]
Vejam agora o que acontece.... reparei que de um dia para o outro perdeu vigor, perdeu a mucilagem ou a cola de todas as folhas, e notou-se bem a perda de vitalidade. Mais um dia.... e eis o que sucede:
[img]http://img19.imageshack.us/img19/7029/p1010001dn.jpg[/img]
Reparem no centro da planta
[img]http://img20.imageshack.us/img20/8397/p1010002xu.jpg[/img]
[img]http://img99.imageshack.us/img99/9512/p1010003fg.jpg[/img]
Entretanto acabou por ficar bem pior, mas já não tenho mais fotos tiradas, nem mesmo quando a tentei salvar. Posso dizer que levantei as folhas e tavam todas atacadas por fungos, reparei também nas raizes, que se tornavam castanhas, e apenas restavam algumas raizes brancas, mas por pouco tempo....
As folhas onde se ligavam as raizes, começavam a ficar igualmente castanhas e a apodrecer. Tentei fazer clones, mesmo cortando a parte afectada da folha, mas em vão.
Posteriormente informei-me e cheguei à conclusão de que a minha pinguicula sofreu de uma morte súbita, que atacam muitas vezes as pinguiculas em cultivo.
Vo enunciar alguma delas:
Browning heart disease (center-to-edge rosette death)
Esta morte subita ocorre durante a primavera, e nos meses quentes de verão ou mesmo em terrarios muito quentes. Os sintomas são a perda de vitalidade, a paragem de crescimento de novas folhas a partir do centro, e a perda da mucilagem. As raizes começam a tornar-se castanhas, murchando e acabando por morrer.
As bases das folhas tornam-se castanhas, apesar da folha na ponta e no seu todo ainda permanecer verde.
Observações mais cuidadas mostram que o problema vem das raizes, e é por ai que ataca a planta, dai a explicação da morte começar no centro da mesma e as folhas continuarem verdes em algumas partes, ao contrário do comum onde as folhas vao secando a partir das suas extremidades.
Observações microscopicas demonstram que a morte cardíaca da planta está associada a uma combinação de um ataque de Fusarium (fungo) e Nematoide.
Rosette edge-to-center death
Outra morte subita que afecta estas pinguiculas. Os sintomas surgem no final do inverno / início da primavera, quando a temperatura sube muito rapidamente. É caracterizada por um escurecimento da ponta das folhas que se espalham em direção ao centro da roseta.
Ao contrário da doença anterior, estudos biológicos mostraram que não estavam presentes nenhum tipo de patógeno (fungo ou nematoides).
Esse sintoma ocorre no periodo de descanso das plantas, durante elevações rápidas de temperatura, provavelmente decorrentes de um desequilíbrio interno metabólico resultante de uma aceleração diferencial das diferentes vias metabólicas durante aumentos de temperatura. Um facto curioso é que uma vez induzida a doença, mesmo que se corte a parte afectada da folha ( parte seca ou castanha) esta não é travada, levando à morte da planta.
Hole formation on leaf lamina:
Este é outro dos sintomas que a minha Pinguicula apresentou, os buracos nas folhas.
Caracteriza-se pela formação de um buraco redondo desenvolvido no meio da lâmina foliar, que se expande para o resto da folha em alguns dias.
O aparecimento de buracos podem levar à morte de uma folha inteira, mas raramente a morte da planta inteira.
Esta é mais uma vez indiretamente causada por fungos: Botrytis cinerea ou Trichoderma sp .. Estes dois tipos de fungos são patógenos necrotrófico que normalmente vivem em diferentes partes da planta morta.
Os furos são na verdade o resultado de uma falta de potássio / défice de cálcio na planta, devido a uma pobreza do solo.
A mudança do solo levará ao desaparecimento do processo de formação de buracos em algumas semanas.
-------------------
Como podem ver, as plantas carnivoras nem sempre são o elo mais forte no mundo vegetal, e a par com os pulgões, os fungos podem ser os inimigos nº1 destas plantas, que numa questão de dias a levam à morte sem qualquer tempo para retaliação.
O tempo ganha-se se ficarem constantemente atentos aos vários sintomas que aqui foram enunciados, para poderem ter tempo de reagir da melhor forma possivel.
Podem ver informação mais detalhada sobre este tipo de doenças neste LINK onde retirei o meu conhecimento, e encontram também métodos que vos poderão ajudar no combate a estas mortes "espectaculares" como eles lhes chamam

Mais uma vez, espero ter sido útil

Cumprimentos
Luís Martins