PC's de loja

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

PC's de loja

Mensagem por Rodrigo Metz »

Olá a todos!
Ao passar em uma loja aqui em Porto Alegre, há umas três semanas atrás, vi alguns exemplares perdidos de droseras (primeira vez que eu vejo isso; quando vem PC's por aqui é só dioneia e bem malzinhas). Resolvi comprar dois vasinhos, uma drosera binata e uma drosera capensis pois fiquei com pena das plantas. Estavam todas secas, sem nenhuma mucilagem e as folhas verdes, substrato terrapilheira seca, muito seca, chegava a estar impermeabilizado. Havia outras, como algumas capilaris e intermedias, mas eu realmente estava com pouco dinheiro... Ainda expliquei para o vendedor que não sabia nem o que eram aquelas plantas, só sabia que eram carnívoras, que elas precisavam de bastante água ( ele achava que era só regar um pouquinho e não sabia o porquê estavam tão feinhas)...
Eis as fotos tiradas no momento em que cheguei em casa:

drosera binata (veio com uma haste floral, a qual cortei e tinha o que parecem bagas de flores):
[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]

drosera capensis (acredito que estava melhor de vida do que a coitada da binata):
[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]

O substrato estava impermeável, e precisei soltá-lo um pouco para descompactá-lo. Preferi deixar o substrato serrapilheira original, pois fiquei com medo que as plants não aguentassem por estar bastante debilitadas (não sei se fiz certo, se os mais experientes puderem opiniar, fico grato).
Coloquei na estufa, no sol, com água até a metade dos vasos.

Na sexta feira agora (03/11/2017), resolvi tirá-las de dentro da estufa, pois as duas convalescentes já estavam brotando folhas novas. No sábado pegaram um temporal de vento e chuva, e, hoje de manhã, domingo, para a minha surpresa, as duas estavam assim:

[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]

Vejam que a binata está com muitos brotos na base, saindo do substrato, e com novas folhas abrindo com bastante mucilagem, e que a capensis está com um broto central bem grande com as novas folhas vindo com bastante mucilagem também! Sem falar que duplicaram o tamanho após sair da estufa e tomar o temporal, hehehe!

Desculpem o post longo, mas é que eu queria compartilhar com todos do fórum a transformação dessas duas plantas, que comprei quase mortas, e agora tem tudo para ficar lindas.

Só queria aproveitar para perguntar: vale a pena trocá-las de substrato ou mantenho no mesmo? Se trocar, qual é o melhor momento para fazer isso?

Abraço a todos!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parabéns, soube escolhe e bem. ;)
Coloquei na estufa, no sol, com água até a metade dos vasos.
qdo em estufa, jamais por em sol. qdo sol retirar da estufa. comento para as próximas aquisições, esta você já retirou e ok.
vale a pena trocá-las de substrato ou mantenho no mesmo?
por hora estão bem, pode deixar. mas sugiro qdo fizer a troca de substrato de suas demais, fazer tbm destas.

sua capensis tá linda, aparenta ser a giant. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Valeu, Edson! Realmente, essa capensis eu olhei e brilhou os olhos, hehehe! Pena que estava tão judiada... Mas agora está melhorando, e eu espero postar em breve fotos delas totalmente recuperadas!


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Realmente é triste ver o tratamento que alguns revendedores tem com essas magnificas plantas! Tem lugares que o pessoal nem sabe o que está vendendo, só sabem que é planta carnívora, mas se você pedir uma dionaea, drosera ou qualquer outra, eles não fazem ideia do que é... Ai ficam lá no cantinho, sem sol, e com água uma vez por semana.. Dá vontade de trancar o invidiou numa sala escura e dar agua uma vez por semana pra ver se ele gosta!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Realmente, acho crueldade, ainda mais pelas pessoas não se importarem pois é uma planta apenas, não um ser humano ou outro animal... Acho que devemos ter empatia por qualquer forma de vida, não apenas por animais, ou plantas apenas, mas sim por tudo como um todo.


Queen
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Nov 2017, 12:48
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por Queen »

Rodrigo, poderia me dizer em que loja de Porto Alegre tu encontrou essas plantas? Nunca havia visto essa espécie para vender por aqui :D


Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Oi! Claro, comprei na A Granja aqui do centro, mas foi a única vez que eu vi uma pc diferente de dionaea nessa loja. Agora (hoje, 28/11/2017) chegaram algumas nepenthes que imagino que sejam a n. graciliflora; comprei uma e logo posto fotos dela! Na Ceasa também tem droseras bem baratinhas, mas tudo no mesmo estado que eu comprei.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Legal, ano que vem vou comprar minha primeira nep, que será uma graciliflora também..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Na real estou dando um novo passo agora, pois só tenho algumas dionaeas e droseras; espero saber cuidar dela direitinho, pois é muito bonita!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem