Minhocas arejando o substrato

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Minhocas arejando o substrato

Mensagem por Bruno Millan »

Olá.
Ontem eu ví uma minhoca perto da minha N. X wrigleyana, N. X ventrinermis e N. X mixta, no meio das 3. Não sei de onde ela pode ter saído, pois tava meio longe delas pra ter andado tão rápido e chegado lá sem eu ter visto saindo de um vaso... Matei ela, mas hoje lembrei de ter ouvido que elas são boas para as plantas, pois arejam o substrato cavando seus túneis. Gostaria de saber se esse mito (ou verdade, quem sabe =P) também se aplica as PC's ou se devemos exterminar as minhocas sem dó.
Será que são ruins por criarem adubo...?
Será que eu reviro o substrato dessas neps vendo se não tem uma família de minhocas ou deixo tudo quieto? Rezolví perguntar, pois não acho que elas estejam precisando de troca de substrato por enquanto e caso o mito seja verdadeiro, seria perda de tempo e o pior é que eu arriscaria as minhas plantas por nada :roll:


Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

acho que minhocas, por criar humus, são pessimas para as carnivoras, sem contar que elas podem acabar comendo uma raiz de um seedling.
minhocas são otimas para pescar :D


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Bruno ultimamente estou pensando em renovar todo substrato de plantas que compro, pra ter certeza que não vai ter nenhum invasor...

O humos não tem que ser no tanque de esterco?
Ou é tudo que minhoca caga e come, caga e come, caga e come, caga e come, caga e come?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

j4ck_666 escreveu:O humos não tem que ser no tanque de esterco?
Ou é tudo que minhoca caga e come, caga e come, caga e come, caga e come, caga e come?
falows...
Off Topic
Húmus ou humo é a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos[1].

O processo de formação do húmus é chamado humificação e pode ser natural, quando produzido espontâneamente por bactérias e fungos do solo (os organismos decompositores), ou artificial, quando o homem induz a produção de húmus, adicionando produtos químicos e água a um solo pouco produtivo. Vários agentes externos como a humidade e a temperatura contribuem para a humificação.

Na formação do húmus há liberação de diversos nutrientes, mas é de especial consideração a liberação de nitrogênio.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A minhoca ajuda na formação de húmus, e esse, em pc's, nen pensar : bad :
Pegue as minhocas ae, e vá pescar ahahaha :D :lol:


Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Pelo fato das minhocas liberarem muito nitrogênio, e é principalmente esse material que as pc's absorvem dos insetos, nada de minhocas! acho que esse mito está detonado...


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

mito detonado(talvez seja bom para plantas normais,mas para as pcs não é uma boa...) !!! por sorte nos meus vasos ate hoje não apareceu nenhuma minhoca,aqui no meu predio tem praticamente um canteiro de minhocas,a terra tem tanto humus mais tanto humus que nasce qualquer planta la(menos as pcs....obvio...)o problema é que nesse canteiro esta lotado de caramujos africanos,ou seja o que nasce naquele canteiro morre depois da chuva...


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Então todos concordam que o mito está detonado?


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

'A minhoca come terra e material orgânico transformando tudo em húmus'.

Então certamente o substrato no qual você encontrou a minhoca deve conter terra.
Sabemos que uma das regrinhas básicas no 'cultivo de pcs' é não utilizar terra no substrato.
Na dúvida eu trocaria o substrato. 8-)


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Marciel, já vi muita gente usando uma % de terra vermelha... No sobstrato do Marcos Ono mesmo eu já vi terra vermelha...

Agora o motivo pra ter essa terra eu não sei...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

j4ck_666 escreveu: ... No substrato do Marcos Ono mesmo eu já vi terra vermelha...
Entendo J4ck.

Também já identifiquei terra em algumas plantas que vieram do Ono. Mas aqui geralmente troco o substrato todo pouco depois de receber uma planta (incluindo algumas que vieram do cultivo dele). Só não faço esse procedimento se percebo o bom estado do substrato.

Penso que por ser produtor e ter centenas de plantas carnivoras e não carnivoras (dá uma olhada no Orkut dele e veja o tamanho dos viveiros que ele tem) ele use um 'mix' no substrato que torne o custo mais baixo. Provavelmente retirado da propriedade dele.
Pode até não ser nocivo no médio prazo mas ele próprio orienta à reenvasar a planta em um prazo de 1 ano em média.

Um exemplo de substrato contaminado foi quando a minha Dionaea SawTooth (made in Ono) começou a definhar. Não entendia o porque, achava que era somente a falta de luz natural (sol) mas quando fui ver o substrato estava cheio de lagartas chamadas de 'fungus gnat' comendo a raiz da planta. O substrato identifiquei como sendo uma mistura de xaxim, terra e um pouco de sphagnum. Troquei o substrato mas a planta já estava muito debilitada e não aguentou. Perdi a planta. Sorte que tinha feito um leaf cutting dela antes. Mantenho o clone dela em turfa/sphagnum/vermiculita/areia relativamente bem em uma bancada de luz artificial.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem