Marimo – a “coisa” de estimação mais estranha do mundo

Assuntos diversos sobre aquários, peixes, plantas aquáticas e as técnicas que envolvem este hobby.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Marimo – a “coisa” de estimação mais estranha do mundo

Mensagem por otaviobravim »

A novidade que descobri hoje já existe no japão há décadas chama-se “Marimo”. Trata-se de uma espécie de “pet”, sendo que o troço não é um bicho, mas sim uma bola de musgo uma bola de algas.

[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... 5_cf87.jpg[/img]

Marimo a coisa de estimação mais estranha do mundo Curiosidades
Os caras cultivam esta bola viva como se ela fosse um bichinho.

[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... ff2f37.jpg[/img]


Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar dessa !@#$% e então fui atrás para ver se isso era verdade mesmo, e é. Eles adoram o tal do “Marimo” ao ponto de haver até um “festival do Marimo”.

Muitos empresários e profissionais de todos os setores cultivam bolinhas de marimo em seus ambientes de trabalho, como se fossem bichinhos.
[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... rimo-1.png[/img]

Há inclusive um verbete sobre o marimo na Wikipedia, que nos diz o seguinte:

Aegagropila linnaei , conhecido como Marimo ( que quer dizer literalmente “alga bola”) em japonês e, como bola de Cladophora, bola do lago, ou “musgo bola” em Inglês , é uma espécie de alga verde filamentosa ( Chlorophyta ) que podem ser encontrados em uma série de lagos no hemisfério norte. O marimo é uma forma rara de crescimento das espécies, onde as algas crescem em grandes bolas verdes com uma aparência aveludada. Só se conhece colônias de tais bolas em lagos da Islândia , Escócia , Japão e Estônia .
[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... Marimo.jpg[/img]

O marimo foi descoberto na década de 1820 pelo Dr. Anton E. Sauter, no Lago Zeller, na Áustria.

A planta foi batizada de “marimo” por um botânico japonês chamado Tatsuhiko Kawakami em 1898.


[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... 60971c.jpg[/img]



Basicamente, basta um recipiente pequeno para cultivar um marimo. Há alguns bem legais feitos com lâmpadas velhas recicladas e até taças de vinho:



[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... 00x225.jpg[/img]
[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... 123114.jpg[/img]
[img]https://www.mundogump.com.br/wp-content ... 4_mu7z.jpg[/img]


“Mari” é o nome de uma bola de jogo saltitante. “Mo” é um termo genérico para as plantas que crescem em água. Os marimos são muitas vezes vendidos em lojas de produtos para aquários sob o nome de “bola de musgo japonesa “, embora recebam este nome, o Marimo não está relacionado ao musgo. Na Islândia, as bolas do lago são chamados kúluskítur pelos pescadores locais em Mývatn ( Kula = bola. Skítur = muck), onde o “muck” é um termo usado para todas as ervas daninhas que se agarram em suas redes de pesca.

Sabe-se que o Marimo tem três formas de crescimento. Um deles é epilíticas (que cresce em rochas), e é geralmente encontrado no lado sombreado das rochas. Outra forma de crescimento vive em um padrão de livre flutuação, como pequenos tufos de filamentos acopladas que freqüentemente formam um tapete no fundo do lago lamacento.

A terceira forma de crescimento é a bola lago próprio, onde as algas crescem em bolas de tamanho considerável de filamentos de algas agrupadas em grande densidade e que se irradiam do centro. Essas bolas vegetais não têm um núcleo de qualquer espécie.

A existência de colônias Marimo no Lago Akan , Hokkaido , no Japão e no Lago Mývatn na Islândia, depende da adaptação das espécies às condições de pouca luz, combinado com a interação dinâmica das correntes induzidas pelo vento, regime de luz, a morfologia do lago, substrato do fundo e também a sedimentação.

A taxa de crescimento de um Marimo é de cerca de 5 milímetros por ano!

No Lago Akan eles crescem até tamanhos particularmente grandes, de até 20-30 cm.

Mývatn, na Islândia, tem colônias densas de marimo que crescem a cerca de 12 cm de diâmetro e formam manchas bem definidas no chão do lago em profundidades que variam de 2 a 2,5 m.

Essas colônias de bolas de algas foram descobertas em 1978, mas diminuíram consideravelmente em tamanho desde então. A forma redonda do marimo é mantido pela ação suave da ondulação, que ocasionalmente tende a girá-lo. As bolas são verdes durante todo o tempo, o que garante que eles podem fazer fotossíntese , não importa que lado esteja virada para cima.

No interior, a bola também é verde e cheia de cloroplastos dormentes, que se tornam ativos em questão de horas, se a bola romper. A ação das ondas também limpa as bolas de detritos . Como algumas colônias têm dois ou até três camadas de bolas Marimo, é necessária a ação das ondas a cair-lhes em torno de modo que cada bola possa ser atingida pela luz.

A forma esférica tem uma baixa área de superfície por volume em comparação com uma folha , o que limita a fotossíntese e, por conseguinte, também limita o tamanho máximo das bolas Marimo. Talvez por isso, quanto maior o marimo mais caro e raro ele deve ser;

A população de Marimos entrou em rápido declínio no Mývatn. Isso causou preocupação, Grandes áreas que eram repletas de marimos desapareceram nos últimos anos. No Lago Akan um grande esforço é gasto com a conservação das bolas para o lago. Isso inclui um festival anual de três dias dedicados ao marimo em que o povo Ainu , os indígenas de Hokkaido , desempenham um papel importante. Por causa de sua aparência atraente as bolas lago também servem como um meio de educação ambiental. Eles têm uma certa semelhança com a Terra em ser verde e redondo e na sua necessidade de rodar, afim de receber a luz de todos os lados. No Japão, o marimo foi uma espécie protegida desde 1920, e foi definido como um tesouro natural.

Pequenas bolas são vendidos como lembranças. O marimo da Islândia ganhou um estatuto de espécies protegida em 2006. Tanto o Lago Mývatn e Lago Akan são protegidos, o primeiro como uma reserva natural, e o último como um parque nacional.

O Marimo criado como “bicho de estimação” cresce com a água da torneira à temperatura ambiente, sendo necessário trocar a água a cada uma ou duas semanas (mais frequentemente no verão e menos frequentemente no inverno). O marimo pode ser colocado na geladeira durante o tempo muito quente (acima de 25 ° C), mas ele não sobrevive ao congelamento.

A fotossíntese ocorre em iluminação doméstica normal, caso contrário, a luz solar indireta pois o marimo é adaptado apenas para condições de baixa luminosidade.

Curiosamente, o Marimo pode ser imerso em água com gás para aumentar a taxa de fotossíntese. O dióxido de carbono elevado favorece o crescimento de algas, mas pode ser prejudicial para os peixes e outros animais aquáticos. As bolas Marimo podem ser cortadas em metades ou quartos para se propagar. Após o corte, basta rolar os pedaços do marimo na mão para reformá-los.

Onde comprar um marimo?

Tem gente vendendo marimo no mercado livre!!

É isso ai gente! Eu comprei dois hahaha! Vamos ver essas belezinhas! E meio que parece que não morre nunca hahaha.

Nas estatisticas do vendedor do mercado livre tava o seguinte
"Esta rarissima bola de alga japonesa e super decorativa em aquarios e suporta PH bem alto; inclusive e indicada para aquarios de ciclideos africanos. sao super resistentes nao requerem cuidados especiais.

descriçao

Familia: cladophoraceae

origem: japao

altura: 1cm - 2cm

iluminaçao: fraca - forte

co2: nao

PH: 6 - 8.5

temperatura: 5 - 28º C

cultivo: facil

propagaçao: corte central

crescimento: lento"


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

eu já avia visto esse musgo a venda mas criar como animal de estimação é nova :shock: obrigado por compartilhar : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Também conhecia o Marimo, agora este papo de criá-lo como bicho de estimação me soa estranho. Bom, cada louco com sua mania :lol: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

eu tb já tinha lido sobre o marimo... teve uma época q eu até quis ter um, mas não encontrei... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Gostei da esquisitice. : joia :
Obrigado por compartilhar, Marc, isto é, Otavio. :D


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu gostei desse pet, pelo menos não faz sujeira pela casa.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pessoal,

No Japão existem até robôs de estimação. Portanto, não é estranho que adotem um 'musgo' como um, rs. :lol:

Abç

ps se não estou enganado o crytech importou em 2010 alguns 'marimo'. :roll:
ps pena que ele deu um sumiço do fórum. :roll:


Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Hehehe,
Certamente vai ser uma provável aquisição.
Encontrei 2 anúncios no ML
Se der certo, compartilho a experiência


Avatar do usuário
yolanda.seg
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Fev 2016, 21:59
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yolanda.seg »

Adorei, já encomendei um no mercado livre!!!


Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Quando chegar, coloque o marimo em um recipiente de vidro. Quanto maior, melhor.
Pode colocar um pouquinho de sal grosso, para estimular o crescimento. Note que o marimo é de água doce.
Nunca deixe pegar sol diretamente.
Periodicamente, você pode tirar o marimo e gentilmente esfregar na mão para tirar a sujeira.
Bom cultivo : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem