Lucas, realmente... elas já tinham feito um formigueiro no substrato. Me arrepiei quando removi a planta do vaso e afastei o substrato das raízes... Deveria ter umas 30 formigas e muitos ovos.
Troquei o substrato e cortei um jarro seco, e no dia seguinte tratei de improvisar uma mini estufa, para socorrer essa neps e a outra que teve dois jarros murchos de repente, assim do nada. Conforme discutimos em outro tópico, a causa pode ter sido falta de umidade, já que por aqui estava muito, mas muito seco o ar.
1- Essa é a mini estufa emergencial (terei que fazer uma maior porque parece que as neps gostaram! A maior está se desenvolvendo de mais! Queria deixá-las ao ar livre, mas das 2 vezes que deixei, uma caiu e se esborrachou, e a outra começou a ficar meio murchinha.
Peguei a ideia da estufa num tópico aqui no fórum, mas ao invés de fazer as duas partes da estante, fiz em uma só. As laterais e o fundo são vedadas com plástico preto grosso, depois foi forrada por dentro com papel alumínio. Pretendo colocar dispositivos de ventilação e umidade, termômetro e tudo mais, mas vou deixar para quando fizer a estufa maior. Não reparem a falta de organização, mas é que foi feita correndo, viajei logo em seguida e deixei por conta da minha irmã os cuidados. E o medo dela matar as pobrezinhas?
2- Essa é a Lady em seu substrato novo, dentro da estufa.
3-Essa é a Nepenthes wrigleyana, minha primeira nep. Ela se desenvolveu bastante e adorou a estufa.