Plantio de sementes - Doação smart2

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Plantio de sementes - Doação smart2

Mensagem por AlexandreCury »

Boa tarde, galera. Venho por meio deste tópico mostrar as imagens do plantio das sementes doadas pelo amigo smart2 e aproveitar para agradecê-lo mais uma vez.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 008.th.jpg[/thumbnail]
Na imagem temos o vaso verde escuro com as sementes de Biblys (já é o vaso definitivo), os copinhos que estão sobre a tampa (com as alças verdes) contém sementes de D. burmannii e os copinhos dentro do pote transparente estão com as sementes de D. burmannii red.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 107.th.jpg[/thumbnail]

Neste novo bog eu joguei algumas sementes de D. burmannii, D. burmanni red e de Biblys. Ainda não semeei as D. intermedia, pois estou com excesso de seedlings da mesma no meu outro bog, hehehe. Pois a D. intermedia que comprei no Ono veio com haste floral seca e eu joguei as sementes no bog, mas agora a mesma planta abriu mais flores, algumas já até fecharam, acredito que em breve poderei estar doando as sementes da mesma. : joia :

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 017.th.jpg[/thumbnail]

Obs.: As sementes de D. burmannii são muito pequenas tive uma boa dificuldade de controlar a quantidade de sementes dentro dos copinhos, espero que isso não seja prejudicial para o desenvolvimento das seedlings.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Tudo certinho te desejo sorte com as geminações : joia :


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e isso ai amigo, agora e so aguardar, minha ultima germinação de byblis aconteceu com 6 dias de semeadas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Boa sorte Alexandre. : joia :
são muito pequenas tive uma boa dificuldade de controlar
qto a isso é complicado mesmo. mas se você usar um palito, umedecer a ponta e pegar a semente uma a uma, poderá escolher a quant. em local certo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gostei da organização. Boa sorte com as sementes, Alexandre. : joia :


AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Olá, pessoal, cá estou eu reaparecendo no fórum depois de um tempo sumido. Tenho boas e más notícias, vamos por partes.

- Parte do meu sumiço aqui no fórum se deve a correria da faculdade e a outra parte por conta da frustração e vergonha de ter perdido minhas semeaduras numa chuvarada noturna, meus copinhos foram pro brejo e meu bog ficou encharcado. Os copinhos eu vi que não tinham mais jeito, mas o bog eu esperei mais dois meses para ver se alguma sementinha brotaria ali, mas infelizmente não, acredito que elas tenham sido soterradas. Venho pedir desculpas públicas aos amigos Smart2 e Edson por este meu "vacilo" lamentável. :( :oops:

- Por sorte, não utilizei todas as sementes naquelas semeaduras e cá estou eu tentando novamente germiná-las, a boa notícia é que estou com 5 seedlings no meu bog, acredito que uma seja de burmanii, as outras eu ainda preciso esperar um pouco mais para identificá-las. Tenho também dentro de uma estufa pet um seedling de drosera intermedia proveniente da planta que comprei com Ono, pus ela dentro da estufa pq, embora já esteja grandinha, ela não está criando mucilagem :( . Obs.: Essas seedlings do bog eu não contei o tempo, mas já devem ter um pouco mais de 1 mês de idade (neste frio estão manhosas para germinar).

- Quanto às minhas dionéias, entraram em dormência natural no final de Abril, então as coloquei para dentro da geladeira conforme explicava o tópico de dormência induzida do fórum, elas já vão fazer dois meses lá dentro e pretendo montar uma pequena estufa para recebê-las aqui fora em pleno clima frio que está fazendo aqui no RJ. Ah, peguei uma pequena parte dos rizomas da Green Shark e da típica e deixei em um vaso fora da geladeira, por motivos de comparação, e o que tenho visto até agora é que elas nem murcham, nem se desenvolvem, acredito que seja a dita dormência natural mesmo.

- Já minha Nepenthes alata também está se mostrando uma verdadeira carioca quanto ao frio, não gosta. :lol: Ela parou seu crescimento e já tentei de tudo: borrifar mais água, rever o período de rega, fornecer meios para ela poder "subir" como a trepadeira que é, e nada. Só me restou o frio mesmo, nem jarros nem novas folhas, porém ela está com aspecto saudável, vamos esperar pela primavera.

- Fazendo o resumo de tudo, mais uma vez peço desculpas aos amigos que me doaram com tanto carinho suas sementes, mas que estou tentando mais uma vez germiná-las e estou obtendo algum sucesso; ah, esqueci de mencionar que improvisei um caixote de feira com sombrite para proteger minhas plantações dos gatos e dos raios solares intensos, depois mando fotos do meu progresso. E quanto às outras plantas, o jeito é esperar o frio passar.

Um grande abraço a todos.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tranquilo amigo, poderia dizer ate que "Quem nunca perdeu semeaduras para a Chuva" e difícil mesmo, eu perdi uma ping so achei os pedaços , a chuva quebrou ela todinha, mais não esquenta que ja ja aparece resultado e caso precise estamos aqui para ajudar, não desanime pois isso acontece com todos que iniciam por sementes, olha o lado bom, garanto que agora uma chuva dessa não lhe pega mais, sem duvida ja adaptou um local para semeaduras né


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Alexandre,

Não tem o que se desculpar amigo. Como nosso amigo Ricardo disse acima, já fomos pegos for chuvas inesperadas, chuvas torrenciais, gatos e cachorros q derrubam vaso, e etc, etc, etc, kkkkk

faz parte, mas é vivendo que se aprende e faz cada vez melhor.

qdo estiver de volta mesmo nos cultivos, veja as sementes q o Ricardo dispõe. conte conosco : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Obrigado pelo apoio, galera! Vocês são os caras!
E sim, Ricardo, eu adaptei um caixotinho só para proteger do sol forte e dos gatos, como ele é móvel, eu sempre recolho ele quando a previsão marca chuva, sem falar que toda noite eu removo ele do local aberto. Meu próximo passo é adaptá-lo contra chuva, colocando uma lona de estufa por cima e nas laterais, mas com saída de ar. Assim que essas semanas de provas acabarem, eu volto a postar fotos.
Grande abraço, pessoal!


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...colocando uma lona de estufa por cima e nas laterais, mas com saída de ar.
observe a temperatura que irá ficar antes, veja se não irá ficar muito quente e cozinhar tudo.

observe a altura/distância q irá ficar das plantas e germinações. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem