Gammarus/Hyalella- criação e utilizando como alimento para

Assuntos diversos sobre aquários, peixes, plantas aquáticas e as técnicas que envolvem este hobby.
Responder
edu7397
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 08 Abr 2016, 09:22
Localização: Bahia
Agradecimentos: 12 vezes

Gammarus/Hyalella- criação e utilizando como alimento para

Mensagem por edu7397 »

Boas pessoal,

Então, um dos aspectos mais interessantes de manter peixes, pelo menos para mim, é quando eles exibem seu comportamento de caça natural. Eles não fazem isso quando apenas alimentamos com rações em flocos seco. E, apesar da ração (das melhores marcas e mais caras também) contém todos os nutrientes necessários etc, nada realmente se compara com o alimento vivo. E quando você alimentar seus peixes com alimento vivo você também vai começar a vê-los caçar em todo o aquário, procurando e engolindo tudo o que encontram. Isto torna muito mais ativo os peixes, e, assim, um aquário muito mais divertido. Além disso, o alimento vivo faz o peixe exibir todas as suas cores e consequentemente deixa mais saudável em geral.

Eu tenho vários tipos diferentes de alimento vivo, mas um dos meus favoritos é o Gammarus/Hyalella. Estes contêm toneladas de nutrientes e também nadam mais rápido do que as artêmias, desta forma, o peixe realmente vai ter que trabalhar para conseguir seu alimento.

O Hyalella, conhecido popularmente como gammarus sp, trata-se de um Anfípodos. São crustáceos alongados, achatados lateralmente, dorso curvado e com uma cabeça bem definida, lembrando a de um gafanhoto, com grandes olhos e antenas relativamente curtas. Corpo segmentado em 13 partes, com sete pares de apêndices torácicos. Seu nome vem dos dois tipos de pernas que possuem, para andar e para saltar (do grego amphi- = ambos, e - podos = perna).
[img][/img]
[img][/img]

Ciclo da vida:
Após ter seu start, conseguir sua reprodução é muito fácil, sendo que são altamente reprodutivos. Se você observar o namoro de perto você vai notar que o macho vai ficar grudado em cima da gammarus fêma por cerca de 1 semana, nadando por todo o seu tanque, durante o processo de cópula. As fêmeas produzem normalmente cerca de 40-50 ovos fertilizados em sua bolsa incubadora que aparecem como sendo de cor laranja e são visíveis através de seu corpo semi-transparente.
[img][/img]
[img][/img]
Os ovos são incubado dentro da propria bolsa, eles não tem ciclo larval que vai mudando até se transformar em adultos, já saem da bolsa incubadora mini gammarus, só aumentam de tamanho com o tempo.
Eles, então, desenvolvem um exo-esqueleto (igual as artêmias e daphinia/moinas) e vai mudando com várias vezes à medida que crescem. O camarão não têm defesas naturais contra predadores, sendo assim eles irão esconder em todas as áreas escuras do tanque.

Tamanho:
Medem até 10 mm, com machos um pouco maior do que as fêmeas. Isto é perfeito para a alimentação de espécies de peixes tropicais de tamanho médio. (MUITO RECOMENDÁVEL PARA CRIADORES DE BETTAS, KILLIES, CICLÍDIOS, GUPPYS, TARTARUGA DE ÁGUA DOCE e amantes do aquarismo em geral)
[img][/img]

Como eles se movem:
Eles nadam por cerca de 2 a 6 segundos, e então vão parar para ter um descanso e respirar. Se eles não estão segurando algo dentro do tanque, vai para o fundo em uma posição enrolada depois de alguns segundos eles vão desenrolar e nadar para outro lugar.


Alimentação:
Eu fiz alguns teste para avaliar qual seria o melhor alimento para eles, segue o video:


Após alguns dias, eu modifiquei a sua alimentação em virtude do que vi realmente o que eles comiam:


Conclusão sobre a sua alimentação:
Conforme o vídeo anterior, ele se deram muito bem com certos tipos de plantas aquáticas, sendo assim vai meu rank sugestões de alimentos:

Ração de peixes;
Algas verdes; (tem relatos que eles se alimentam até mesmo de algas petecas), eu notei que ao comer as algas verdes, eles só consume a clorofila, ou seja, o cor verde das algas, tornando elas após alguns dias em algas brancas/ transparentes.
Elódeas;
Plantas aquáticas em decomposição;
Legumes
[img][/img]; muito embora, nos meus testes eles se quer chegaram a comer.

Como criar:
É recomendável ter um aquário/tanque/balde/vasilha/caixa plastica de no mínimo 20 litros. Importante frisar ter uma tampa/tela para evitar a entrada de mosquitos ( culex, dengue...)
Não necessita de bomba de ar,
PH alcalino 7,2 a 8,0,
Não precisa de substrato,
Colocar algumas plantas aquáticas soltas ou de superficie para se proteger da luz e também para eles se fixarem ou qualquer outra coisa com esta mesma finalidade,

Se coloca em um ambiente que bata um pouco de luz, em cerca de 1 semana, a água ficara toda verde, ou seja, EU RECOMENDO A CRIAÇÃO DE GAMMARUS JUNTO COM UMA CULTURA DE MOINAS/DAPHINIAS, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, OS GAMMARUS DEIXAM A ÁGUA VERDE (ALIMENTO DAS MOINAS) E AS MOINAS AO TROCAR DE EXO-ESQUELETO COM O PASSAR DO TEMPO TORNA-SE EM ALGAS (ALIMENTO DOS GAMMARUS).


Única observação:
Pessoas que possuem aquário plantados, que querem alimentar seus peixes com gammarus, tomar cuidado com a quantidade inserida, pois eles vão tentar se esconder grudando nas plantas e com o passar do tempo podem se reproduzir e comer as plantas.

Bem esse foi um pequeno artigo, destinado para amantes dos alimentos vivos, e principalmente para criadores de peixes de pedigree(bettas, killies, guppys, ciclídios, tetras, acarás, tartaruga de água doce) que queiram diversificar a alimentação dos seus peixes e consequentemente ter peixes mais saudáveis.

Ps: PARA INTERESSADOS EM ADQUIRIR, ENTRAR EM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... nicial-_JM

Abraço.


Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Carnírovas semi-aquáticas ou aquáticas amariam isto. :mrgreen: : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tudo bem que o Gammarus sp. é para alimentar peixes, mas aproveitando o mote da JessiB eu já começo a idealizar seu uso como alimento vivo para Aldrovanda.

Aliás, este alimento vivo mostra-se mais adequada a alimentação deste género de PC do que as famigeradas pulgas-d'água (Daphnia sp.).

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Que legal obrigado por partilhar com a gente

Enviado de meu LG-D385 usando Tapatalk


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Às vezes precisamos juntar o útil ao agradável. :)


Jennifer
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jan 2021, 15:59

Mensagem por Jennifer »

O link para comprar no mercado livre está quebrado.

Quero muito adquirir um start de gammarus. Estou na zona oeste de São Paulo


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem