Mudando a Dionaea de lugar

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mudando a Dionaea de lugar

Mensagem por Hugo Azevedo »

Olá pessoal, boa tarde!!
Dionaea estava atras de uma janela com sol indireto como vcs me ensinaram ( e sou mto grato á isso ) Plantas carnívoras gostam muito de sol direto ( minimo 6hrs ).
Como a minha Dionaea está com haste floral, estou redobrando os cuidados, então coloquei na varanda da casa onde eu moro com a finalidade dela ficar no sol. Lá bate sol das 9-17 hrs da tarde , chega a ser quente até!
Gostaria de saber se a troca foi boa, ou se ainda não ;)
o potinho sempre com água ou não ?
Agradeço desde já!

segue uma foto

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-Lvuj ... 819944.jpg[/thumbnail]
( ela em cima da mesa agora com sol direto e ao lado eu tentando germinar drosera capensis )


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Plantas carnívoras gostam muito de sol direto ( minimo 6hrs ).
Hugo, não generalizando. a pinguicula e nepenthes já não. sol direto em dionaea, sarracênia e drosera. : joia :
Gostaria de saber se a troca foi boa, ou se ainda não ;)
o potinho sempre com água ou não
sol, ótimo. pires sempre com água, +/- 20% da altura do substrato.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

Realmente Edson, lembro-me que me disse isso! Obrigado! Até o sol de meio dia é viável para dionaea ?
Vou experiementa-la entao neste novo local. Postarei o depois dela caso surja alguma mudança morfológica!
Abraços!


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a Dionaea qto mais tempo ao sol melhor. mas devido a ela nunca ter ficado em sol, busque controlar a adaptação.

*opinião pessoal, eu começaria com umas 4 horas 2 dias após 6 e no 4/5 dia e após o tempo todo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Conforme o amigo Edson falou, melhor ir adaptando aos poucos. A minha primeira dionaea, por falta de experiência, já coloquei direto no sol o dia todo e ela acabou definhando e morrendo. A mudança foi muito brusca :cry:

Cuidado com o sol do meio dia. Se aí não estiver fazendo um calor insuportável nesse período pode deixa-la, mas só após ela estiver completamente adaptada ao local. Meio dia aqui, mesmo com horário de verão está chegando na casa dos 40ºC muito fácil.

Boa sorte : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Olá, de todas as plantas que comprei eu não fiz aclimatação em nenhuma! inclusive testei uma dioneia sem receber sol direto por 4 meses, notei que ela ficou bem verde e com folhas e armadilhas finas e pequenas, após esse tempo sem sol, coloquei ela diretamente no sol junto com as outras PCs, em um mês ela já deve estar com umas 5 divisões ao redor da planta, por isso acredito que a aclimatação pode depender da idade da planta ou coisa assim. Lembrando que aqui o calor atinge facilmente os 40ºC.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola Ronaldo, e realmente por aqui e quente mesmo (to do ladinho em Rondônia), eu tb nunca fiz aclimatização, hoje mantenho todas as minhas plantas em sol pleno o dia todo porem com 1 sombrite de 75% para proteção contra chuva, porem o sombrite esta a +ou- 1,5m de altura das PC ou seja ate umas 10 e depois das 2h pegam sol direto. inclusive as mudinhas, semeaduras tem uma proteção extra por causa da chuva tb. acredito que a questão da aclimatização tem mais a ver com outros pontos como por exemplo, mudas vindas de longe como outros estados ou que tomavam muito pouco sol mesmo, ou em caso pos Dormência, a qual a pc se acostuma com temperaturas baixas e em seguida entra em temperaturas altas, pensa que ate nos se ficarmos em ambiente com temperatura de media 5~8 graus e logo em seguida sair para 35~40 graus o choque térmico seria muito desagradável né acredito que o mesmo ocorra com as PC, porem em mudas normal que apenas estavam a sombra ou tomando menos sol a exposição direta acredito que ja esteja aclimatizada. porem esse e meu pensamento OK.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem