[Detonado] Pó de pinus como substituto de xaxim

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

[Detonado] Pó de pinus como substituto de xaxim

Mensagem por crytech »

Para estrear esta nova seção, vou disponibilizar o meu primeiro provável mito popular.

Algumas empresas que trabalham com o pó de pinus, divulgam o produto como se fosse substituto de xaxim. Pelo menos não para plantas carnívoras!!!

Eu fiz experiência com droseras em substrato com xaxim e em outro vaso com pó de pinus,
mesmo lavando bem e fervendo o pó de pinus tive uma péssima experiência com este substrato, composto por pó de pinus e sphagnum (50/50).

As droseras que germinaram nos dois substratos (cerca de 10 burmaniis em cada) se desenvolveram de forma espantosa no xaxim,
enquanto no pó de pinus que foi plantado na mesma semana as mudinhas ainda não passam de seedligs com menos de 1cm² enquanto as que foram semeadas no xaxim estão com cerca de 3cm². Isso deve ter cerca de 4 ou 5 meses e a diferença no tamanho delas é grotesca.

Eu já quase perdi uma U. Graminifolia transplantada para um substrato com pó de pinus, ela começou a morrer e depois de alguns meses tive que transplantar novamente pra um substrato somente com sphagnum na estufa, agora para minha felicidade ela está voltando à vida.

Isso se deve ao fato de que os pinus possuem em sua composição um tipo de óleo que serve para impedir que outras plantas se desenvolvam no espaço dos pinheiros, evitando a disputa do espaço entre as raízes.

Para utilizar o pó de pínus deve-se lavar e ferver durante dias para eliminar qualquer resquício o óleo, e mesmo com todo esse trabalho ainda não chega aos pés do xaxim. Isso não é informado por nenhum fabricante, o que pra mim consiste em propaganda enganosa.

Pra mim não há dúvidas que o pó de pínus como substituto de xaxim seja mais um MITO POPULAR!

[img]http://s882.photobucket.com/albums/ac24 ... epinus.jpg[/img]


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Eu concordo com você!! O pó de pinus não substitui o xaxim, pelo menos com as carnívoras, mas talvez, com outras espécies de plantas ele seja bom.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Bruno Millan escreveu:Eu concordo com você!! O pó de pinus não substitui o xaxim, pelo menos com as carnívoras, mas talvez, com outras espécies de plantas ele seja bom.
ae esta a questão! plantei uma samambaia em pó de pinus e ela esta normal.
tbm coloquei sementes de girassol e estao nascendo normalmente.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal voce ter feito esta experiência Crytech.
Agora da pra ter mais ideía dos problemas que o pinus pode trazer.
Acho que o ideal mesmo se nao tem xaxim é o pó de coco.
parabéns pelo relato.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Eu nunca testei o pó de pínus com outras plantas,
minha tia eu sei que já usou. Vou perguntar pra ela como as plantas se desenvolveram.

Rodrigo, você ferveu o pó pinus pra remover o óleo? as plantas estão crescendo bem, tanto quanto deveria se fossem plantadas no xaxim?

Será que esse óleo pode ser prejudicial somente para as carnívoras? mas de qualquer forma pra mim (pro nosso objetivo) não substitui o xaxim!

Vlw Felipe, tbm não curto muito pó de côco (pra mim nada substitui o xaxim), mas com certeza ainda é melhor que pó de pínus! :mrgreen:

Abrx.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Alessandro
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Jun 2010, 14:51

Mensagem por Alessandro »

Eu usei pó-de-pinus e casca com Nepenthes e nunca tive problemas, claro que fervi muito bem antes de usar.


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

crytech escreveu:Eu nunca testei o pó de pínus com outras plantas,
minha tia eu sei que já usou. Vou perguntar pra ela como as plantas se desenvolveram.

Rodrigo, você ferveu o pó pinus pra remover o óleo? as plantas estão crescendo bem, tanto quanto deveria se fossem plantadas no xaxim?

Será que esse óleo pode ser prejudicial somente para as carnívoras? mas de qualquer forma pra mim (pro nosso objetivo) não substitui o xaxim!

Vlw Felipe, tbm não curto muito pó de côco (pra mim nada substitui o xaxim), mas com certeza ainda é melhor que pó de pínus! :mrgreen:

Abrx.
nen fervi nen nada, plantei 5 sementes de girassol no pó e 5 sementes em terra vegetal, estao iguais...
percebi q no pó de pinus, nasceu menos mato.


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Alessandro Barbeta escreveu:Eu usei pó-de-pinus e casca com Nepenthes e nunca tive problemas, claro que fervi muito bem antes de usar.
Quanto tempo você ferveu? se eu ferver o xaxim por 5 minutos ja é muito tempo! eehheh

A casca de pinus eu até que tive bons resultados somente no fundo do vaso, mesmo assim eu evito ao máximo que entre em contato com as raízes (no maximo 30% do volume total do vaso). Claro q eu tive que lavar várias vezes e ferver muito bem.

Se o pó de pinus for tratado com extremo cuidado até pode ser utilizado para Pcs, como o Alessandro. E pode funcionar com outras plantas, mas será que pó de pinus realmente pode substituir pó de xaxim?

Pq tem q dar tanto trabalho? Eu nunca tive tanto trabalho com outras matérias q substituem o xaxim e obtive resultados muito melhores.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Minha experiência perto da de vocês é nula.
Então minhas perguntas são;
1-) Qual o ph do pó de pinus?
2-) Quanto tempo deve ser fervido para poder ser usado em carnívoras.


Eu posso dizer duas coisas;
1) Certa vez eu fui num sitio aonde tinha uma plantação de pinus e em cada pé tinha uma cuia e o tronco estava cortado como se fosse uma seringueira. Perguntei o motivo e me falaram que eles vendiam o óleo para fabrica de desinfentantes e que ainda tinha que ser diluído para poder ser usado.

2) Quanto o tempo de fervura é bom saber e quantas vezes a agua é trocada também.
Eu vivi durante um ano em Salvador e uma vez me convidaram para comer um prato a base de folhas de mandioca.
Eu sabia que folha de mandioca é altamente venenosa e disse isso para a pessoa que me convidou.
Ele me respondia que já sabia, mas que as folhas eram cozidas durante dias e com a agua sendo trocada diversas vezes para perder o veneno.

Então se folha de mandioca que é venenosa pode ser comida se bem cozida talvez o pó de pinus também possa ser usada na plantação de PC´s.

Quanto ao prato pelo sim e pelo não preferi não arriscar. :D


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Alessandro
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Jun 2010, 14:51

Mensagem por Alessandro »

Na verdade nada substitui o xaxim mas como é raro, acho que até já foi proibido o comércio, temos que usar possíveis substitutos.
O melhor é fibra-de-coco, aquela que é a casca de coco picada, vi uma fibra que parece um novelo de lã, formada por um amontoado de fios.
A casca-de-pinus dá pra usar mas é mais trabalhoso.
Eu fervi por uns 20 minutos, troquei a água várias vezes(até ela ficar o mais clara possível) depois fervi por mais 20 minutos e troquei a água, no outro dia fiz tudo isso denovo. Tive que usar a casca-de-pinus porque aqui não encontrava a fibra-de-coco em lugar nenhum, depois dessa mão-de-obra toda com certeza ele não dá problema nenhum.
Eu tenho uma flore-de-maio plantada num vaso de coco e não tem a mesma qualidade vaso de xaxim, ele é mais mole e quando molho todo o vaso ele fica melado, parece que solta um caldo escorregadio e é muito frágil, o xaxim era bem mais resistente, sorte de quem ainda tem vasos de xaxim!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem