Byblis liniflora

Fichas técnicas de cultivo de plantas carnívoras, essencial para quem deseja iniciar o cultivo de novas espécies.
Responder
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Byblis liniflora

Mensagem por Bruno Millan »

Byblis liniflora
Imagem
Classificação:
Reino: Plantae
Ordem: Lamiales
Família: Byblidaceae
Gênero: Byblis
Espécie: Byblis liniflora

Descrição:
É um pequeno gênero de plantas carnívoras , algumas vezes chamada de plantas do arco-íris pela aparência atraente folhas cobertas com mucilagem quando estao sob luz solar. Nativa de western Australia, é o único gênero na família Byblidaceae. A primeira espécie do gênero foi descrito pelo botânico Inglês Richard Anthony Salisbury em 1808.
As Byblis espécies muito parecidas com Drosera e Drosophyllum , mas se distinguem pela sua flores zigomórficas, com cinco curvas estames para o lado do pistilo .
Todas as espécies do gênero forma de crescimento ereto apoiado por um fraco sistema radicular fibroso.
As folhas de todas as espécies são redondos na secção transversal e muito alongado, afilando na extremidade. A superfície das folhas é densamente salpicado de pêlos glandulares que segregam uma mucilagem substância a partir da sua ponta, estes servem para atrair os pequenos insetos , que ao tocar nas secreções pegajosas são ludibriadas. A menos que sejam fortes o suficiente para escapar, o inseto preso ou morre de exaustão ou asfixiado como a mucilagem envolve os tamancos e os seus espiráculos. Ao contrário das Droseras, as Byblis não pode mover nem seus tentáculos, nem as folhas.
O gênero pode ser dividido em dois grupos, ou "complexos": complexo liniflora, e complexo gigantea.

As linifloras são plantas anuais, por isso crescem bem rápido, e podem chegar até 50 cm de comprimento. Suas folhas podem atingir 15 cm.

As giganteas podem atingir 70 cm de comprimento e suas folhas atingem 20 cm. Elas não são anuais, na época das secas praticamente morrem, mas depois renascem de seu rizoma.

As flores fecundadas formam uma cápsula de sementes dividido em duas partes. As cápsulas quando maduras racham-se e abrem, deixando cair a semente na terra
As sementes pretas e geralmente redondas e consideravelmente maiores que as de Droseras.
Por algum motivo, as byblis atraem muito mais insetos que as Droseras, mesmo em lugares que parecem não ter nenhum inseto, como apartamentos altos, você sempre verá um grudado nela.

In habtat

( Em manutenção)

Ficha basica de cultivo:
( Em manutenção)

Crescimento: Por ser uma planta anual, ou seja, que dura menos de dois anos, a byblis cresce e floresce muito rápido, suas flores geram várias sementes e suas sementes nascem muito facilmente.

Plantio e transplante: Ela tem raízes muito frágeis e por isso, o vaso onde ela nasce deve ser de preferência o mesmo em que ela viverá pelo resto da vida. Suas sementes devem ser plantadas de preferência em um vaso grande, pois a planta crescida não deverá ser transplantada.

Dormência: Essa planta não tem período de dormência, mas não deve passar por muito estresse no inverno, onde sua capacidade de adaptação é reduzida.

Captura das presas: Para capturar suas presas ela usa sua mucilagem(gotinhas) em que os insetos grudam e tem os nutrientes absorvidos.

Adaptação: A byblis liniflora é uma planta muito fácil de cuidar, se adapta facilmente aos ambientes, uma prova de sua resistência é que se por algum motivo (pode ser uma ventania, por exemplo) ela cai para o lado, alguns dias depois você já pode perceber que ela está virando pra cima para voltar a crescer.

Iluminação: Pode ser colocada em um lugar que pegue algumas horas de sol direto por dia. Eu particularmente deixo minhas byblis atrás de uma janela onde pegam o sol da tarde.

Água: Ela gosta de bastante água, então, deixe-a sempre com um prato com água mas não regue-a de cima, pois se não a água destrói sua mucilagem (gotinhas).

Corte e podas: Não corte suas folhas, elas dificilmente secam. Quando der flores, não corte-as de jeito nenhum, pois elas cairão e darão lugar a um pequeno fruto que quando secar e se abrir aparecerão as sementes, depois de coletá-las a haste floral pode ser cortada, mas não é necessário.

Cuidados especiais: Tome muito cuidado com ventanias, pois essa é uma planta um tanto frágil e facilmente "tomba" para os lados. Fique atento se estiver reformando ou pintando o lugar onde elas ficam, essa planta não tolera o cheiro de tinta, morrendo 'da noite pro dia'.

Floração: Ela tem uma flor lilás muito bonita, dá várias flores por ano e dessas flores saem varias sementes.
Off Topic
Ficha editata e acrescentei material de pesquisa e imagens em 30-07-2010, a ficha ainda esta em manutenção : cafe :
Editado pela última vez por Bruno Millan em 25 Jul 2010, 19:02, em um total de 2 vezes.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bom Bruno, so ima dica pessoal. Ela gosta de vasos grandes. já perdi duas aqui e creio que tenha cido a falta de espaço para as raizes :)


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Valeu Felipe!! Eu descobrí uma coisa sobre ela ontem mesmo, tinham duas folhas enrroscadas, uma curvando a outra e eu desenrrosquei, mas tive que encostar na ponta de uma delas, tirando a mucilagem. A parte em que eu encostei, no mesmo dia secou e morreu, então, cheguei a conclusão de que se tirada a mucilagem de suas folhas, elas morrem :shock:


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

acho q nao cara, as vezes dou "um banho" nas minhas byblis, qdo estao cheias de bixo pindurado e talz...
até hj... normais.
*banho: utilizo uma seringa sem agulha, nao uso detergente nen esponja :lol:


Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Olá a todos!
Tenho alguns seedlings de Byblis e preciso saber a profundidade do vaso que é melhor para ela.
Tenho um aqui de 12 cm de profundidade, mas estou com medo de ser raso para ela e morrer por falta de espaço.

Um forte abraço.


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

As raizes da Byblis não são muito grandes não. Pode plantar nesse vaso de 12cm, mas se você tiver um maior eu aconselho usa-lo, só pra desencargo de consciência.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Dimas Mascarello escreveu:mas se você tiver um maior eu aconselho usa-lo, só pra desencargo de consciência.
Usarei esse ditado Dimas pode ter certeza : joia :


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Eu participei da doação de sementes feita pelo smart2 e logo logo as sementes estarão comigo e estive pensado em fazer um "bog" no próprio vaso definitivo da planta, eae alguém já fez isso? É uma péssima ideia tentar?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

De forma alguma, aliás essa é uma excelente ideia uma vez que esta planta possui um caule hiperfino que tende a dobrar com o vento e estando ela junto a varias PCs uma sustentará a outra. Fora que acabarão se tornando uma armadilha mortal para muitos insetos alados, hehehe...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Vlw eu estava pensando em deixa-la sozinha também, já que ela cresce mais que as outras e produz muitas sementes poderia atrapalhar as outras.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem