Primeira Experiência com Dioneia

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
oglerone
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Nov 2015, 16:26
Localização: Urubici - SC
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Primeira Experiência com Dioneia

Mensagem por oglerone »

Fala pessoal tudo bem?
Estou fazendo esse tópico para ir mostrando o desenvolvimento das minhas germinações e também que vocês possam me auxiliar no decorrer.
Informações:
-Primeiro de tudo eu não estou utilizando o que é recomendado para germinação (areia e musgo sphagnum). Estou utilizando uma mistura de terra e adubo orgânico na proporção de 1:1 e também algodão.
-Estou fazendo alguns testes quanto a germinação. Nas sementes que estão na mistura terra-adubo fiz duas formas de semeadura: 1- Sementes enterradas um pouco. 2- Sementes nas superfície. Com algodão também estou testando dois métodos: 1- Sementes apenas na superfície. 2- Sementes na superfície cobertas com uma fina camada de algodão.
- Estou utilizando uma bandeja de geminação mesmo, encontrada em qualquer viveiro e embaixo dessa estou utilizando um prato com água para que o solo e o algodão fiquem constantemente umedecidos.
- As sementes fora colocadas para germinar dia 16/11.

Aqui vai algumas fotos:

Durante a semana tirei algumas fotos de algo que eu desconfiava ser uma semente de Dioneia, pois germinaram alguns matos os quais estou arrancando manualmente.
1- [thumbnail][/thumbnail] 2-[thumbnail][/thumbnail] 3- [thumbnail][/thumbnail] 4- [thumbnail][/thumbnail]
Albúm Com todas as fotos da germinação Dionéia

Foto 1 - Dia 0. Sementes postas para germinar
Foto 2 - Dia 5. Germinação
Foto 3 - Dia 7. Germinação
Foto 4 - Dia 9. Germinação

Qualquer critica/sugestão será muito bem vinda.

Última att. 25/11
Editado pela última vez por oglerone em 25 Nov 2015, 18:44, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e isso ae, embora não seja o que costumamos indicamos, mais e uma experiencia valida, so lembrando em acompanhar por prazos mais longos pois como outro amigo ja me disse "sementes nascem ate sobre a pedra, prosperar e que outra coisa" em meu experimento com caqueira de tijolo cheguei a um consensos que Dionaea definham aos poucos em solo mais mineral, e Dronsera intermedia pelo menos não progride porem não morreu ainda... mais enquanto suas irmãs estão florando elas ainda tem 1cm de altura.

irei acompanhar, ja ouvi falar que dionaea germina bem na areia.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

Nossa, que legal essa experiencia, ansioso para ver no que vai dar. Se vai quebrar ''tabus'' do forum ou se vai ratificar os ''mandamentos'' das PCs


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
oglerone
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Nov 2015, 16:26
Localização: Urubici - SC
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por oglerone »

Bom, apenas atualizando.
Eu havia comprado essas sementes no Mercado Livre, após algumas semanas e com o crescimento delas desconfie que não eram dionéias. Dito e feito, o vendedor me vendeu semente de mato.. hauhauhauaha. Mas já consegui estonar o dinheiro e no final deu tudo certo. E ainda estou criando o mato no isopor para ver até onde vai.

Agora estou esperando para comprar novas sementes e recomeçar. Enquanto isso estou tentado obter sucesso com produção de Esfagno, acredito que em breve terei pra vender. E será o melhor preço do mercado. Aguardem, para o começo de 2016 já terei alguma coisa.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem