Essa é a primeira vez que vou semear sementes de Plantas Carnívoras e queria compartilhar com vocês!!!
Semana passada comprei algumas sementes da Roberta e chegaram hoje (AAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE..!!!!)

As sementes são de D. capensis " típica", D. burmanii "Hong Kong", D. intermédia, D. capillaris e U. arenária.
Logo que cheguei em casa corri para semeá-las. Hehehehe...
Acabei de fazer a semeadura e já fotografei pra postar pra vocês acompanharem.
Bom, eu fiz o procedimento de acordo com o realizado pela Roberta no tópico Semeadura de D. intermédia e esterilizei o sphagnum de acordo com o tópico do Daniel Souza Higienizando e reciclando substrato. Valew pessoal pelos posts

Coloquei o sphagnum estéril nos copinhos furados como a Roberta havia feito e coloquei sobre esse sphagnum úmido as sementes das PCs. Coloquei as sementes coletando elas com a ponta do dedo úmida e encostando nas sementes e depois no substrato. Retirei as sementes que não queriam desgrudar do dedo com água usando um borrifador.
Como tinha bastante sementes resolvi fazer uns testes. Como tenho lugares de diferente luminosidade aqui no apartamento decido semear uma certa quantidade delas em cada lugar para ver aonde ocorrerá o melhor desenvolvimento.
Coloquei algumas delas na janela ao lado da N. alata onde há uma incidência de luz indireta o dia todo. Algumas delas eu deixei num potinho com tampa e outras em potinhos destampados (Mesmo porque eu não tinha tampa para todas, rs) e todas elas eu deixei com água embaixo para não faltar umidade.

Outras eu fiz o mesmo procedimento porém coloquei na varanda onde um período da manha recebe sol direto. Também coloquei algumas tampadas e outras destampadas.

Também fiz um teste com iluminação artificial em um mini aquário q eu tinha sobrando aqui pra ver como elas vão se desenvolver na luz artificial.

Enfim, vamos ver como elas se desenvolveram....

Espero vê-las nascer, pelo menos, senão ficarei extremamente frustrado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom, é isso...

Se alguém tiver alguma sugestão, por favor, me avise!
Sds.